hbNews

Dan McCafferty, vocalista da lendária banda Nazareth, morre aos 76 anos

Dan McCafferty, vocalista da lendária banda Nazareth, morre aos 76 anos

8 de novembro de 2022


O vocalista co-fundador da banda de rock escocesa Nazareth, Dan McCafferty, morreu aos 76 anos. O falecimento foi confirmado hoje pela manhã pelo baixista Pete Agnew através das redes sociais do grupo.

Pete escreveu:
“Dan morreu às 12h40 de hoje.
Este é o anúncio mais triste que já tive que fazer. Maryann e a família perderam um marido e pai maravilhoso e amoroso, perdi meu melhor amigo e o mundo perdeu um dos maiores cantores que já existiram.
Muito chateado para dizer mais alguma coisa neste momento.”

McCafferty nasceu em Dunfermline, Escócia, em 1946. Foi lá que ele e Agnew fundaram o Nazareth em 1968 com o guitarrista Manny Charlton e o baterista Darrell Sweet. Dan excursionou com a banda por 45 anos, aparecendo em todos os seus álbuns até 2014.

O álbum mais conhecido da banda, Hair of the Dog, foi lançado em 1975. A faixa-título do álbum, também um single de sucesso, foi posteriormente regravada pelo Guns N’Roses em 1993.

Em 28 de agosto de 2013 McCafferty deixou o Nazareth alegando problemas de saúde, deixando Pete Agnew como o único membro original remanescente. Em 22 de fevereiro de 2014, foi anunciado que o cantor escocês Linton Osborne foi escolhido como substituto de McCafferty, com a bênção do ex-cantor.