Memory Remains

Memory Remains: Alice Cooper – 32 anos de “Hey Stoopid” e as participações de nomes de peso do Rock

2 de julho de 2023


Em 2 de julho de 1991, há 32 anos, Alice Cooper lançava “Hey Stoopid”, o 12° álbum de sua carreira solo e décimo nono se considerarmos também os álbuns da sua banda anterior, igualmente chamada de Alice Cooper, que teve discos lançados entre 1969 e 1973. Com um dia de atraso, esse play é o tema do nosso Memory Remains desta segunda-feira. Vamos contar um pouco da história desta bolacha.

Lançado praticamente na mesma época dos maiores álbuns que fizeram a cena Grunge estourar (“Ten“, do Pearl Jam saiu em agosto e “Nevermind“, do Nirvana, em setembro), “Hey Stoopid” conseguiu fazer muito sucesso sem ser ofuscado pelo movimento que vinha para mudar o Rock nos anos 1990. A excelente performance de “Trash“, o antecessor, que chegou a ganhar disco de Platina e ficou nas posições mais altas em algumas paradas de sucesso.

Para gravar o aniversariante do dia, Alice Cooper juntou sua banda, mais o produtor Peter Collins em dois estúdios: o Bearsville, em Nova Iorque e também no The Complex, em Los Angeles. Para este play, Alice Cooper chamou diversos convidados. Entre os nomes estavam Slash, Joe Satriani, Steve Vai, Vinnie Moore, Nikki Sixx e Ozzy Osbourne. Podemos imaginar que um álbum com essa quantidade de gênios da música pesada, realmente não tinha como ficar ruim.

Se este foi o último álbum a contar com o baixista Hugh McDonald, que em 1994 saiu para ingressar no Bon Jovi, por outro lado aqui em “Hey Stoopid” temos a dupla Steve vai e Joe Satriani tocando juntos na faixa “Feed my Frankenstein“, acompanhados de Nikki Sixx no baixo, um verdadeiro dream team acompanhando a estrela maior, Alice Cooper. São no total doze músicas divididas em 56 minutos do mais puro Glam Metal e isso justifica a continuidade do sucesso na carreira da Tia Alice. Difícil destacar alguma música, mas podemos citar, além da “Feed my Frankenstein“, a faixa-título que deixam uma belíssima impressão.

Nos charts, o álbum chegou ao 3° lugar na Finlândia, 4° no Reino Unido, 5° na Áustria, 6° na Noruega, 7° na Alemanha e Suíça, 9° na Suécia, 15° na Austrália, 22° na Nova Zelândia, 27° na Hungria, 47° na badalada “Billboard 200” e 54° nos Países Baixos. Além disso, o álbum foi certificado com Disco de Prata no Reino Unido, Ouro na Suécia e Platina no Canadá. O sucesso alcançado por Alice Cooper na época fez com que ele fosse bastante requisitado para outras empreitadas: ainda em 1991, ele fez uma participação especial no álbum “Use Your Illusion“, do Guns ‘N’ Roses e nos filmes “Freddy’s Dead: The Final Nightmare e também na comédia “Wayne’s World“.

Vamos então celebrar esse disco, escutando-o no volume máximo enquanto aguardamos um novo lançamento desta lenda do Rock teatral, aliás, o novo álbum já tem título e data para sair do forno. Em 25 de agosto “Road” será lançado e marcará o retorno da talentosa guitarrista Nita Strauss, que havia saído para tocar com Demi Lovato e que agora vai seguir firme nos dois projetos. E que bom ver a Tia Alice firme em sua carreira solo, fazendo com que a gente venha a lhe desejar uma longa vida.

Hey Stoopid – Alice Cooper

Data de lançamento – 02/07/1991

Gravadora – Epic

 

Faixas:

01 – Hey Stoopid

02 – Love’s Loaded Gun

03 – Snakebite

04 – Burning Our Bed

05 – Dangeours Tonight

06 – Might as Well be on Mars

07 – Feed my Frankenstein

08 – Hurricane Years

09 – Little by Little

10 – Die for You

11 – Dirty Dreams

12 – Wind-Up Joy

 

Formação:

Alice Cooper – vocal/ gaita

Stef Burns – guitarra

Hugh McDonald – baixo

Lance Bulen – backing vocal

Mickey Curry – bateria

 

Participações especiais:

Slash – guitarra (faixa 1)

Joe Satriani – guitarra (faixas 1, 4, 7, 9, 12)/ backing vocal (faixa 1)

Steve Vai – guitarra (faixa 7)

Vinnie Moore – guitarra (faixas 8 e 11)

Mick Mars – guitarra (faixa 10)

Nikki Sixx – baixo (faixa 7)

John Webster – teclados (faixas 1, 2, 3, 4, 7, 9, 10 e 12)/ órgão (faixa 5)

Robert Bailey – teclados (faixas 2, 5, 6, 7, 8, 10 e 12)

Jai Winding – teclados (faixa 6)

Steve Croes – sintetizadores (faixas 1 e 10)

Ozzy Osbourne – vocal (faixa 1)

Zachary Nevel – backing vocal (faixa 1)