hbNews

Floor Jansen, vocalista do Nightwish, revela que tem câncer

Floor Jansen, vocalista do Nightwish, revela que tem câncer

26 de outubro de 2022


Carlos Pupo/Headbangers News

A holandesa Floor Jansen, cantora da banda finlandesa Nightwish, de 41 anos, revelou hoje (26) que está lutando contra o câncer de mama e deve passar por uma cirurgia. Ela deu a notícia aos fãs através de um post no Twitter. Em uma carta aos fãs, disse que espera remover o tumor amanhã e seu prognóstico é “muito bom”.

Jansen escreveu:

“Uma carta para você. A vida vem em ondas, com altos e baixos.

Eu tive a alegria de subir muitos altos, e compartilhei isso com você através das redes sociais e muitos shows em todo o mundo ao longo dos muitos anos da minha carreira.

Mas agora uma nova onda me atingiu. Não é uma boa. Eu tenho câncer de mama. Foi diagnosticado há pouco mais de 2 semanas e amanhã farei uma cirurgia para remover o tumor. Meu prognóstico é muito bom!!! Parece ser um câncer não agressivo, que parece não ter se espalhado. Eu vou manter meu seio. E estarei livre do câncer após esta cirurgia, além de um tratamento de radiação local que ocorrerá três meses após esta cirurgia, espero. Saberemos mais após a cirurgia para ver se esse prognóstico positivo se mantém.

A palavra câncer é um choque. Tudo o que você considerava importante na vida antes desse diagnóstico muda radicalmente em poucos minutos. Agora eu só quero ser saudável novamente. Eu quero ver minha filha se tornar uma mulher; Eu quero viver! E a parte mais assustadora desse diagnóstico é que eu achava que estava saudável! Eu não senti o câncer, não sabia que estava lá até que eu, como uma mulher com mais de 40 anos, fui a um exame de mamografia padrão. Algo que muitos países oferecem de graça até para os sortudos.

Se eu não tivesse ido lá, o tumor teria passado despercebido. Daqui a um ano, isso poderia ter crescido muito mais. O pensamento de que me faz compartilhar esta história com você. A mamografia salva vidas! É desconfortável e você pode pensar que não terá algo em seus seios de qualquer maneira, mas VÁ! E para os homens que estão lendo isso: lembre sua esposa, namorada, mãe, irmã para ir e fazer um check-up. Mesmo sem o luxo que eu, como uma mulher ocidental, experimento com exames de mamografia gratuitos: VÁ! Felizmente, existem muitas organizações que oferecem informações sobre autodetecção se você não tiver acesso ou recursos para uma mamografia.

Se eu puder inspirá-las a cuidar bem de si mesmo, então algo de bom sairá desse diagnóstico de câncer.

Se tudo correr como planejado, estarei pronta para a turnê europeia com o Nightwish, que começará no dia 20 de novembro! E estou otimista, pois meu prognóstico é bom! Prometo cuidar bem de mim.

Estarei fora das redes por um tempo para focar em mim mesma.

Obrigado por ler esta carta.”

Jansen tinha 16 anos quando se juntou à sua primeira banda, uma das bandas pioneiras de metal sinfônico, After Forever. Eles lançaram cinco álbuns entre 2000 e 2007, antes de se separarem em 2009.

Ela passou a integrar o Nightwish na turnê de 2012 após a saída abrupta de Anette Olzon e é a vocalista oficial da banda desde 2013, participando dos dois últimos álbuns da banda : Endless Forms Most Beautiful (2015) e Human. :II: Nature (2020).

Em 2019, Jansen participou do popular programa de TV holandês “Beste Zangers”, onde obteve um grande sucesso com “Phantom Of The Opera” junto com Henk Poort. Ela foi reconhecida com um prêmio Dutch Popprijs – um prêmio de prestígio para artistas que fizeram contribuições importantes para a música holandesa. No mesmo ano, sua primeira turnê solo esgotou em menos de 24 horas.

Mais recentemente, ela apareceu no novo álbum do Avantasia, “A Paranormal Evening with the Moonflower Society”, dividindo os vocais com o mentor do projeto Tobias Sammet.