hbNews

The Abbey lança venda do vinil de seu álbum de estreia ‘Word of Sin’ e compartilha versão ao vivo de “Old Ones”

13 de abril de 2023


A banda doom rock progressivo, The Abbey, com participações de Natalie Koskinen (Shape Of Despair), Jesse Heikkinen (Henget, Iterum Nata, etc), Vesa Ranta (Sentenced, The Man-Eating Tree) e Janne Markus (The Man-Eating Tree), estão agora lançando as vendas tão aguardadas para o formato de vinil de seu álbum de estreia, ‘Word of Sin’. O LP está programado para ser lançado em 7 de julho de 2023 pela Season of Mist e pode ser pré-encomendado neste local.

Para celebrar, a banda está compartilhando agora a versão ao vivo da música “Old Ones”, que foi filmada durante o primeiro show de The Abbey em Kantakrouvi, Oulu (Finlândia) em 22 de fevereiro de 2023.

Os formatos de CD e digital para ‘Word of Sin’ foram lançados anteriormente em 17 de fevereiro e podem ser encontrados aqui.

A arte para ‘Word of Sin’ foi criada por Alexander Reisfar e pode ser encontrada abaixo, juntamente com a lista de faixas!

Tracklist:
1. Rat King (4:43)
2. A Thousand Dead Witches (04:35)
3. Crystallion (06:16)
4. Starless (07:53)
5. Desert Temple (04:31)
6. Widow’s Will (04:23)
7. Queen of Pain (05:22)
8. Old Ones (Prequel) (02:35)
9. Old Ones (12:48)
Total: 53:06

A Abadia de Thelema de Aleister Crowley ficava na Sicília, Itália, e foi o epicentro de muitas das buscas hedonistas mais complexas e inovadoras do ocultista. Aqui, Crowley codificou suas práticas rituais e levou seu conceito de “Magia” a novos patamares imprevisíveis. Ele renomeou o templo como “Collegium ad Spiritum Sanctum”, traduzindo para “Um colégio em direção ao Espírito Santo”. Mas a Abadia de Thelema não ficou livre de controvérsias: um jovem discípulo morreu em 1922 após contrair febre tifoide da água potável. E um ano depois, Crowley foi expulso pelo regime do ditador italiano Benito Mussolini, mas o mistério e a intriga em torno da Abadia de Thelema permanecem.

Foi apenas apropriado, então, que Jesse Heikkinen, um veterano da cena musical finlandesa e artista solo sob o nome Iterum Nata, tenha denominado sua mais nova empreitada musical como The Abbey. Inspirado pela literatura de organizações esotéricas, suas crenças e suas próprias práticas, Heikkinen e a co-vocalista Natalie Koskinen (Shape of Despair) teceram contos ritualísticos dos cantos mais escuros de si mesmos para combinar com uma música que é um provocativo, cativante caleidoscópio de rock pesado e sombrio. O resultado é Word of Sin, o álbum de estreia de nove músicas da The Abbey.

A história da The Abbey começou quando Heikkinen teve a repentina vontade de experimentar cantar em uma banda de doom metal depois de gravar vocais convidados para seus compatriotas do Fuzzifer. Sua ideia era formar uma banda de doom metal com “grandes vocais” – um projeto para se divertir que prosperaria escrevendo do coração e improvisação. Esses planos envolveram o ex-baterista do Sentenced e The Man-Eating Tree, Vesa Ranta – o primeiro nome que veio à mente de Heikkinen para o projeto.

Ranta, agora um fotógrafo e cineasta profissional, forneceu o suporte sólido por trás da carreira revolucionária do Sentenced, que foi encerrada em 2005. De acordo com Heikkinen, Ranta toca “como um batalhão de gigantes marchando”, uma referência não muito sutil à maestria do baterista com a nota quarto. Ranta rapidamente aderiu aos primeiros demos de Heikkinen e sugeriu que adicionassem uma cantora. Entra Koskinen. Koskinen conhecia Ranta de uma gravação de vídeo onde estava atuando como maquiadora. Relutante em experimentar uma nova banda considerando suas obrigações com Shape of Despair e sua carreira, Koskinen ouviu o primeiro demo de Heikkinen e decidiu participar do projeto. Janne Markus (guitarra, também de The Man-Eating Tree) e Henri Arvola (baixo) foram logo escolhidos para completar a formação da banda.

