Prestes a completar quatro décadas de carreira, a banda Velhas Virgens anuncia o lançamento de seu 20º álbum de estúdio, Ogros do Século Passado. O trabalho marca mais um capítulo da trajetória do grupo paulista, conhecido por misturar rock, humor e crítica social com doses generosas de irreverência.
O novo disco começou a ser produzido em 2023, no estúdio do produtor Gabriel Fernandes, em Boituva (SP). A produção foi finalizada em Los Angeles, após a mudança do produtor para os Estados Unidos. Fernandes já havia trabalhado com a banda em O Bar Me Chama (2021), projeto que levou os músicos à indicação no Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock e Música Alternativa em Língua Portuguesa”.
O primeiro single do novo álbum é Geração Fofa, faixa que inspirou o nome do disco. A música traz uma reflexão, com humor ácido, sobre o choque geracional entre os roqueiros veteranos e os jovens das gerações Millennial e Z, destacando diferenças de comportamento, valores e linguagem digital.
A banda também já prepara o lançamento do segundo single, Eu Sou o Bar, uma homenagem ao espaço físico do bar como lugar de encontro, liberdade e resistência ao mundo digital. A canção retoma a essência da banda como símbolo de confraternização e escape da realidade cotidiana.
A proposta do grupo é lançar 40 músicas até outubro de 2026, quando a banda completa 40 anos.
Ouça os singles:
Formação atual das Velhas Virgens:
Alexandre Cavalo Dias – guitarra
Filipe Cirilo – guitarra
Ony Pessoa – voz
Paulão de Carvalho – voz e gaita
Simon Brow – bateria
Tuca Paiva – baixo
Ficha técnica:
Composição: Alexandre Cavalo Dias e Paulão de Carvalho
Produção musical, mixagem e masterização: Gabriel Fernandes
Coprodução artística: Alexandre Cavalo Dias
Design: Ju Vechi e Pedro Vechi
Produção executiva: 74 Entretenimento e Gabaju Records
Fotos: Rafa Rezende