hbNews

Vanir lança novo single digital e lyric video “Fall Of Arkona”

4 de fevereiro de 2024


À medida que nos aproximamos do lançamento do novo trabalho do Vanir, os dinamarqueses lançam um novo lyric video e single digital para dar um gostinho do álbum. E mais uma vez eles mergulham fundo na história escandinava, em “Fall Of Arkona”.

O cerco de Arkona foi um curto cerco de oito dias entre as forças dinamarquesas e pomeranas sob Valdemar I e as forças vênicas da fortaleza do templo de Arkona. Resultou em uma vitória decisiva para as forças dinamarquesas, após o qual o resto de Rügen se rendeu. Após a batalha, os dinamarqueses destruíram a grande estátua do deus vênico Svantevit.

Ouça “Fall Of Arkona”: https://vanir.lnk.to/arkona

Vanir é uma das bandas de death metal melódico mais proeminentes da Dinamarca e lançou seis álbuns completos desde a criação da banda. E agora, eles estão prontos para lançar sua sétima fera, intitulada “Epitome”.

O tema deste novo opus é a Idade Média dinamarquesa, com duas músicas que se ramificam para o Renascimento (“Wood Iron And Will” e o início da Idade Média “Blood Eagle”). O cerne do tema do álbum é o trono e as batalhas travadas para mantê-lo ou para cimentar seu poder.

O primeiro single do álbum, “Twisting The Knife”, foi escrito sobre o Banho de Sangue de Estocolmo, que foi um julgamento que levou a uma série de execuções em Estocolmo entre 7 e 9 de novembro de 1520. O cerco de Arkona em 1169, liderado pelas forças dinamarquesas e pomeranas sob Valdemar I, é o ponto inicial para “Fall of Arkona”. Finalmente, uma música sobre força, valor e coragem (“One Man Army”) completa a trilogia de singles do álbum.

A capa do álbum “Epitome” é uma representação da rainha dinamarquesa Sorte Grethe (Greta Negra). Em seu próprio tempo, Margaret tinha uma reputação como regente competente e iluminada. A regente Margaret enfrentou o conflito não resolvido entre a coroa e o arcebispo. A música “Sorte Grethe”, no álbum, trata de uma batalha sangrenta onde 12.000 homens foram mortos para proteger o direito de seus filhos ao trono.

Vanir está presente há mais de 10 anos e evoluiu muito desde o início da banda. Com os últimos três registros, e agora com “Epitome”, Vanir mostra sua borda pesada e death metal melódico cativante.

Das Sagas antigas aos salões dos reis e aos campos de batalha sangrentos, a música de Vanir foi reunida, sem compromissos, com uma fascinação pelas origens comuns escandinavas e pelo sangue derramado ao longo da história.

“Epitome” será lançado em CD, LP (vinil preto, limitado a 300) e formatos digitais via Mighty Music em 16 de fevereiro de 2024.

Pré-venda em: https://targetshop.dk/vanir

“Epitome” tracklist:
1. Twisting The Knife
2. One Man Army
3. Wood Iron And Will
4. Sanguis Et Aurum
5. Sorte Grethe
6. Call To Arms
7. Fall Of Arkona
8. Blood Eagle
9. Kings Will Fall

Crédito: Natascha Dumbledear Allen

Lineup:
Martin Rubini – vocais
Kirk Backarach – guitarra
Michael Lundquist – guitarra
Mikael Christensen – baixo
Jon Elmquist Schmidt – bateria
Stefan Dujardin – teclados