hbNews

Unleash the Archers lança em Maio o álbum conceitual inspirado em IA, “Phantoma”

Unleash the Archers lança em Maio o álbum conceitual inspirado em IA, “Phantoma”

14 de fevereiro de 2024


A banda de metal mais empolgante do Canadá, Unleash the Archers, está emocionada em anunciar o próximo lançamento de seu envolvente sexto álbum de estúdio, o álbum conceitual inspirado em IA Phantoma, que estará disponível em 10 de maio de 2024 via Napalm Records. O novo álbum segue o sucesso da banda em 2020, Abyss, que conquistou o Prêmio JUNO de Álbum de Música Metal/Hard do Ano após estrear em primeiro lugar nas paradas de Música Hard Atual e de Novos Artistas dos EUA.

A vocalista e letrista Brittney Slayes concebeu o conceito de Phantoma em 2021, antes do aumento significativo dos comentários sobre IA. Liderada pelo protagonista do álbum, Phantoma, uma unidade de Fase 4 / Rede Nível 0 – modelo A, a história relata as provações da IA ganhando consciência em um planeta Terra distópico, em um futuro próximo. Com a mistura única da banda de power metal, heavy metal tradicional, prog moderno e sensibilidades pop, Unleash the Archers tece uma teia de musicalidade afiada, conceito sci-fi elevado e comentário social importante sobre descobrir as verdades brutais por trás do brilho fabricado das postagens nas redes sociais.

O anúncio do álbum começa com o lançamento de seu primeiro single, “Green & Glass” – um opus inesquecível que percorre o conceito distópico do álbum com versos dinâmicos e trabalho de guitarra prog-laden. Seu inovador vídeo musical apresenta Phantoma descobrindo novas e angustiantes realidades, e foi criado usando IA, ao mesmo tempo que apoia artistas tradicionais, tendo modelos de personagens treinados exclusivamente em uma obra licenciada do artista Bo Bradshaw.

Unleash the Archers comenta sobre “Green & Glass”:
“Lutamos por um tempo para decidir qual música lideraria este álbum e, no final, escolhemos ‘Green & Glass’ porque é a música que inspirou a arte da capa, mas também porque não revela muito sobre o conceito por trás do álbum. Queríamos nada mais do que ser capazes de criar uma narrativa cinematográfica completa da história por meio de nossos videoclipes, e ficamos muito animados quando os caras do RuneGate Studio manifestaram interesse em aprender como usar a Stable Diffusion para realizar nossos sonhos! Eles treinaram o modelo com o trabalho de Bo Bradshaw, o que lhe confere um estilo de animação lindamente único; conseguimos dar vida à sua magnífica arte em camisetas!”

Após o triunfo de 2020 com Abyss, considerado pelo Bandcamp como “uma audição obrigatória” e nomeado pela Loudwire como um dos melhores álbuns de rock e metal do ano, Unleash the Archers ascende com Phantoma. Desafiando a controvérsia e dando vida à sua imaginação, a banda utilizou a IA durante o processo de escrita, filmagem e produção em Phantoma, incorporando elementos eletrônicos e synthwave ao longo dos 10 hinos colossais do álbum, que, de acordo com seu tema, são mais sombrios e pesados em comparação com a positividade brilhante de Abyss.

A faixa de abertura do álbum, “Human Era”, estabelece o tom com imagens de um cenário futuro sombrio e ventoso que culmina em um ritmo acelerado no bastião de metal power “Ph4/NT0mA” – uma obra-prima de solos de guitarra duelantes e acrobacias vocais. A influência trad-metal de “Buried In Code” ilumina o caminho com ritmos contundentes antes de o álbum tomar um rumo sombrio em “The Collective”, com os tons calorosos de Brittney Slayes convidando o ouvinte a ‘se juntar ou ficar de lado’! O primeiro single arrepiante, “Green & Glass”, revela a verdade antes do sabor dos anos 80 em “Gods In Decay” e o extraordinário hino baládico “Give It Up Or Give It All”, que destacam a habilidade de composição variada da era moderna do Unleash the Archers. Um trio de encerramentos conceituais começa com a atmosférica “Ghosts In The Mist”, seguida pela imponente, mas ameaçadora, “Seeking Vengeance”, antes de encerrar com o conto agridoce de “Blood Empress”.

