O renomado grupo de black metal Watain emitiu o seguinte comunicado:
“Senhoras e senhores, seguidores, aliados e apoiadores,
esta é uma solene transmissão do Templo de Watain.
Anunciamos hoje que, dentro de três anos – marcando nosso 30º aniversário – Watain lançará seu oitavo e último álbum de estúdio.
Este álbum representará o encerramento de uma Obra mágica de três décadas, o último cruzamento do caminho do Watain, após o qual a banda deixará de existir. Será o fim de uma tríade de décadas durante as quais compartilhamos com vocês – nosso público leal – nosso caminho sagrado neste estranho mundo, sempre avançando em direção à escuridão sedutora do Fim.
Nos próximos três anos, os motivos para esta decisão serão explicados e detalhados.
Mas, por enquanto, queremos dizer apenas isso:
As nossas músicas e a nossa arte não trataram sempre da mortalidade, da finitude, da MORTE e do que está além? Agora, chegou o momento de reivindicarmos a nossa própria conclusão. De moldá-la como moldamos nossos palcos e nossas canções – nas chamas da vontade. Em vez de sermos consumidos pelas mandíbulas do tempo ou esmagados pela roda das circunstâncias, escolhemos deixar que Watain retorne, invicto e inabalável, ao caos primordial de onde nasceu.
Aqui estamos, à beira de nosso capítulo final. Três anos de Obra ainda nos aguardam. Três anos liminares nas fronteiras entre os vivos e os mortos, período no qual novas músicas serão criadas e compartilhadas, shows acontecerão e outras manifestações, que serão reveladas a seu tempo, emanarão – com a certeza da MORTE – do Templo de Watain.
Recebam esta mensagem não como uma despedida, mas como o primeiro acorde de um réquiem sacrificial. E também como um convite para fazer parte do que transformaremos nestes últimos anos – algo que será incomparável.
Louvado seja o Deus-Diabo por quem nosso caminho é abençoado
e sobre cujo altar agora depositamos esta humilde oferenda.
À MORTE e muito além!”
Watain
Uppsala, 20 de setembro de 2025
Ver essa foto no Instagram