Memory Remains

Memory Remains: Led Zeppelin – 53 anos de “Led Zeppelin III” e a invasão de composições com predominância do violão

5 de outubro de 2023


Em 5 de outubro de 1970, o Led Zeppelin lançava seu terceiro álbum, chamado simplesmente “Led Zeppelin III“, que é tema do nosso Memory Remains desta quinta-feira, a primeira do mês. Vamos te contar um pouco das histórias deste álbum, que completa 53 anos na presente data.

Com os dois primeiros álbuns, a banda havia conquistado uma boa base de fãs, sobretudo nos Estados Unidos e na Inglaterra. A rotina de shows era muito intensa e ao término da turnê, os integrantes saíram de férias. Robert Plant se retirou com sua família para um lugar chamado Gwynedd, no País de Gales. Uma localidade que não possuía água corrente e nem tampouco energia elétrica. Ao retornar, ele sugeriu a Jimmy Page que a banda fosse para esta localidade. O guitarrista topou e todos foram pra lá e o clima bucólico da localidade ajudou ao clima que o disco traz consigo, com muitas canções tendo o violão como base. O guitarrista explicou que o clima da localidade constratava com a correria das turnês.

E foi durante a correria das turnês, que a banda encontrava alguma brecha para gravar o que se tornaria o álbum aniversariante do dia. As primeiras sessões de gravação começaram ainda em 1969, no Olympic Studios, no mês de novembro. Depois do período na casa de campo, eles migraram para o Headley Garage, no Basing Street Studios e com direito a um retorno ao Olympic Studios, tudo isso entre maio e julho de 1970. Jimmy Page produziu a bolacha, que foi mixada no mês de agosto no Ardent Studios, em Memphis, enquanto a banda estava em turnê.

O álbum é composto por dez canções em 43 minutos e mostra uma mudança no direcionamento musical da banda, que explora novos caminhos como o Folk. A pegada Rock do Led Zeppelin ainda se faz presente na faixa “Immigrant Song”, que é uma das canções mais famosas da banda, mas é evidente que aqui em “Led Zeppelin III“, temos uma banda mais versátil. E a audição combina com o clima de cidade do campo que a banda fez o disco ser concebido. “Out on the Tiles” é um outro bom momento onde a guitarra se faz predominante. Essa mudança fez com que eles chamassem a atenção dos fãs de Rock Progressivo, e consequentemente, conquistá-los.

Led Zeppelin III” vendeu menos que os anteriores e recebeu críticas mistas. Porém, algumas críticas negativas afetaram Jimmy Page, que por conta disso passou dezoito meses sem dar entrevistas e fez também com que a banda decidisse que o próximo álbum viesse sem título e sem nenhuma informação na capa que apontasse que se tratava de um álbum do Led Zeppelin. Anos depois ele explicou em uma entrevista. Aspas para ele:

Em retrospecto, posso ver como se alguém visse Led Zeppelin III, que era tão diferente do que tínhamos feito antes, e eles tinham apenas um curto período de tempo para analisá-lo na vitrola do escritório, em seguida, eles perderam o conteúdo. Eles estavam com pressa e eles estavam procurando o novo “Whole Lotta Love” e não ouviram que o realmente estava lá. Era muito novo para eles e eles não conseguiram o enredo. Assim, em retrospecto, não me surpreende que a diversidade e amplitude do que estávamos fazendo era ignorado ou subestimado na época.”

Por ser um dos álbuns mais aguardados do ano de 1970, é normal que as atenções de voltassem para este “Led Zeppelin III” , e desta forma, o álbum alcançou o topo das paradas na Austrália, Canadá, Dinamarca, Itália, Reino Unido e também na “Billboard 200”. Ficou em 3° na Alemanha e Noruega, 4° na França, 5° no Japão e 6° na Espanha. Além disso, o álbum foi certificado com Disco de Ouro na Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha e Suíça. Disco de Platina na Argentina e no Reino Unido, Triplo Platina na Austrália e Canadá e seis vezes Platina nos Estados Unidos.

É um álbum de extrema importância para o Rock de maneira geral e que por isso merece ser celebrado na data de hoje. Infelizmente o Led Zeppelin não existe mais e não há nenhuma intenção tanto de Jimmy Page quanto de Robert Plant de fazer qualquer trabalho utilizando o nome da banda. O legado deles está aí e nosso papel é mantê-lo vivo. O Led Zeppelin é uma instituição do Rock. E ainda hoje, vem influenciando gerações.

Led Zeppelin III – Led Zeppelin

Data de lançamento – 05/10/1970

Gravadora – Atlantic

Faixas:

01 – Immigrant Song

02 – Friends

03 – Celebration Day

04 – Since I’ve Been Loving You

05 – Out of the Tiles

06 – Gallows Pole

07 – Tangerine

08 – That’s the Way

09 – Bron-Y-Aur Stomp

10 – Hats Off to (Roy) Harper

 

Formação:

Robert Plant – vocal/ harmônica

Jimmy Page – guitarra/ backing vocal

John Paul Jones – baixo/ teclado/ órgão/ mandolim

John Bonham – bateria/ percussão