Mixado e masterizado por Jacob Hansen, e com o guitarrista principal Andrew Kingsley como principal compositor e produtor, Phantoma representa um avanço emocionante na maestria de composição de músicas e narrativas do Unleash the Archers, e um grande salto em sua imponente trajetória musical.

Tracklist:
1. Human Era
2. Ph4/NT0mA
3. Buried In Code
4. The Collective
5. Green & Glass
6. Gods In Decay
7. Give It Up Or Give It All
8. Ghosts In The Mist
9. Seeking Vengeance
10. Blood Empress

Pré-venda aqui: https://lnk.to/UTA-Phantoma/napalmrecords

Phantoma estará disponível nos seguintes formatos:
-Earbook Edition com 2CD (2 faixas bônus e versão instrumental do álbum), Single de 7″ (2 faixas bônus em vinil preto), livreto de 60 pp (somente na venda pelo correio da Napalm – limitado a 1000)
-2LP Gatefold em laranja vermelho marmorizado com livreto de vinil de 24 páginas e impressão de arte (somente na venda pelo correio da Napalm – limitado a 300)
-2LP Gatefold em brilho no escuro (somente na venda pelo correio da Napalm – limitado a 300)
-2LP Gatefold em espirro aquamarine laranja (somente na venda pelo correio internacional da Napalm – limitado a 300)
-2LP Gatefold em verde limão transparente (somente na venda pelo correio norte-americano da Napalm – limitado a 300)
-2LP Gatefold em prata (apenas varejo independente norte-americano – limitado a 700)
-2LP Gatefold em preto
-Edição de Fita Cassete em verde fluorescente com impressão branca (somente na venda pelo correio da Napalm – limitado a 200)
-Edição de CD em Caixa
-Álbum Digital

UNLEASH THE ARCHERS fará uma turnê pelo mundo em 2024, com datas já anunciadas na América do Norte, Europa, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. Veja abaixo todas as datas de turnê atualmente reservadas!

UNLEASH THE ARCHERS em turnê:
Festivais Europeus:
7/05 – Ballenstedt, DE @ Rock Harz
7/06 – Knislinge, SE @ Time To Rock
7/12 – Visovice, CZ @ Masters Of Rock
7/19 – Laukaa, FI @ John Smith Fest
7/21 – Baile Figa, RO @ Celtic Transylvania
8/02 – Wacken, DE @ Wacken Open Air
8/09 – Villena, ES @ Leyendas Del Rock
8/10 – Walton-On-Trent, UK @ Bloodstock

Apoiando POWERWOLF na América do Norte:
8/29 – Los Angeles, CA @ The Hollywood Palladium
8/31 – Denver, CO @ The Ogden Theatre
9/03 – Chicago, IL @ The Riviera Theatre
9/04 – Cleveland, OH @ The Agora Theatre
9/05 – Silver Spring, MD @ The Fillmore
9/07 – Tampa, FL @ Jannus Landing
9/08 – Atlanta, GA @ The Masquerade
9/09 – Charlotte, NC @ The Fillmore
9/12 – Philadelphia, PA @ The Fillmore
9/13 – Worcester, MA @ The Palladium
9/14 – New York City, NY @ Brooklyn Paramount
9/15 – Laval, QC @ Place Bell

Formação:
Brittney Slayes – Vocais
Scott Buchanan – Bateria
Grant Truesdell – Guitarra, Vocais
Andrew Kingsley – Guitarra, Vocais
Nick Miller – Baixo