hbNews

Incêndio destroi instalações da antiga loja de discos Helvete na Noruega

10 de abril de 2024


Na noite de terça-feira, o prédio da Neseblod Records, localizado em Gamlebyen, Oslo (Noruega), teve que ser evacuado devido a uma grande quantidade de fumaça. A proprietária, Grethe Neseblod, de 44 anos, expressou preocupação de que material histórico possa ter sido perdido. Ela administra a loja junto com seu ex-marido, Kenneth Neseblod, de 51 anos.

Grethe estava do lado de fora do prédio e não conseguiu entrar na sala enfumaçada, tornando difícil avaliar a extensão do dano. Ela relatou a situação ao tabloide norueguês Verdens Gang (VG) às 23h da terça-feira (09) à noite e mencionou que precisaria desligar para falar com a brigada de incêndio no local.

A polícia está investigando o caso, mas ainda não se sabe o que causou o incêndio. Segundo relatos, alguém observou chamas no porão.


Participe da campanha para ajudar a Neseblod Records a se reerguer. Doe aqui: https://www.gofundme.com/f/neseblod-records-fire-fund

A Neseblod Records é uma loja histórica, inaugurada em 2013, e é referida como lendária na comunidade metal. Ela ocupa parte das instalações da antiga loja de discos “Helvete”. Fundada em 1991 por *Øystein Aarseth, também conhecido como “Euronymous” da banda Mayhem, a loja tem uma conexão com os incêndios em igrejas que ocorreram na Noruega naquela época. Aarseth fechou a loja em 1993, e a atenção negativa em torno dos incêndios em igrejas, violência e culto ao diabo foram mencionados como possíveis motivos.

Em 1993, Aarseth foi morto por Varg “The Count” Vikernes, outro membro da banda Mayhem, que também foi condenado por incêndios em igrejas.

Kenneth Neseblod descreve a loja como um atrativo para colecionadores. Muitos dos itens estão em exposição e não estão à venda. A loja é uma espécie de museu, onde discos, fitas cassetes e cartas de troca de fitas, que eram usadas para comunicação entre os membros da comunidade metal, são preservados.