Shows

Sonata Arctica: um espetáculo contagiante e promessa de novo álbum

Sonata Arctica: um espetáculo contagiante e promessa de novo álbum

19 de março de 2023


Tony Kakko, frontman do Sonata Arctica, com sua voz potente e emocionante em apresentação na Audio

Carlos Pupo/Headbangers News

Tony Kakko, frontman do Sonata Arctica, com sua voz potente e emocionante em apresentação na Audio

O aguardado show da banda finlandesa Sonata Arctica finalmente aconteceu em São Paulo na noite do último sábado (18), após três anos de espera devido à pandemia de Covid-19. A “25th Anniversary Tour” foi reagendada para 2023, após dois adiamentos (inclusive no último em 2022 alguns membros da banda testaram positivo para o vírus).

Todos os ingressos adquiridos para a apresentação original foram válidos para a nova data e não precisaram ser trocados. Além disso, todos os setores estavam disponíveis na modalidade ingressos social, mediante a doação de 1 kg não-perecível para a campanha contra a fome.

Firewing mostrando todo o talento e técnica na Audio

Carlos Pupo/Headbangers News

Firewing mostrando todo o talento e técnica na Audio

O show da banda Firewing como suporte para o Sonata Arctica foi um verdadeiro espetáculo para os fãs de metal. Desde antes do início da apresentação, o público já estava empolgado e cantava junto com as músicas que o DJ colocava no playback, com destaque para Carry On (do Angra), cantada em uníssono. A energia contagiante só aumentou com a entrada da banda no palco.

Com uma performance intensa, a Firewing mostrou todo o talento e técnica que colocaram o grupo no topo do cenário do symphonic metal. O vocal potente de Jota Fortinho, a bateria precisa de Victor Miranda, o baixo marcante de Pablo Guillarducci e a guitarra de Caio Kehyayan se fundiram em um espetáculo impecável. O som deles é poderoso e cheio de energia, perfeito para animar o público presente.

O repertório foi baseado nas faixas do álbum de estreia Resurrection (2021), que foram muito bem recebidas pelos fãs. A banda conseguiu transmitir a emoção e o enredo fantástico que permeia o disco, levando o público em uma viagem épica através da dualidade entre luz e escuridão.

Após uma excelente apresentação inicial, chegou a vez dos astros da noite: o Sonata Arctica, uma das mais respeitadas bandas do metal mundial e que se consolidou como um dos grupos mais influentes da cena escandinava, conquistando novos seguidores em suas bem-sucedidas turnês pelo mundo.

A banda apresentou um setlist especial, reunindo seus maiores clássicos e as principais composições do álbum “Talviyö”, lançado em setembro de 2019. Infelizmente, a turnê mundial deste álbum foi interrompida pela pandemia que afetou a todos nós. Posteriormente, a banda lançou dois álbuns acústicos intitulados “Acoustic Adventures” (Volume One e Volume Two – confira as resenhas aqui nos respectivos links) pela Atomic Fire Records e pela Shinigami Records no Brasil, mas infelizmente não houve nenhuma faixa unplugged no show desta noite. No entanto, de acordo com entrevistas recentes, a banda planeja executar essas canções em formato acústico em uma turnê separada.

Em certo momento do show, o vocalista Tony Kakko revelou que o 11º álbum de estúdio do Sonata Arctica está a caminho e que novidades devem ser anunciadas no início do próximo ano, juntamente com uma nova turnê.

É comum que algumas bandas apresentem uma sonoridade diferente ao vivo em comparação com seus álbuns de estúdio. No caso do Sonata Arctica, isso é ainda mais evidente, já que a energia e a emoção de suas apresentações ao vivo são impressionantes. Embora não seja um fã da banda, posso afirmar com imparcialidade que eles se destacam no palco. A performance dos integrantes tem uma energia contagiante que envolve a plateia do início ao fim, o que é muito bom ao voltarmos aos eventos presenciais!

A presença de palco de Tony Kakko é impressionante, com sua voz potente e emocionante e sua postura de líder que comanda a plateia. Não é à toa que ele é tão adorado pelos fãs do Sonata Arctica.

Os outros integrantes da banda também têm um desempenho excepcional, com destaque para o tecladista Henrik Klingenberg, que cria atmosferas incríveis e arranjos complexos que elevam ainda mais a sonoridade da banda.

O guitarrista Elias Viljanen, com seu estilo técnico e virtuoso, é um dos pilares da banda. Sustenta riffs e solos de guitarra extremamente técnicos, mas ao mesmo tempo melódicos e emocionais. É inegável que Elias é um dos maiores guitarristas do metal melódico atual.

A noite contou com muitos destaques, desde a abertura com “The Wolves Die Young” até o encerramento épico com “Don’t Say a Word”. A plateia cantou todas as músicas em coro, mostrando o amor e admiração que sentem pelo grupo. A dedicação e paixão do público foram um dos grandes destaques da noite, contribuindo para tornar o show ainda mais especial e memorável.

A organização do evento também merece elogios, enfrentando o perrengue de duas apresentações adiadas e conseguindo viabilizar tudo isso.

A Dynamo Brazilie e Till Dawn They Count foram muito competentes na realização do show, proporcionando uma experiência única para os fãs. Além disso, a celebração dos cinco anos da plataforma Honorsounds deu um toque especial ao evento.

Setlist Firewing:

1. Obscure Minds
2. Demons of Society
3. Far in Time
4. Time Machine
5. Eternity
6. Tales of Ember & Vishap: How Deep is Your Heart?
7. Tales of Ember & Vishap: The Meaning of Life
8. Last Gasp

Setlist Sonata Arctica:

1.The Wolves Die Young
2. The Last Amazing Grays
3. Storm the Armada
4. Paid In Full
5. Sing In Silence
6. Kingdom For a Heart
7. Caleb
8. Closer to an Animal
9. Black Sheep
10. Broken
11. I Have a Right
12. Tallulah
13. FullMoon
Encore:
14. The Cage
15. Don’t Say a Word

 

Formação do Sonata Arctica:
Tony Kakko: vocal, teclado
Elias Viljanen: guitarra
Pasi Kauppinen: baixo
Henrik Klingenberg: teclado
Tommy Portimo: bateria

Audio Club

Data: 18/03/23

Horário: 19h

Av. Francisco Matarazzo, 694 - Água Branca