Shows

Lynyrd Skynyrd celebra 50 anos de trajetória em São Paulo

Lynyrd Skynyrd celebra 50 anos de trajetória em São Paulo

24 de setembro de 2023


Crédito das fotos: Carlos Pupo/Headbangers News

Após uma série de shows nos Estados Unidos junto com o ZZ Top, o Lynyrd Skynyrd aportou em terras brasileiras para dois shows: dia 22/09 no Espaço Unimed em São Paulo e 23/09 no Jaguariúna Rodeo Festival.

Comemorando 50 anos de carreira, é um tanto quanto inexplicável que essa seja apenas a segunda visita do Lynyrd ao Brasil – a anterior foi em 2011 no extinto SWU Festival – pois trata-se de uma das bandas mais importantes da história e um sinônimo de “southern rock”. E esse fato torna-se mais ainda mais inexplicável ao ver o Espaço Unimed abarrotado de fãs de todas as idades.

Às 22h00 começa um filme mostrando cenas de toda a carreira da banda ao som de “Thunderstruck” (AC/DC) e o Lynyrd adentra ao palco executando “Workin’ for MCA”. Um palco com uma iluminação correta, um ótimo telão de fundo e sem nenhum adereço chamativo deixava claro que o mais importante ali era a música. Músicas como “Skynyrd Nation” e “That Smell” que já deixavam claro logo de começo que não estavam para brincadeiras.

Ao vivo a banda é impressionante com destaque para o trio de guitarristas, ouvir três guitarras em uma banda que foi pensada desta forma é algo surreal e em músicas como “ I Know a Little” e “Whiskey Rock-a-Roller” o brilho é ainda maior.

Só que uma banda com essa qualidade precisa ter um frontman que encaixe as peças e esse é Johnny Van Zant. Antítese do que se poderia chamar de “rockstar”, com um timbre de voz que lembra muito do seu falecido irmão Ronnie, ele está sempre sorridente e agindo como se estivesse cantando para amigos em algum bar na beira de alguma estrada, brincando a todo momento com a platéia. Quando pergunta “quem aqui é fã ‘die hard’ do Lynyrd?” é algo verdadeiro e sem nenhuma falsidade, pois a próxima música “The Ballad Of Curtis Loew” está lá no meio de clássicos do álbum “Second Helping” e pensa Johnny “vai que esse pessoal não conhece”.

Se essa canção emocionou muita gente, o que veio depois com “Tuesday’s Gone” foi comoção mesmo. Indiscutivelmente uma das baladas mais lindas da história do rock, a singela homenagem a Gary Rossington (falecido em março deste ano) levou muitos presentes às lágrimas. Com a platéia na mão, era hora de entrar na parte final do show a todo vapor: “Gimme Back My Bullets”, “Simple Man”, “Gimme Three Steps” e “Call Me The Breeze” levantam qualquer audiência, especialmente “Simple Man” que contou com a participação de Nando Fernandes (Sinistra) que, conforme ele disse ao microfone, foi espontâneo e sem combinar previamente com a banda.

Encerrar uma apresentação com uma canção como “Sweet Home Alabama” é um privilégio que poucos artistas têm e presencia-la ao vivo é algo que todo amante da boa música deve fazer alguma vez. Ah, nem preciso dizer que a platéia cantou a plenos pulmões.

Voltam para o bis com “Free Bird” e, ver Ronnie Van Zant cantando e todos os companheiros que ficaram pelo caminho no telão foi um gran finale perfeito. Após isso, só me restou pegar o caminho para casa e encontrar algumas pessoas na rua assobiando “Sweet Home Alabama”.

Declarou Johnny Van Zant “É sobre o legado do Lynyrd Skynyrd e o que ele representa, o que os fãs querem. Não há nada como sair por aí fazendo um grande show com o Skynyrd e ver as pessoas amarem essa música”. E é exatamente sobre isso: com uma carreira que foi marcada pela tragédia de um acidente aéreo que vitimou membros da banda e interrompeu sua carreira por 10 anos e sem contar com integrantes da formação original, o Lynyrd continua mostrando sua música para antigos e novos fãs e é um privilégio poder assistir esses caras ao vivo.

Formação:

Johnny Van Zant (vocal)

Rickey Medlocke (guitarra)

Mark Matejka (guitarra)

Damon Johnson (guitarra)

Michael Cartellone (bateria)

Peter Keys (teclado)

Keith Christopher (baixo)

Carol Chase (backing vocal)

Stacy Michelle (backing vocal).

Setlist:

Workin’ for MCA
Skynyrd Nation
What’s Your Name
That Smell
I Know a Little
Whiskey Rock-a-Roller
Saturday Night Special
The Ballad of Curtis Loew
Tuesday’s Gone
Gimme Back My Bullets
Simple Man
Gimme Three Steps
Call Me the Breeze
Sweet Home Alabama

Encore

Free Bird

Galeria do show