Resenhas

Ostia and Genocide

Scrupulous

Avaliação

8.8

A banda baiana Scrupulous chega com o pé na porta com seu álbum “Ostia and Genocide” lançado este ano pela gravadora Heavy Metal Rock. O grupo apresenta a sonoridade do death metal old school sem concessões e sem modismos. O hiato do grupo foi grande, foram longos 23 anos até a banda retornar à ativa em 2019 e lançar seu “verdadeiro” disco de estreia agora em 2021.

O Scrupulous havia sido formado em 1992 e até 1996 havia lançado duas demo tapes, mas podemos considerar “Ostia and Genocide” a real estreia da banda com um álbum completo. Um trabalho que me remete à década onde realmente me aprofundei neste gênero musical impulsionado por Death, Morbid Angel, Obituary e muitos outros.
Todo o conceito por trás deste trabalho é muito interessante pra quem gosta do gênero. Pois realmente há um resgate daquela sonoridade, como se estivéssemos abrindo uma cápsula do tempo. Quem viveu este período vai me compreender melhor. Os vocais também me impressionaram pela verossimilhança com daquele período.
Uma das faixas que mais me chamou atenção foi “Dark Womb”, que incute aquele tecladinho maroto que lembra aquele clima sombrio de doom metal e algumas cordas dedilhadas de forma a deixar o andamento ainda mais soturno.
A densidade está presente em todas as faixas, fica difícil pinçar outra que não seja uma paulada. Mas posso afirmar que “Hammerhand”, “Rotten Primacy” e “In the Crow’s Beak” me fizeram banguear. Técnica, peso e brutalidade o Scrupulous tem de sobra, espero que haja uma continuidade do trabalho e não demorem tantos anos para lançar novidades.