hbNews

Niles lança novo EP instrumental “Owl” calcado na psicodelia e stoner

Niles lança novo EP instrumental “Owl” calcado na psicodelia e stoner

26 de agosto de 2021


Niles, projeto instrumental de Breno Casquet (Casquetaria), lançou oficialmente na última Sexta-Feira (20) seu novo EP “Owl”. Com quatro faixas que nos apresentam elementos distintos, abraçando o Stoner Rock, o Rock Psicodélico e texturas de Drone, o material já se encontra disponível no streaming, Bandcamp e Youtube.

O projeto Niles provém da criativa mente de Breno Casquet, vocalista e guitarrista da banda Casquetaria e condutor do selo Fuzzrious. Fundado no final de 2018, o projeto aborda a sonoridade Drone com experimentação das dimensões psicodélicas, ambient e nuances Industriais. Desenvolvendo essa musicalidade, o projeto  tem dois materiais na bagagem: “Niles” e “Amor Fati”, ambos lançados em Fevereiro de 2021. Através de mudanças de sonoridade e abordagem, a mais recente experimentação do projeto é “Owl”, EP lançado no mês de Agosto atuando como uma profusão de sentimentos  “evocando o fuzz para fora do peito” a partir de uma fábrica de riffs.

Sobre o material, Breno descreve: “Owl representa a dualidade do ser humano e suas consequentes interpretações sob natureza que de certo modo, tenta dominar. Os gregos diziam que a coruja é o símbolo da sabedoria por considerarem a noite com o momento da revelação intelectual e do pensamento filosófico. E a coruja, por ter hábitos noturnos, acabou representando a busca pelo saber. Por causa disso, a deusa Atena tinha uma coruja como mascote. A tradição dos índios norte-americanos diz que a coruja mora no Leste, um lugar de iluminação Assim como a humanidade teme a escuridão, a coruja enxerga o breu da noite. Porém, no Império Romanopor exemplo, a ave era considerada agourenta e seu canto prenunciaria a proximidade da morte”

A experiência oferecida pelo EP sugere velocidade e calmaria, permeando por músicas instrumentais com intervalos e atenção para cada instrumento abordado. As 4 faixas representam uma introdução e acendem uma chama para abordagens de simbologia e misticismo. A belíssima arte representada por Hellio Goatgrinder traduz os efeitos de cada elemento composto para a consolidação do significado, e traz vida ao sentido das músicas. As faixas foram produzidas no Home Studio “Fuzzy Life” em São Paulo, e masterizadas por Thiago Nascimento no estúdio Gambs em São José do Rio Preto.”Owl” foi lançado oficialmente nas plataformas digitais em 20 de Agosto.