Resenhas

Northern Steel

Neptune

Avaliação

8.5

Considerada uma das pioneiras da New Wave Of Swedish Heavy Metal, Neptune estreia hoje, após quarenta anos, o segundo álbum da carreira, “Northern Steel”, lançado pela Melodic Passion Records com distribuição da Sound Pollution em CD e vinil limitado na cor verde.

Formada originalmente em 1980, a banda entrou em um hiato em 1987 e retornaram  em 2017, trazendo hoje um disco com músicas inéditas, ao contrário do último lançamento que é formado por músicas demo do começo da carreira, uma obra conceitual, onde a ação acontece entre orgulhosos vikings, o enredo é sobre como eles fizeram o que puderam para apreender o aço nórdico necessário para a batalha final.

As músicas são divertidas de ouvir e farão uma boa transição para o palco em um show, ressalto a faixa “Viking Stone”, que é a que eu mais gostei do álbum. As músicas são fáceis de digerir e o assunto é popular entre uma grande multidão, principalmente entre os fãs de heavy metal,  symphonic metal e temas mitológicos.

“Northern Steel” apresenta o verdadeiro heavy metal tradicional, com riffs agudos, fortes solos de guitarra, harmonia vocal sólida, um toque de teclado e a voz potente de Row Alex. O groove otimista e refrão cativante também estão bem presentes nas músicas, como nos singles lançados “Angels” e “Last man standing”.

O disco também conta com a participação especial  de nomes do cenário sueco como Pontus Norgren (Hamerfall), Euge Valovirta (Cyhra) e  Stephen Carlson (Brotthogg, Melodic Passion, The Rise). Destas participações é inevitável não notar Pontus na faixa “Fallen Nations”. Ouça também a última música, “Vanheim” que encerra o disco em uma viagem bem agradável, mostrando acalmaria e reflexão.

Embora seja uma banda difícil de assimilar, Neptune têm muito potencial. Provam isso com um álbum bem produzido e planejado. Após anos em hiato, com sua história de paradas e recomeços, trocas de formação e várias demos a banda retornou mostrando um grande trabalho capaz de conquistar fãs ao redor do mundo.

Faixas:

  1. The Prophecy
  2. Viking Stone
  3. Last man standing
  4. Fallen Nations
  5. Angels
  6. Northern Steel
  7. Black Rain
  8. Run for your life
  9. Land of Northern
  10. Seriously
  11. Ruler of the sea
  12. Vanheim

Formação:

Row Alex – Vocal
Anders Olsson – Guitarra
Tosh Ason – Baixo/Backing vocal
Johan Rosth – Teclados
Jonas Wikström – Bateria