hbNews

Memory Remains: Judas Priest – 42 anos de ‘British Steel’ e uma verdadeira aula de Heavy Metal

Memory Remains: Judas Priest – 42 anos de ‘British Steel’ e uma verdadeira aula de Heavy Metal

14 de abril de 2022


Podemos chamar o dia 14 de abril como o “Judas Priest’s day”, pois foi nesta data que a banda lançou dois de seus álbuns: “Turbo“, que foi lançado no ano de 1986, e “British Steel“, o sexto e mais importante disco de uma das mais gigantes bandas de Heavy Metal da história. O Memory Remains desta quinta-feira escolheu este play para ser tema do nosso quadro. Vamos contar um pouco da história desta maravilha do mundo moderno.

O quinteto havia encerrado uma turnê pelo continente europeu no ano de 1979, atuando como banda de abertura do AC/DC. Rob Halford admitiu em entrevista que tal fato foi decisivo para que a banda sofresse influência dos australianos. O álbum marca também a estreia do baterista Dave Holiland, que ocupou o lugar deixado por Len Binks.  Mas antes mesmo de registrarem o aniversariante do dia, eles soltaram o álbum ao vivo “Unleashed in the East“.

Entre janeiro e fevereiro de 1980, o quinteto se reuniu no “Startling Studios“, no Reino Unido, com Tom Allom responsável pela produção do álbum. Todas as músicas foram compostas por Rob Halford, K.K. Dowing e Glenn Tipton. E de lá saíram com este discão. Vamos então comentar faixa a faixa deste play, como o caro leitor já está habituado…

Rapid Fire” é a abertura apoteótica, com um belo exemplo da NWOBHM e com excelentes riffs da dupla K.K .Downing e Glenn Tipton. A faixa seguinte, “Metal Gods” chega com sua influência meio Led Zeppelin, meio AC/DC, bem mais arrastada que a primeira e mais voltada ao Hard. Muito boa também. Agora é a vez do clássico maior da banda e a música mais divertida deles também: “Breaking the Law” e o seu recado sobre o que deve ser o Rock e o Metal, a transgressão das regras. Com direito a refrão grudento, que virou referência quando falamos na representatividade da New Wave of British Heavy Metal. Quem nunca bangueou ao som dessa banda? Fale agora ou cale-se para sempre.

Columbia Records

Grinder” traz novamente a banda para o caminho do Hard/Heavy com bons riffs e um excelente solo.A mesma pegada Hard é mantida em “United”, porém, esta tem uma influência dos Beatles. Já em “You Have to be Old to be Wise”, mais da NWOBHM sendo destilada para o ouvinte, enquanto que “Living After Midnight” aborda musicalmente o Hard/Heavy mais uma vez em uma música interessante.

The Rage” novamente uma abordagem setentista e Rob Halford em uma interpretação que lembra bastante a de outra lenda do Metal: um tal de Ronnie James Dio. Sensacional. “Steeler” encerra o álbum da maneira que ele começou: com uma faixa bem Metal, enérgica e que levanta até defunto. Embora eu tenha respeito por este que é o maior clássico do Judas, não é o play todo que me empolga, mas a abertura e o fechamento são fenomenais. E eu não cometerei aqui uma heresia que é desmerecer um clássico do Heavy Metal;

British Steel” foi bem colocado em alguns charts pelo mundo, como o 4º lugar na Grécia, a mesma posição obtida no Reino Unido e um 20º lugar na Suécia, além da 12ª posição que o single “Breaking the Law” alcançou; foi certificado também com disco de ouro no Canadá e na Suécia; disco de prata no Reino Unido e platina nos Estados unidos, sendo este último, no ano de 1989. A revista “Rolling Stone“, no ano de 217 elegeu o aniversariante de hoje como o 3º melhor álbum de Heavy Metal de todos os tempos.

No ano de 2001, “British Steel” ganhou uma versão remasterizada, com direito a duas faixas bônus: “Red, White and Blue” , que foi escrita durante as sessões do álbum “Turbo” e gravada no ano de 1985, além de uma versão ao vivo para a faixa “Grinder“, gravada durante uma apresentação da banda no dia 5 de maio de 1984, na cidade de Los Angeles, Califórnia. Em 2009, para comemorar os 30 anos do disco, a banda fez uma turnê pelos Estados Unidos, executando todas as músicas desta pérola.

Hoje é dia de celebrarmos este álbum, que é muito mais do que um simples álbum, é uma verdadeira aula de Heavy Metal. Um disco necessário e obrigatório em qualquer coleção de um headbanger que se preze. É dia de colocar o play no volume máximo e deixar seu pescoço balançar durante os seus 36 minutos de duração. Para a nossa felicidade, a banda segue na ativa, gravando discos e fazendo turnês. Torcemos pela recuperação de Rob Halford para que a banda volte a arrebentar em cima dos palcos, pois é o que precisamos testemunhar depois do pior que passamos nesta pandemia interminável.

British Steel – Judas Priest
Data de lançamento: 14/04/1980
Gravadora: CBS/ Epic Records

Faixas:
01 – Rapid Fire
02 – Metal Gods
03 – Breaking the Law
04 – Grinder
05 – United
06 – You Don’t Have to be Old to be Wise
07 – Living After Midnight
08 – The Rage
09 – Steeler

Formação:
Rob Halford – Vocal
K.K. Downing – Guitarra
Glenn Tipton – Guitarra
Ian Hill – Baixo
Dave Holland – bateria