Entrevistas

Sunroad: “Isso nos indica que estamos caminhando bem, estamos no caminho certo”

Sunroad: “Isso nos indica que estamos caminhando bem, estamos no caminho certo”

16 de agosto de 2022


RD Honde Photography/Divulgação

O Sunroad é uma banda de hard rock de Goiânia (GO), que já acumula 20 anos de carreira, oito discos lançados, e muita história para contar! Recentemente a banda lançou seu último álbum “Walking The Hemispheres”, e também um álbum ao vivo gravado durante sua participação na edição online do aclamado festival Roça N’ Roll!

Confiram uma entrevista exclusiva com o baterista e líder da banda, Fred Mika.

O Sunroad já tem uma bagagem extensa de 20 anos de estrada, vários shows pelo Brasil, vários álbuns lançados. O que mantem vocês motivados até hoje?

Fred Mika – Creio que, primeiramente, é o amor de todos os integrantes pela música, nossa amizade e, claro, por vermos os resultados acontecerem. Isso nos indica que estamos caminhando bem, estamos no caminho certo.

No ano passado vocês participaram da edição online do Roça N Roll. Como foi a experiência e como surgiu a ideia de gravar um CD ao vivo lá?

Fred – Em 2020 e 2021 (na época mais grave da pandemia) as bandas tiveram que se reinventar já que não haviam mais shows, tours, etc. O lance mais evidente disso foram as lives remuneradas e para divulgação. Tivemos alguns convites e com certeza a Live at Roça N’Roll foi uma das mais interessantes. Gostamos do resultado do áudio que resolvemos lançar em fevereiro/2022 em formato físico também.
O instrumental foi gravado ao vivo num dia e na sequência os vocais do Steph foram gravados noutro dia, uma vez que ele está na França.

Recentemente vocês lançaram o álbum “Walking The Hemispheres”, que foi o disco de estreia do novo vocalista francês Steph Honde. Como foi o processo de produzir um álbum a distância e durante a pandemia?

Fred – Posso dizer que foi uma novidade interessante e, ao mesmo tempo, tivemos de modificar algumas ideias pré-estabelecidas de composição. Não tínhamos mais nenhum integrante presencial, então o processo foi bem mais lento. A gente não mais inseria, modificava, criava partes in loco, daí a intuição falou mais forte que antes. Eu e o Steph tivemos que ter uma visão final da música já bem no início da composição da mesma.

“Walking The Hemispheres” também segue sendo bem criticado pela imprensa e pelos fãs. O que esse álbum representa pra vocês? Ele segue algum tipo de conceito?

Fred – Sim, praticamente nesse álbum tudo é novidade: novo vocalista (e de outro país), novo meio de composição, meses de isolamento. Como você pode observar, é o nosso álbum mais bem aclamado e melhores vendas desde então (com ampla distribuição pela Cargo Records). Creio que atingimos um patamar mais elevado com esse trabalho.

O Fred participou de uma das músicas do Hollywood Monsters, uma das bandas do atual vocalista Steph Honde. Conte como foi a experiência.

Fred –  Já conhecia o Steph há um tempo e acabamos nos tornando amigos. Eu lancei um álbum dele de covers aqui no Brasil. Um tempo depois ele me convidou para gravar a bateria de uma das faixas do álbum “Thriving On Chaos”, lançado no Brasil e no Japão. Gostei muito de participar de um álbum com tantos nomes consagrados como Don Airey (Deep Purple), Vinny Appice (Dio, Black Sabbath), Ted McKenna, RI.P. (MSG), Tony Franklin (Blue Murder), etc. Já havia participado como convidado em outros álbuns e projetos, mas esse realmente foi um dos mais interessantes.

Quais os planos do Sunroad para 2022?

Fred – Um novo álbum está vindo ai, com várias novidades, e na sequência shows, shows e shows, haha.

Desses 20 anos de carreira, qual foi o momento mais marcante da banda pra você?

Fred – Tiveram vários, mas com certeza o de entrar em contato com várias pessoas de vários países e observar as relações delas com a música, a visão, o profissionalismo. Essa vivência é muito rica e a gente sempre está aprendendo coisas novas, seja como músico, ou em relação ao show business ou mesmo então enquanto pessoas.

Estamos finalizando a entrevista. Gostaria de mandar algum recado para a galera?

Fred – Eu agradeço a oportunidade e o convite aqui e fiquem ligados, tem álbum novo do Sunroad para o segundo semestre de 2022 e estaremos rodando o Brasil novamente. Keep on rockin’!

Mais Informações:
www.facebook.com/sunroadofficial
www.instagram.com/sunroadofficial
www.soundcloud.com/sunroad-group
www.facebook.com/officialmusikrecords