hbNews

Spheric Universe Experience lança o single e videoclipe ‘Legacy’

Spheric Universe Experience lança o single e videoclipe ‘Legacy’

14 de março de 2022


Orgulhosos em anunciarem seu primeiro álbum pela UPRISING! Records, os metaleiros progressivos franceses do Spheric Universe Experience lançam o primeiro single do próximo álbum “Back Home”.

“Legacy” é uma música que mostra claramente o quarteto de volta às suas raízes mais progressivas do metal após algumas experimentações mais pesadas em seus últimos lançamentos. É uma faixa cheia de esperança, mostrando um pouco do conceito que será a espinha dorsal do próximo full-length da banda.

“Estamos muito animados que Legacy seja o primeiro single do nosso novo álbum, pois essa música abraça todas as nossas influências progmetal, mas também nosso próprio som, e aborda a questão épica de construir uma jornada através de gerações”, disse o tecladista Fred Colombo.

Riffs crescentes, solos impressionantes, ritmos pulsantes e vocais que simplesmente arrasam, supremos. Esta é a abordagem adotada pelos defensores franceses do metal progressivo Spheric Universe Experience, que chegam ao seu quinto álbum de estúdio, intitulado “Back Home”. Com uma produção soberba do talentoso produtor Damien Rainaud, a música inspirada em Symphony X, Dream Theater e Queen do quarteto de Code d’Azur é uma peça de arte.

“Back home” não significa apenas voltar para a Terra para os viajantes espaciais do conceito da história, mas também significa voltar para casa para a banda, pois eles retornaram às suas raízes originais: compor e criar verdadeiros e progressivas obras-primas, para cada álbum que eles fazem. No espaço, ninguém te ouve gritar, mas o Spheric Universe Experience está definitivamente pronto para se fazer ouvir aqui na Terra com “Back Home”.

Julien Garcia/Divulgação

O início precoce do Spheric Universe Experience remonta a 1999, quando o guitarrista Vince Benaim decidiu criar uma banda de metal progressivo. Após alguns anos compondo material próprio, a banda gravou seu primeiro álbum demo oficial em abril de 2003, intitulado “The Burning Box”. O álbum de estreia, Mental Torments, mixado por Tommy Hansen (Jailhouse Studios, Dinamarca – Helloween, TNT, Pretty Maids), foi lançado pela Replica Records na Europa e Nightmare Records nos EUA. A banda então passou 2005 escrevendo novo material e tocando vários shows ao vivo, abrindo para bandas como Scorpions e Uli Jon Roth na França.

Spheric Universe Experience finalizou a gravação de seu segundo trabalho, “Anima”, com Charles Massabo durante o verão de 2006 no Coxinhell Studio Studio e Kallaghan Studio na França, com o disco sendo masterizado no Jailhouse Studios na Dinamarca por Tommy Hansen. A Replica Records lançou novamente na França, mas nos EUA e no resto do mundo o selo era Sensory Records. 2007 também viu a banda abrir o festival ProgPower Scandinavia em Copenhague, Dinamarca. A resposta deste show foi tão grande que o festival ProgPower USA decidiu chamar a banda para sua edição, e em outubro de 2008 a banda subiu ao palco em Atlanta, Georgia.

Com alguns shows de sucesso em seu currículo, incluindo shows com os proggers do Reino Unido, Threshold, a banda encontrou tempo para escrever e gravar seu terceiro álbum, “Unreal”, que foi lançado mundialmente em maio de 2009 pela Sensory Records. “Unreal” viu a banda adicionar mais um entalhe à sua já espetacular marca de metal técnico e melódico, possuindo uma progressividade de alto nível.

Em 2012 foi lançado o álbum “The New Eve”, onde o Spheric Universe Experience alterou o lado musical da banda, querendo se aprofundar em um som mais moderno com guitarras afinadas e uma abordagem mais agressiva ao seu estilo melódico progressivo. Um álbum que englobava tudo o que este estilo tinha para oferecer, mas ao mesmo tempo, através da mistura dos dois, trazendo um novo sopro de originalidade ao gênero. Em 2017 a banda lançou o EP ao vivo “Live In London 2016” pela Nightmare Records, masterizado por Jacob Hansen.

Tendo excursionado extensivamente nos últimos anos; da França à Dinamarca, da Holanda à Polônia e da Itália aos EUA, o Spheric Universe Experience explorou os limites da vida musical dentro do gênero, e agora passou os últimos cinco anos compondo o que deve ser o auge absoluto de sua carreira até agora, ou seja, o álbum conceito espacial “Back Home”.

“Back Home” será lançado nos formatos digital e CD pela UPRISING! Records em 20 de maio de 2022.

Formação:
Franck Garcia: vocal
Vince Benaim: guitarra
John Drai: baixo
Fred Colombo: teclado
Romain Goulon: bateria

Digital single:
https://orcd.co/spher-legacy

Webshop:
https://bit.ly/sue-back