Word of Sin foi gravado entre abril e novembro de 2021 em vários locais na Finlândia. As baterias, baixo e guitarras de Markus foram gravados no Kratio Studio em Oulu por Kyösti Rautio. Rautio também atuou como co-produtor e mixou o álbum, tornando-se o sexto membro não oficial de The Abbey. Heikkinen, que gravou a maioria de seus vocais e guitarras no quarto de sua enteada, cercado por Meu Pequeno Pônei, figuras da Disney e uma pilha de literatura esotérica, tem o cuidado de apontar que The Abbey não se enquadra em nenhum subgênero específico.

“O álbum foi feito puramente por razões autoexpressivas”, diz ele. “Minha música é o canal onde posso ser o mais verdadeiro e autêntico possível. Também é uma maneira um tanto segura de explorar e expressar o meu lado obscuro e a consciência coletiva. Word of Sin pode parecer uma peça tremendamente sombria como um álbum de rock, mas é bastante leve para um álbum de doom metal! O material mostrou ser tão forte que era óbvio que não seria apenas outro projeto paralelo. Eu acho que o uso da improvisação fez com que a música soasse mais como seu criador, em vez de ser forçada a ser isso ou aquilo – e isso parecia funcionar muito bem para nós!”

Independentemente de onde Word of Sin se encaixa entre os vastos canais do doom e do heavy rock, a interação vocal entre Heikkinen e Koskinen é inegável. Cada um tem músicas em que assumem a liderança, mas suas harmonias e trocas carregam canções como “Rat King” e “Desert Temple” para a frente, criando uma atmosfera inquieta e cativante que se assemelha ao rock vintage dos anos 70. E, em sua primeira experiência cantando liderança em uma banda, Heikkinen prova ser um vocalista bastante capaz, carregando uma entrega suave e quase arejada em “Crystallion” e “Widow’s Will”.

“Eu não pensei muito sobre isso – minha vocalização veio naturalmente”, diz ele. “Ainda acho que sou mais um guitarrista do que um vocalista, na verdade. Durante a escrita e gravação, eu ouvi bastante Red, do King Crimson, então tenho certeza de que recebi algumas influências do canto de John Wetton nesse álbum. As harmonias vocais foram fortemente inspiradas por bandas como E.L.O., Queen e Yes.”

Heikkinen e Koskinen não se conheciam antes da formação de The Abbey. Heikkinen conheceu Koskinen pela primeira vez quando ela gravou vocais em seu estúdio caseiro, mas sua parceria gerou resultados imediatos. “Atualmente, geralmente gravo meus vocais em casa, mas nesse caso, como ainda não tinha conhecido Jesse pessoalmente, queria gravar minhas partes na casa dele”, diz Koskinen. “É muito importante ver que tipo de energia existe entre os músicos com quem vou trabalhar a longo prazo. Acontece que somos um casamento musical perfeito. Mais tarde, viajei para Oulu para conhecer o resto dos caras [Janne e Henri] e devo dizer que tivemos um vínculo muito forte desde o início. Às vezes as coisas simplesmente acontecem mesmo quando você não as planeja.”

“Para cada um, as linhas certas foram encontradas muito facilmente”, acrescenta Heikkinen. “Já havia dezenas de faixas vocais em alguns dos meus demos, mas toda vez que Natalie encontrava seu lugar na música, ela adicionava algo novo a ela.”

O processo criativo por trás de Word of Sin foi tão frutífero que os membros de The Abbey já estão pensando em um próximo álbum. É um testemunho da força inerente do material e do vínculo imediato entre os cinco músicos.

” The Abbey definitivamente será um projeto ativo e sério para mim – espero que também seja divertido”, conclui Heikkinen. E Koskinen conclui: “Tenho a sensação de que essa banda fará uma longa jornada juntos”.

Links:
https://www.facebook.com/abbeyceremonial
https://www.instagram.com/theabbeyceremonial/
https://theabbey.bandcamp.com

Crédito: Sami Mustonen/Season of Mist

Formação:

Jesse Heikkinen – guitarra, teclado, percussão, vocais

Natalie Koskinen – vocais

Janne Markus – guitarra

Vesa Ranta – bateria

Henri Arvola – baixo