Shows

Steel Panther: Festa glam metal em São Paulo

Steel Panther: Festa glam metal em São Paulo

20 de outubro de 2023


Crédito das fotos: Carlos Pupo/Headbangers News

E quem poderia imaginar que uma banda que começou tocando covers e parodiando o glam metal dos anos 80 fosse se tornar algo “sério” com álbuns lançados e turnês pelo mundo? Esse é o caso do Steel Panther que, nessa sua segunda visita ao Brasil divulgando seu novo álbum “On The Prowl”, encontrou um Audio Club repleto de fãs saudosos daquele período.

Pontualmente as 21h entram no palco tocando “Eyes of a Panther”, faixa de seu album de estreia “Feel the Steel” para na sequencia emendar com “Let Me Cum In” já fazendo a alegria de todos os presentes.

Apesar de ainda manterem a veia cômica nas letras e atitudes, musicalmente são extremamente competentes com uma gigantesca influência do Glam Metal dos anos 80: Darren “Stix Zadinia” Leader (bateria) e Joe “Spyder” Lester (baixo) formam um dupla bem entrosada; Ralph “Michael Starr” Saenz (vocal) se situa em algum ponto entre Vince Neil (Motley Crue) e Bret Michaels (Poison) e é a personificação de um rockstar, interagindo a todo momento não deixando a temperatura do show arrefecer e Russ “Satchel” Parrish (guitarra) é habilidoso e presenteou a platéia com um solo – prática que está sendo aos poucos abandonada nas apresentações ao vivo – eficiente antes da estupenda “Death To All But Metal”, além de ser outro que gosta de interagir muito.

Interação que foi a palavra chave desse show, com a banda arriscando algumas palavras em português e brincando com a plateia e entre si – a maioria dessas interações são impublicáveis – gerando uma enorme empatia. Se, por um lado, algumas pessoas perderam algo – tanto que em determinado momento Russ “Satchel” Parrish perguntou “Quem aqui fala inglês?” – por outro, todos entenderam quando a banda chamou uma garota ao palco com o “desafio” dos integrantes criarem uma música para ela na hora e isso logo depois de uma linda versão de “Ain’t Dead Yet”.

Como já era esperado, as duas ultimas músicas – “Community Property” e “Party All Day (Fuck All Night)” – foram executadas com o palco repleto de garotas chamadas da plateia. Clichê? Sem dúvida, mas estamos falando de um show de glam metal.

Voltam para o encore executando “Gloryhole” e uma de suas músicas mais conhecidas, “Party Like Tomorrow Is The End Of The World” com grande participação da platéia que cantou praticamente toda a sua letra.

Quando foi criado, lá pelos anos 50, a essência do rock ‘n’ roll foi a diversão e as bandas de glam metal surgidas nos anos 80 levaram isso ao pé da letra. Apesar de não ter nada de original – e isso é de propósito – o Steel Panther representa muito bem aquela época e eu duvido que alguém saiu deste show de mau humor.

Setlist

Eyes Of A Panther
Let Me Cum In
Asian Hooke
The Burden Of Being Wonderful
Friends With Benefits
Guitar Solo
Death To All But Metal
1987
Ain’t Dead Yet
Impromptu Song For A Girl (For Kim)
Girl From Oklahoma
Community Property
Party All Day (Fuck All Night)

Encore

Gloryhole
Party Like Tomorrow Is The End Of The World

Galeria do show