Memory Remains

Memory Remains: Annihilator – 35 anos de “Alice in Hell” e a estreia mais vendida da história da Roadrunner

17 de abril de 2024


Há 35 anos, em 17 de abril de 1989, o Annihilator lançava o clássico “Alice in Hell“, o álbum de estreia dos canadenses e que é assunto do nosso Memory Remains desta quarta-feira. Vamos contar um pouco das histórias deste belo play.

O Annihilator foi formado no ano de 1984 por Jeff Waters, em Ottawa, capital do Canadá. Waters era um garoto prodígio: aos 13 anos de idade, ele já dava aulas de guitarra e aos 18 ele já estava escrevendo canções no Annihilator. Em 1986, eles lançaram a demo “Phantasmogoria“. Ainda em 1986, lançaram uma segunda demo, chamada “Welcome to Your Death” e em 1988 lançaram “Alisson Hell“, nome que viria a ser do maior clássico da banda e presente aqui no aniversariante do dia. Muitas mudanças aconteceram na formação da banda no decorrer dos anos e o primeiro vocalista John Bates, que saiu ainda em 1985, foi creditado como co-autor das músicas “Alisson Hell“, “W. T.Y.D.“, “Burns like a Buzzsaw Blade” e “Human Insecticide“.

O processo de gravação foi bem demorado e se iniciou no verão do hemisfério norte do ano de 1987 e perdurou até o final de 1988. Diferentes estúdios foram utilizados para eternizar este “Alice in Hell“: Live West Productions, Fiasco Brow Studios e o New Westminster, todos no Canadá. Jeff Waters assinou a produção. Apesar de a capa do álbum mostrar cinco músicos, a verdade é que foi gravado por três membros somente, tendo Jeff Waters acumulado as funções de baixista e guitarrista. Wayne Darley é creditado como baixista, mas não tocou nenhuma nota de baixo, entretanto, gravou backing vocais.

Algumas curiosidades acerca dos títulos das canções são: a faixa “Schizos (Are Never Alone) Parts I & II era originalmente chamada de “Fuck the Dead“, um título que parece mais apropriado para uma canção do Cannibal Corpse. A faixa “W.T.Y.D.” é a representação das iniciais da frase “Welcome to Your Death“, que como já dissemos acima, foi também o nome de uma das primeiras fitas demos lançadas pelo Annihilator antes de seu debut album.

Dando play na bolacha, temos um álbum curto e direto: são 9 pedradas em forma de música em 37 minutos. Jeff Waters dá um show de Thrash Metal com riffs rápidos e precisos, solos empolgantes e garantia de muita diversão. É quase certeza de repetir a audição após o final, tamanha adrenalina que esse play desperta. A sonoridade é bem old-school, afinal, estamos falando de um álbum datado do final dos anos 1980. Os grandes destaques já foram citados ao longo deste texto, mas repetiremos: “Alisson Hell“, “W.T.Y.D.”, “Schizos (Are Never Alone) Parts I & II”, além de “Human Incesticide“.

A recepção foi a melhor, tanto que é unanimidade entre fãs e críticos que se trata do melhor disco da banda. Não entrou nas paradas de sucesso, mas detém a marca de ser o mais vendido dentre todos os discos de estreia de bandas que já foram lançados pela Roadrunner. Foram mais de 250 mil cópias. O Annihilator caiu na estrada para divulgar seu play e na Europa abriu shows para o Onslaught, enquanto que nos Estados Unidos, eles abriram os shows do Testament. O vocalista Randy Rampage saiu pouco tempo depois do lançamento do álbum e ficou dez anos afastado, quando retornou em 1999, para gravar o álbum “Criteria for a Black Widow“. Infelizmente, Rampage nos deixou em 2018.

Era só o começo da história da maior banda de Heavy Metal que o Canadá já produziu. E olha que temos bons nomes lá, como o Anvil, Beyond Creation e o Kataklysm. Hoje é dia de celebrar essa pérola do Thrash Metal e se você é um daqueles que só tem olhos para as bandas do chamado The Big 4, deveria rever seus conceitos e dedicar seu tempo a escutar essa obra de arte. De preferência, no volume máximo.

Alice in Hell – Annihilator

Data de lançamento – 17/04/1989

Gravadora – Roadrunner 

 

Faixas;

01 – Crystal Ann 

02 – Alison Hell 

03 – W.T.Y.D.

04 – Wicked Mystic 

05 – Burns like a Buzzsaw Blade

06 – Word Salad 

07 – Schizos (Are Never Alone) Parts I & II

08 – Ligeia

09 – Human Insecticide

 

Formação:

Jeff Waters – baixo/ guitarra/ backing vocal

Randy Rampage – vocal

Ray Hartmann – bateria

 

Participações especiais:

Rolly Markworth – backing vocal

Paul Malek – backing vocal

Petro “Nelly” Wilson – backing vocal

Wayne Darley – backing vocal

Dennis Dubeau – backing vocal

Anthony Brian Greenham – guitarra