A banda sueca de hard rock Symphony of Sweden lançou recentemente a faixa “Novel of the Past”, já disponível nas principais plataformas de streaming. O novo single marca uma pausa mais reflexiva na trajetória do grupo, com uma sonoridade mais contida e temática voltada à memória e ao tempo.
O vocalista Linus “Lee” Wester imaginou a faixa como uma espécie de cápsula do tempo pessoal, uma recordação quase onírica de uma vida vivida intensamente. “Me vi como um homem muito velho, sentado perto da lareira, sonhando com a vida que vivi: festas malucas, garotas, problemas com dinheiro… tudo”, conta. “Espero poder viver uma vida plena e passar por muitas coisas. Foi isso que inspirou a música.”
Produzida por Pontus “Evan” Hagberg, a faixa começou como uma balada simples, baseada apenas em piano e voz, mas ganhou novos elementos durante a produção. Um dos destaques da música é um trecho vocal sem palavras, inicialmente visto com desconfiança por Evan.
Uma dessas adições (como a marcante seção vocal com “la-la”) acabou se tornando um ponto alto emocional surpreendente. “No começo, eu estava cético sobre incluir uma parte sem palavras assim”, admite Evan, “mas o Lee insistiu, e acabou sendo a cereja do bolo. Isso deu à faixa um clima nostálgico, quase esperançoso.”
O videoclipe oficial, gravado em uma antiga casa na Suécia, reforça o clima de lembrança e passagem do tempo. O local já foi lar de várias gerações de artistas e, segundo os músicos, contribuiu visualmente para a atmosfera da música.
“Novel of the Past” representa uma nova fase para o Symphony of Sweden, conhecido por mesclar elementos de rock cinemático, pop e metal. A banda foi formada por Evan e Lee no norte da Suécia, após um encontro casual que evoluiu para parceria musical. Desde então, o grupo lançou os álbuns Inner Demons (2021), Saints of Yesterday (2022) e Haunted (2024).