hbNews

‘The Decade That Rocked’, o livro que oferece uma viagem visual ao mundo do rock dos anos 80

‘The Decade That Rocked’, o livro que oferece uma viagem visual ao mundo do rock dos anos 80

20 de junho de 2020


Como fotógrafo de shows eu jamais poderia deixar passar em branco o lançamento de um livro que me causou grande interesse desde que soube que estaria disponível. Trata-se do livro de Mark Weiss, The Decade That Rocked: The Music and Mayhem of ’80s Rock and Metal, em que ele documenta com suas fotos a era mais colorida do rock.
Ele clicou as superestrelas do rock dos anos 80, exibindo imagens que marcaram a época, além de fotografias nunca antes publicadas, entrevistas exclusivas e histórias de bastidores dos concertos mais históricos da década, sessões de videoclipes, e momentos nos bastidores.
Através de suas lentes, Mark “Weissguy” Weiss registrou momentos icônicos de grandes bandas e de uma época em que spray de cabelo, roupas vermelhas, delineador e o batom eram constantes na “produção” dos artistas.
Quando adolescente, Weiss fotografou concertos ao vivo sem permissão (o que ainda hoje é proibido) e vendeu impressões de suas fotografias para os fãs dos artistas.
Em 1977, ele foi preso por vender fotos da banda Kiss em um de seus shows no Madison Square Garden, em Nova York. Seu primeiro trabalho publicado nacionalmente foi uma fotografia de Steven Tyler, do Aerosmith; uma página central na edição de junho de 1978 da Circus Magazine. Logo depois, Weiss foi contratado como fotógrafo da equipe.
Dos PITs onde tradicionalmente ficam os fotógrafos, ele migrou para a cobertura dos bastidores, em que clicou todos, desde Ozzy Osbourne a Aerosmith e Twisted Sister.

Galeria de Fotos

Agora com 60 anos, Weiss está publicando “The Decade That Rocked”, um livro com fotografias icônicas com os maiores nomes da cena do hard rock e do metal dos anos 80.
Ele revela o que aconteceu na sessão de fotos de Slippery When Wet, do Bon Jovi, no set durante as filmagens de “We’re Not Gonna Take It”, do Twisted Sister, de “Smokin ‘in the Boy Room”, do Mötley Crüe, e diversas outras curiosidades da era da MTV.
“The Decade That Rocked” é uma viagem visual recomendada para fãs das bandas citadas, para quem viveu os anos 80 como eu, para quem quer saber como foi e para fotógrafos que querem descobrir como funciona a cobertura do mundo dos shows e entretenimento.