hbNews

Svartsot lança single e videoclipe ‘Liden Kirsten’

Svartsot lança single e videoclipe ‘Liden Kirsten’

6 de dezembro de 2021


Logo após terem assinado com a Mighty Music, a banda de folk metal dinamarquesa Svartsot lançou o primeiro single do próximo álbum. E de que forma começam a mostrar a música do novo registro “Kumbl”? “Liden Kirsten” é um hino tradicional cativante que o sexteto nórdico recriou para fazer em sua própria sonoridade.

“Uma das baladas folclóricas antigas menos conhecidas da Dinamarca, esta canção é sobre um rei que decide se casar e ter filhos sem contar primeiro à sortuda quais são as suas intenções”, revela a banda. “Só depois que a pequena Kirsten deu à luz dois meninos é que ele disse a ela que ele é o pai e que ela pode ser sua rainha”.

“Liden Kirsten” é o primeiro single do próximo álbum “Kumbl” do Svartsot, com lançamento previsto para 2022. O single digital está disponível aqui.

Embora já tenha se passado um bom tempo desde que o Svartsot lançou material novo, a banda ainda está muito viva e agitada. Nesse ínterim, desde Vældet de 2015, os metaleiros folk encharcados de cerveja estiveram ativos na cena das apresentações ao vivo na Dinamarca e no exterior, incluindo aparições em vários festivais importantes, bem como no prestigioso cruzeiro 70000 Tons Of Metal em 2019. Após uma mudança de baixista e a decisão de arquivar o material de um álbum em 2017/18, surgiu a ideia de lançar uma coleção de canções folclóricas tradicionais que inspiraram a banda, retrabalhadas ao estilo característico do Svartsot.

A ideia original era lançar este quinto álbum, intitulado “Kumbl” (uma antiga palavra dinamarquesa que significa ‘monumento’ ou ‘memorial’), em 2020 para coincidir com o 15º aniversário de Svartsot. No entanto, devido a vários aspectos práticos, o álbum foi gravado pela primeira vez – por ninguém menos que o baterista da banda e produtor emergente, Frederik Uglebjerg (www.uglebjerg.com) – durante a pandemia.

Em apoio ao álbum, Svartsot foi contratado para uma série de shows pela Dinamarca. Embora apenas alguns shows europeus estejam agendados ou planejados no momento, esperamos que mais ocorram, se os regulamentos das viagens assim permitirem.

“Kumbl” será relançado em CD, LP e formatos digitais pela Mighty Music em 25 de fevereiro de 2022.

Neil Poulsen/Mighty Music

Formação:
Simon Buje: baixo
Frederik Uglebjerg: bateria
Michael Alm: guitarras base
Cris J.S. Frederiksen: guitarras solo, violões (estúdio), bandolim (estúdio)
Hans-Jørgen Martinus Vork Rosenwein: apitos de estanho, gaita de foles elétrica, bandolim (ao vivo)
Thor Bager: vocais, bandolim (estúdio)

Link de pré-save:
https://svartsot.lnk.to/kirsten