“It’s fucking Fat Dog, baby” – Oito meses após o lançamento de seu expansivo single de estreia “King of the Slugs”, o sentimento permanece forte como as primeiras palavras do álbum de estreia do Fat Dog, WOOF., são berradas pelo líder da banda e líder de esquadrão Joe Love, nome real Joe Love.
Uma das bandas de maior destaque dos últimos anos, conjuradores dos tipos de shows ao vivo frenéticos e selvagens que não eram vistos na capital há anos, e com apenas duas faixas lançadas até agora (a ameaçadora “All the Same” foi lançada em janeiro), Fat Dog agora são os criadores de WOOF., um disco brilhante e alucinante, com lançamento previsto para 6 de setembro via Domino.
Eles compartilharam a nova música “Running”, uma fatia de trance distorcido, desenfreada e cheia de ganchos. O vídeo, dirigido por Stephen Agnew, sugere Ken Russell, Ingmar Bergman e MANDY, ao mesmo tempo em que revela as verdadeiras origens do culto do Fat Dog e seu verdadeiro líder.
Assista ao vídeo de “Running” aqui.
Ouça “Running” aqui: https://fatdog.ffm.to/running
Quando a confusa ralé do sul de Londres conhecida como Fat Dog se formou, eles estabeleceram duas regras: eles seriam uma banda saudável que cuidaria de si mesmos e não haveria presença de saxofone em sua música. Dois editos simples para se viver, e duas coisas que já foram quebradas pelo quinteto de Brixton. “Sim, tudo foi para o espaço”, diz Love.
A vida é muito curta para seguir qualquer plano que você tenha feito nos tempos desconcertantes e restritivos de 2021 de qualquer maneira. Foi quando o Fat Dog se uniu, Love decidiu formar um grupo e levar as demos que ele vinha fazendo em casa como uma maneira de se manter são durante o lockdown para o mundo. Em Chris Hughes (teclados/sintetizadores), Ben Harris (baixo), Johnny Hutchinson (bateria) e Morgan Wallace (teclados e, hmm, saxofone), Love encontrou mavericks com ideias semelhantes para ajudar a realizar o sonho. “Muitas músicas no momento são muito cerebrais e as pessoas não vão dançar com elas”, diz Hughes. “Nossa música é o oposto polar da música de pensar.”
Hughes deveria saber. Ele era fã da banda, naquele momento ganhando destaque com uma série de shows emocionantes e/ou esquisitos pelo sul de Londres, antes de entrar para a banda. Esses shows formativos formaram a base do que o Fat Dog era, aproveitando o momento, bebendo demais com o momento, voltando para casa separadamente do momento, mas fazendo as pazes com o momento novamente no dia seguinte.
Não demorou muito para os habitantes do canil chegarem, cada show do Fat Dog em Londres se tornando uma grande melhoria em relação ao último. Eles lotaram a Scala em outubro de 2023 e, na semana passada, tocaram um set triunfante para um Electric Brixton lotado. Há algo mais profundo acontecendo aqui do que a situação usual da pessoa que vai ao show. Todos estão envolvidos. “Há um senso de comunidade sobre o Fat Dog”, diz Hutchinson. E não é apenas a capital que foi mordida; recentemente, a banda completou uma turnê pelos EUA que incluiu um set arrasador em um restaurante de tacos. Nenhum almoço foi prejudicado. Eles vão fazer uma turnê pelo Reino Unido no próximo mês e em novembro, incluindo o próximo show em sua cidade natal, no O2 Forum Kentish Town, em Londres, em 23 de novembro, além de se apresentarem em uma série de festivais no Reino Unido e na Europa neste verão antes de voltarem para a América do Norte em outubro.
O som que o Fat Dog faz, diz Love, é música para gritar no travesseiro. “Eu queria fazer algo ridículo porque estava tão entediado”, declara. É uma emocionante mistura de electro-punk, rock’n’roll rosnante, paisagens sonoras techno, pop industrial e euforia rave, música para se soltar. Produzido por Joe Love, James Ford e Jimmy Robertson, WOOF. passa como um relâmpago. As influências incluem Bicep, I.R.O.K., Kamasi Washington e o grupo de EDM experimental russo Little Big.
O álbum é uma visita à mente de Joe Love – seja grato por ter recebido apenas um passe temporário. “Música é tão baunilha”, diz Love. “Eu não gosto de música sanitizada. Até mesmo este álbum é sanitizado em comparação com o que está na minha cabeça. Eu pensei que soaria mais louco.”
Lista de Faixas:
Vigilante
Closer to God
Wither
Clowns
King of the Slugs
All the Same
I am the King
Running
And so it Came to Pass
WOOF. está disponível para pré-venda em vinil verde neon de edição limitada (com fenacistoscópio), vinil vermelho, vinil padrão, CD e digitalmente.
