Shows

Tarja e Marko Hietala emocionam fãs em uma noite magnífica em São Paulo

Tarja e Marko Hietala emocionam fãs em uma noite magnífica em São Paulo

9 de março de 2024


Crédito das fotos: Carlos Pupo/Headbangers News

Após sua última passagem pelo pais em setembro de 2023, Tarja retorna com sua “Living The Dream – The Hits Tour 2024” desta vez com Marko Hietala – seu companheiro nos tempos de Nightwish onde gravaram os álbuns Century Child e Once – com shows agendados nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém, Recife, sendo o primeiro show da turnê em São Paulo no Tokio Marine Hall.

A abertura ficou a cargo da banda Allen Key, formada em 2018 e que conta com os integrantes Karina Menasce (vocal), Pedro Fornari (guitarra), Victor Anselmo (guitarra), Willian Moura (baixo) e Felipe Bonomo (bateria), lançaram seu primeiro álbum “The Last Rhino” e vêm conquistando destaque na cena rock nacional.

Com um set de quarenta minutos o que chama a atenção é o profissionalismo e músicas bem estruturadas como as ótimas “Sleepless” e “Mr. Whiny” que merecem ser ouvidas com muita atenção.

Bem recebidos pelo público, é uma banda que conquistará um maior destaque num futuro próximo.

Setlist:

Granted
Straw House
Illusionism
Sleepless
Goodbye
Apathy
Mr. Whiny
The Last Rhino

Marko Hietala é uma figura, simpático e com um jeito de estar sempre de bem com a vida, ele entra no palco calmamente – descalço, diga-se – juntamente com seu parceiro Tuomas Wainola para executar um set acústico de quarenta minutos.

Recebido efusivamente pela plateia e abrindo com a excelente “Stones”, canção de seu primeiro álbum solo Pyre of the Black Heart, fica claro que muita gente estava ali por ele.

Com um set baseado principalmente em covers, sua voz poderosa combinou muito bem com “Crazy Train” (Ozzy Osbourne), “Holy Diver” (Dio), “Children Of The Grave” (Black Sabbath) e, claro que teve uma do Nightwish, “The Islander” – essa cantada pelo público presente. E também houve espaço para apresentar uma nova música, “Two Soldiers”.

Apesar do tempo um tanto quanto curto, a plateia curtiu esse “esquenta” para o que viria na sequencia, com Marko deixando o palco agradecendo muito ao público presente.

Setlist:

Stones
Crazy Train
Two Soldiers
Holy Diver
The Islander
Children Of The Grave

Tarja Turunen é, sem dúvida, uma das cantoras mais queridas pelo público brasileiro. Afinal, estamos falando de apenas seis meses da sua ultima apresentação e temos um Tokio Marine Hall abarrotado de fãs para receber a diva nesse Dia Internacional da Mulher.

Abrindo com “Eye of the Storm”, esse é um show onde a plateia está conquistada desde o primeiro acorde e a participação do público se mantém nas alturas com a sequencia “Demons In You”, “Die Alive”, “Diva” e “Shadow Play” – onde Tarja se senta ao piano e abre espaço para uma jam da sua banda no final da música.

Se o público já estava hipnotizado com esse começo de show, o local vive uma verdadeira catarse quando Tarja retorna ao palco com Marko Hietala. Como a ultima apresentação juntos com o Nightwish em nosso pais foi no longínquo ano de 2005, é de se imaginar que grande parte do público presente nunca viu ambos dividindo o mesmo palco.

“Dark Star” e “Dead Promises”, canções de sua carreira solo, fizeram a alegria de todos e houve a apresentação de uma nova por Marko, “Left Mars”. A combinação do vocal operístico de Tarja com o mais grave de Marko foi perfeita, principalmente nos clássicos do Nightwish “Dead To The World”, “Planet Hell” e “Wish I Had An Angel” – com uma impressionante participação da plateia.

Após Marko deixar o palco, uma emocionada Tarja agradece “por todo sentimento que recebe e por todas as vezes que foi bem recebida no Brasil” que, ela mesmo confessou em certo momento do show, não ter certeza de quantas foram – “só sei que foram muitas”. E aqui cabe um comentário: o heavy metal possui talentosas vocalistas, mas poucas possuem o carisma que Tarja tem – uma verdadeira diva que, com sua voz e simpatia, seduz qualquer público.

Encerra a apresentação de forma triunfal com “I Walk Alone” e “Victim Of Ritual”, despertando a plateia de um transe que dura alguns minutos até o retorno para o encore com “Innocence” e uma das melhores canções de sua carreira solo, “Until My Last Breath”. Marko retorna para juntos encerrarem com “Over The Hills And Far Away”, música de Gary Moore “adotada” pelos fãs de Nightwish.

Sair de uma grande banda e trilhar uma carreira solo com brilho próprio não é para qualquer um. Tarja conseguiu essa façanha com louvor e essa turnê com Marko Hietala transmite uma leveza e alegria estampada em ambos. Saudosismo? Com certeza, mas foi um show que ficará na memória de todos os presentes.

Banda:

Tarja Turunen: vocal

Alex Scholpp: guitarra

Julian Barret : guitarra

Pit Barret: baixo

Guillermo De Medio: teclado

Alex Menechini: bateria

Setlist

Eye Of The Storm
Demons In You
Die Alive
Diva
Shadow Play
Dead To The World
Dark Star
Left On Mars
Dead Promises
Planet Hell
Wish I Had An Angel
I Walk Alone
Victim Of Ritual

Encore

Innocence
Until My Last Breath
Over The Hills And Far Away

Galeria do show