hbNews

‘Ignite Me’: a resignificação de um álbum de heavy metal pela perspectiva dos quadrinhos

‘Ignite Me’: a resignificação de um álbum de heavy metal pela perspectiva dos quadrinhos

10 de maio de 2021


Ana Carolina Santi / Natulux Creative Studio

Sam Fonseca é um artista visual com carreira estabelecida na área do entretenimento televisivo. Há alguns anos vem trabalhando como diretor criativo para produções de desenhos animados em emissoras como Disney Channel e Fox.
No heavy metal, ficou conhecido por ter sido o responsável pelas animações e ilustrações do videoclipe “Insania” do Angra.

O heavy metal, aliás, sempre foi uma paixão para o artista, segundo o próprio Sam Fonseca. Heavy metal e quadrinhos, é claro.
“A paixão pelos quadrinhos veio primeiro. Eu desenho desde criança e até hoje, em meu trabalho, eu faço storyboards que são artes sequenciais para todas as produções de desenhos animados. Mas desde garoto eu fazia meus próprios quadrinhos impressos em papel sulfite e costumava cantarolar os temas musicais dos personagens. Eu também adorava assistir animes e a música sempre foi um elemento muito importante, quando então eu conheci o metal. Enfim, até hoje, paralelamente a meu trabalho, ainda faço meus quadrinhos e continuo a criar os temas musicais dos personagens.”

“ShadowPlay: Midnight School” é o mais recente quadrinho criado por Sam Fonseca. Dessa vez ele levou tão a sério o processo de musicar os temas dos personagens que, como resultado final, um completo álbum de heavy metal acabou sendo criado: “Ignite Me”.
“Ignite Me” está sendo lançado como conteúdo complementar à história em quadrinhos “ShadowPlay: Midnight School” e reúne dez faixas: “Agonizing Melancholy”, “Ignite Me”, “Weak Nature”, “Laser Punch”, “I Lie In Shadows”, “An Ominous Feeling”, “Boundaries Down”, “Shadow Play”, “God Of Fire” e “Dream Logic”.

Todas as faixas em “Ignite Me” são composições autorais, escritas especialmente para os quadrinhos e exploram diversas estéticas sonoras dentro do metal. Mas o mais impressionante é que Sam Fonseca não só gravou tudo sozinho – vocais, guitarras, baixo, teclados e bateria – mas também mixou e masterizou o disco.
“Eu não sou músico”, revela o artista. “Eu nunca me dediquei aos estudos de música ou de algum instrumento. Eu mal consigo me lembrar das notas musicais no braço de uma guitarra ou no piano. Mas as pessoas sempre me disseram que eu tenho um bom ouvido para música. Então eu me comprometi com a ideia. Comprei alguns equipamentos e passei a aprender pela internet. Procurei aprender como cantar de forma apropriada, já que nunca fui um vocalista, e também como tocar os instrumentos. Mas, principalmente, me dediquei a aprender como mixar e masterizar. E esse foi o meu verdadeiro pesadelo. Eu nunca tinha feito isso antes. Mas o resultado ficou interessante e tornou-se parte importante da ShadowPlay: Midnight School”.

Ainda de acordo com Sam Fonseca, os trabalhos são complementares, e embora os quadrinhos pudessem existir sem o álbum, “Ignite Me” não seria possível sem “ShadowPlay: Midnight School”.
“Foi um processo divertido. Com exceção da parte de mixar e masterizar. Mas curti muito aprender como compor, tocar, cantar, gravar e lançar um álbum. Aliás, não é uma regra, mas as pessoas precisam ler os quadrinhos para entender o álbum.”

A história em quadrinhos “ShadowPlay: Midnight School” e o álbum “Ignite Me” de Sam Fonseca foram oficialmente lançados no dia 1º de Maio.
“ShadowPlay: Midnight School” estará disponível gratuitamente para download no site http://samfonseca.com/. Estão sendo disponibilizadas três páginas por semana, sempre às quintas-feiras.
Já “Ignite Me” está disponível no Bandcamp, inclusive com opção de venda, no endereço https://samfonseca.bandcamp.com/releases.
Os interessados em contribuir para o projeto poderão comprar o álbum digital – arquivos WAV em alta qualidade – e terão acesso ao primeiro capítulo de “Shadowplay: Midnight School” completo em alta resolução, além de extras de produção (esboços e estudos de personagem) e mais duas faixas demo inéditas.

Não obstante, o artista Sam Fonseca e sua “ShadowPlay: Midnight School” são atração confirmada na edição de Maio do “Roadie Crew – Online Festival” que acontece na próxima sexta-feira dia 14 a partir das 19h30 no canal da Roadie Crew no Youtube: youtube.com/roadiecrewmagtv.
Na ocasião, será lançado um vídeo inédito e exclusivo da faixa título “Ignite-Me”.

Mais Informações:
http://samfonseca.com
https://www.facebook.com/sam.fonseca.735
https://www.instagram.com/samuelgfonseca
https://samfonseca.bandcamp.com/releases