Shows

Manowar faz show lendário em São Paulo

Manowar faz show lendário em São Paulo

24 de setembro de 2023


Crédito das fotos: Bárbara Matos

Espaço Unimed, São Paulo: Homens aglomerados diante da barraca de merchandising do Manowar pareciam desesperados. A equipe oficial da banda aceitava apenas dinheiro como forma de pagamento, deixando muitos fãs desapontados e abandonando a barraca ao lado dos caixas. A decepção do público aumentou quando avisos nos telões informaram que o show do Manowar não seria transmitido. O público, que lotava o Espaço Unimed, teria que se contentar com a presença dos músicos no palco. Mais “true” do que isso, apenas o setlist da banda.

Quem vos escreve teve a oportunidade de testemunhar um espetáculo repleto de clássicos, do início ao fim. Joey DeMaio, Eric Adams, Dave Chedrick e Michael Angelo Batio entregaram uma performance impecável, começando com o hino “Manowar”. Aqueles que duvidaram que a banda começaria com o som no volume máximo tiveram que recorrer aos protetores auriculares, pois o show estava ensurdecedor. A intensidade sonora era notável, mas tudo estava perfeitamente ajustado, permitindo que cada nota fosse ouvida com clareza.

Eric Adams surpreendeu a todos com sua voz impecável, mostrando que o tempo não afetou seu incrível talento vocal. O setlist continuou com clássicos como a inabalável “Kings Of Metal”, que até incluiu explosões de fumaça para aumentar a atmosfera. Dave Chedrick, o guitarrista sempre sorridente, permaneceu imerso na vibração do público, que nunca parou de cantar.

“Fighting the World” destacou o talento de Joey DeMaio no baixo, enquanto a voz de Eric Adams estava simplesmente impecável, um feito que merece ser mencionado repetidamente nesta análise. A velocidade e a precisão de Chedrick, Joey e Batio foram postas à prova em “Holy War”, mostrando uma banda incrivelmente entrosada. É claro que DeMaio perdeu algumas notas, mas dada a rapidez da música, sua performance ainda foi impressionante.

A banda também presenteou o público com “Immortal” do EP lançado em 2022, intitulado ‘Highlights From The Revenge Of Odysseus’, provando que ainda têm a fórmula para criar músicas em grande estilo no século 21. Com “Call To Arms”, Eric Adams demonstrou mais uma vez ser um dos melhores vocalistas do heavy metal. Aos 71 anos, ele deixou todos no Espaço Unimed arrepiados, não apenas pela amplitude vocal, mas também pela energia que transmitiu ao público.

A banda revisitou o clássico ‘Kings Of Metal’ (1988) com a bela e mais lenta “Heart Of Steel”. Uma surpresa emocionante aconteceu quando integrantes da banda cover MANOWAR no Brasil, conhecida como Kings Of Steel, foram chamados ao palco para tocar “Warriors Of The World United”. Foi emocionante ver esses músicos brasileiros sendo ovacionados pelo público durante esse verdadeiro clássico. Um dueto de guitarra grandioso levou à poderosa “Hail and Kill”.

A banda continuou com o setlist, incluindo clássicos menos conhecidos como “The Dawn Of Battle” e “King Of Kings” (do álbum ‘Gods Of War’ de 2007), mas logo voltou aos favoritos dos fãs com “The Power” do incrível ‘Louder Than Hell’ (1996) e concluiu com “Fight Until We Die” do álbum ‘Warriors Of The World’ (2002).

O bis começou de forma única, com um tributo em vídeo a um brasileiro que faz parte da equipe do São Paulo há muitos anos, Manuel. A música “Father” foi transformada em uma homenagem religiosa, que levou diretamente ao clássico “Battle Hymn”. Antes de tocar a última música do repertório, Joey DeMaio fez uma declaração apaixonada pelo Brasil, pelo heavy metal e mandou uma mensagem direta para os críticos do gênero. Ele enfatizou que São Paulo é parte de sua família e expressou seu amor pela cidade. A banda encerrou o show com “Black Wind, Fire and Steel”.

Foi uma performance incrivelmente bem executada, com músicos que demonstraram ter muito a oferecer. No entanto, é importante notar que a banda não valoriza muito seus fãs e, às vezes, trata com desrespeito aqueles que desejam um autógrafo ou foto, apesar de suas declarações em contrário durante os shows. No entanto, para os verdadeiros fãs da banda, isso é insignificante. MANOWAR são os Deuses do Trovão, e o resto são apenas detalhes. Longa vida aos Reis do Metal!

SETLIST:

Manowar
Kings of Metal
Fighting the World
Holy War
Immortal
Call to Arms
Heart of Steel
Warriors of the World United (com participação da banda cover Kings Of Steel)
Dueto de Guitarra e Baixo
Hail and Kill
The Dawn of Battle
King of Kings
The Power
Fight Until We Die

BIS:

Battle Hymn

Black Wind, Fire and Steel

Galeria do show