Memory Remains

Memory Remains: King Diamond – 20 anos de “The Puppet Master”, e mais uma história de terror arrepiante

Memory Remains: King Diamond – 20 anos de “The Puppet Master”, e mais uma história de terror arrepiante

21 de outubro de 2023


King Diamond é um dos vocalistas mais talentosos da cena Metal. Na presente data temos dois álbuns lançados por ele na mesma data, separados por 16 anos. O clássico “Abigail” (1987). O Memory Remains deste sábado vai tratar dos vinte anos de “The Puppet Master“, o 11° álbum do mestre dinamarquês.

Lançado apenas um ano depois de seu antecessor, “Abigail II: the Revenge“, que nós já falamos sobre ele e caso você tenha perdido, poderá ler, clicando AQUI. O álbum manteve as qualidades que King Diamond continuava a nos mostrar. Para gravar o aniversariante do dia, o próprio King Diamond aturou como produtor da bolacha e ele utilizou-se de quatro estúdios para gravar: Los Angered Recording, Solnasound Recording, ambos na Suécia, o Nomad Recording Studios e o King’s House, esses dois no Texas.

Como quase todos os discos do mestre King, este também é um álbum conceitual, onde a história gira em torno de um jovem casal que foi assistir a um show de marionetes em Budapeste, por volta do ano de 1700, porém, eles acabam sendo transformados em fantoches mortos-vivos pelo mestre dos fantoches e sua esposa. O álbum começa contando a parte final da história, com o narrador em um monólogo, contando os percalços passados por ele e tudo que testemunhou durante a sua vida.

Em seguida, a história volta a ser narrada 18 anos antes, quando o narrador faz parte da plateia que assiste a apresentação das marionetes em uma noite de Natal. As marionetes assustavam por seu tamanho real. O narrador fica assustado pois uma das marionetes começa a encará-lo como se fosse um ser vivo. Ao final do espetáculo, o narrador conhece uma jovem garota, Victoria, com quem ele compartilham a emoção por ter visto a apresentação dos fantoches. Os dois se beijam e acabam se casando, porém, Victoria não consegue voltar para casa depois de assistir a outro show dos fantoches e o seu amado vai em busca dela. Ao ir em busca de sua amada, o narrador testemunha a esposa do Puppet Master cometer um assassinato e a segue até o teatro, para onde ela carregou o cadáver dentro de um saco, porém, ao adentrar a porta do teatro, ele é golpeado por um agressor invisível.

Depois de acordar, ele percebe que os fantoches são feitos por corpos das pessoas mortas e que um dos bonecos tem os mesmos olhos azuis de sua amada Victoria. O casal maligno inicia um ritual para tentar fazer com que o narrador se torne também um dos fantoches, sua alma é retirada e seus olhos recebem vida eterna, como o fantoche que lhe chamou atenção na apresentação da qual ele testemunhou. Uma vez transformando em fantoche, ele consegue ver e sentir, mas não consegue se locomover. Ele e Victoria estão colocados frente a frente em prateleiras e ambos conseguem se comunicar com olhares. O Puppet Master tenta treinar Victoria para que esta se apresente sem cordas, mas ela provoca um acidente propositalmente e por isso é punida, sendo enviada para outro teatro, desta feita, em Berlim.

O casal ainda consegue se despedir e o narrador diz que irá concentrar seus esforços em reencontrar sua amada e que se isso não acontecer, que eles se encontrarão na morte. Na noite de natal ele se apresenta longe de sua amada, mas também provoca um acidente que arruína toda a apresentação. Com isso o narrador é vendido para uma loja onde é pregado em uma parede através do seu pescoço. Então a história termina sem que o narrador encontre Victoria, porém ao se perguntar onde sua amada poderia estar e sem que ele jamais soubesse, ela consegue escutá-lo.

A história é longa, não é mesmo, caro leitor? Mas é fascinante. Agora vamos para a parte musical, que nos brinda com doze faixas em 55 minutos de muito Heavy Metal, as variações vocais de King Diamond, os riffs mirabolantes do seu escudeiro de sempre, Andy LaRocque. Os destaques são as faixas “Magic“, “Emerencia” e “No More me“. A esposa de King Diamond, Livia Zita, participa em duas faixas: “So Sad” e “Christmas“.

O álbum foi muito bem recebido e é considerado por muitos um dos melhores álbuns lançados por King Diamond nos anos 2000. E o mestre King só para não perder o costume, nos apresentou um álbum com o mesmo nível de qualidade que sua carreira teve ao longo dos anos. Existe uma versão limitada do álbum que vem com um DVD bônus, com a história do álbum contada pelo próprio King Diamond. O álbum alcançou a 24ª posição nos charts da Suécia, a melhor posição de um álbum de King Diamond naquele país.

Hoje é dia de celebrar as duas décadas deste belo play, enquanto aguardamos o velho King voltar a gravar novos álbuns e fazer turnês para nosso deleite. É uma honra poder viver na mesma geração que essa fera da música pesada. Que King Diamond tenha ainda uma longa vida e que sua carreira ainda nos dê mais frutos.

The Puppet Master – King Diamond

Data de lançamento – 21/10/2003

Gravadora – Metal Blade

 

Faixas:

01 – Midnight

02 – The Puppet Master

03 – Magic

04 – Emerencia

05 – Blue Eyes 

06 – The Ritual 

07 – No More Me

08 – Blood to Walk

09 – Darkness

10 – So Sad

11 – Christmas

12 – Living Dead

 

Formação:

King Diamond – vocal/ teclado

Andy LaRocque – guitarra/ teclado

Mike Wead – guitarra

Hal Patino – baixo

Matt Thompson – bateria

 

Participação especial:

Lívia Zita – vocal adicional