hbNews

Blitz: Iniciando o Verão com energia no palco do Circo Voador

Blitz: Iniciando o Verão com energia no palco do Circo Voador

3 de janeiro de 2024


A mais recente turnê da banda que conquistou o Brasil está prestes a começar. Denominada pelos próprios integrantes como a “turnê sem fim”, o espetáculo promete agitar o público com uma mistura vibrante de rock, pop, funk, reggae, samba, soul e blues – os ingredientes característicos da sonoridade da Blitz. O palco escolhido para esse retorno às origens é o emblemático Circo Voador, no Rio de Janeiro, com data marcada para 05 de janeiro.

Como atração adicional, às 20h será exibido o clássico do cinema nacional dos anos 80, ‘Menino do Rio’, que conta com a participação de Evandro Mesquita no elenco.

História

Originada do grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, a Blitz nasceu sob a lona do Circo Voador, na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro. Em apenas três meses, tornou-se a sensação do mercado fonográfico brasileiro nos anos 80. Em plena crise do setor, a Blitz alcançou a impressionante marca de um milhão e meio de cópias vendidas com o compacto “Você não soube me amar”.

Posteriormente, lançou o primeiro LP intitulado ‘As Aventuras da Blitz’, que teve uma venda ainda mais expressiva que a do compacto.

A banda figurou nas capas de revistas renomadas como Veja, Manchete e Isto É. Evandro & Cia abriram caminho para o Rock Brasil, transformando para sempre a cena da MPB.

O sucesso da Blitz revolucionou as rádios e gravadoras brasileiras. Realizaram shows memoráveis em ginásios e estádios, como no saudoso Canecão, onde quebraram recordes de público consecutivamente. Também se apresentaram em palcos internacionais inusitados, como Moscou em 1985, Japão, EUA, Argentina e Portugal.

Algumas performances dignas de destaque incluem a participação no primeiro Rock In Rio, em 1985, e na Praça da Apoteose, em 1984, quando foram os primeiros a se apresentar naquele palco para mais de 60 mil pessoas.

Recentemente, a Blitz realizou turnês pelos EUA, Europa e Japão (2011, 2014, 2015 e 2018). Seu último álbum foi indicado ao Grammy Latino em 2017. Em 2020, a história da banda foi retratada no filme “Blitz – o Filme”, exibido no Festival de Cinema do Rio. Encabeçaram os maiores réveillons do Brasil, em Copacabana e na Avenida Paulista. Em 2022, foram a atração principal do festival da maior revista e portal de música do Brasil, a Rolling Stone, além de assumirem o papel principal em diversas capitais do Rock Brasil – o maior festival de rock itinerante do país. Foram homenageados no Rock in Rio 2022 e lotaram o palco Sunset durante seu show. Também em 2022, foram homenageados pelo Fantástico, celebrando os 40 anos do clipe de “Você não soube me amar”, e marcaram presença em programas de TV como Caldeirão do Mion, Faustão, Altas Horas e Domingo Espetacular.

A formação atual da Blitz é composta por Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), Billy Forghieri (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Alana Alberg (baixo), Andréa Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal).

Crédito: Carlos Pupo/Headbangers News