Pré-venda: Dinked | DomMart | Digital
Datas ao vivo:
Sexta-feira, 26 de abril – Le Printemps de Bourges, Bourges
Sábado, 4 de maio – Stag and Dagger, Edimburgo
Domingo, 5 de maio – Stag and Dagger, Glasgow
Segunda-feira, 6 de maio – The Fulford Arms, York
Terça-feira, 7 de maio – Trades Club, Hebden Bridge
Quarta-feira, 8 de maio – The Polar Bear, Hull
Quinta-feira, 9 de maio – Focus Wales, Wrexham
Sexta-feira, 10 de maio – Arts Centre, Norwich
Sábado, 11 de maio – Are You Listening?, Reading
Terça-feira, 14 de maio – Cavern, Exeter
Quarta-feira, 15 de maio – Bullingdon, Oxford
Quinta-feira, 16 de maio – Esquires, Bedford
Sexta-feira, 17 de maio – Foul Weather Festival, Le Havre, Normandia
Sábado, 18 de maio – Art Rock, Saint-Brieuc, Bretanha
Quinta-feira, 23 de maio – Where Else?, Margate
Domingo, 26 de maio – Celebrate this Place, Cardiff
27 de maio – 2 de junho – Primavera A La Ciutat, Barcelona
31 de maio – 2 de junho – Maifeld Derby, Mannheim
Sábado, 6 de julho – Eurockeenes, Belfort
10 a 13 de julho – Trӕnafestivalen, Noruega
25 a 28 de julho – Latitude Festival, Suffolk
26 a 28 de julho – Truck Festival, Oxfordshire
26 a 29 de julho – Deer Shed, Yorkshire do Norte
8 a 11 de agosto – Ypsigrock Festival, Sicília
Sexta-feira, 16 de agosto – La Route Du Rock, Bretanha
17 a 18 de agosto – Lowlands Festival, Holanda
17 a 18 de agosto – Pukklepop Festival, Bélgica
Sábado, 31 de agosto – Manchester Psych Fest, Manchester
12 a 15 de setembro – Poplar Festival, Itália
Sábado, 28 de setembro – Float Along Festival, Sheffield
Quinta-feira, 3 de outubro – Le 106, Rouen
Terça-feira, 8 de outubro – Doornroosje, Nijmegen
Quarta-feira, 9 de outubro – Vera, Groningen
Quinta-feira, 10 de outubro – Botanique, Bruxelas
Sexta-feira, 11 de outubro – Skatecafe, Amsterdã
Sábado, 12 de outubro – Here’s The Thing Festival, Tilburg
Segunda-feira, 14 de outubro – Bumann & Sohn, Colônia
Terça-feira, 15 de outubro – Molotow, Hamburgo
Quarta-feira, 16 de outubro – Urban Spree, Berlim
Sábado, 19 de outubro – The Baby G, Toronto
Segunda-feira, 21 de outubro – Songbyrd, Washington
Terça-feira, 22 de outubro – TV Eye, Brooklyn
Quinta-feira, 24 de outubro – The Empty Bottle, Chicago
Sábado, 26 de outubro – Black Lodge, Seattle
Domingo, 27 de outubro – Polaris Hall, Portland
Terça-feira, 29 de outubro – Popscene @ Brick & Mortar Music Hall, São Francisco
Quarta-feira, 30 de outubro – Zebulon, LA
Quinta-feira, 7 de novembro – The Grand Social, Dublin
Sexta-feira, 8 de novembro – Empire Music Hall, Belfast
Sábado, 9 de novembro – Stereo, Glasgow
Domingo, 10 de novembro – Brudenell Social Club, Leeds
Terça-feira, 12 de novembro – Rescue Rooms, Nottingham
Quarta-feira, 13 de novembro – Band On The Wall, Manchester
Quinta-feira, 14 de novembro – Crookes Social Club, Sheffield
Sexta-feira, 15 de novembro – Thekla, Bristol
Sábado, 16 de novembro – Mama Roux’s, Birmingham
Domingo, 17 de novembro – Clwb Ifor Bach, Cardiff
Quinta-feira, 21 de novembro – Papillon, Southampton
Sexta-feira, 22 de novembro – Patterns, Brighton
Sábado, 23 de novembro – O2 Forum Kentish Town, Londres
Os ingressos para os shows de novembro estarão disponíveis para pré-venda a partir das 10h locais de quinta-feira, dia 25, e para venda geral a partir das 10h locais de sexta-feira, dia 26. A pré-venda do álbum garante acesso à pré-venda de ingressos.