Shows

Cradle of Filth: Relembrando o legado de ‘Cruelty and the Beast’ em show em São Paulo

Cradle of Filth: Relembrando o legado de ‘Cruelty and the Beast’ em show em São Paulo

27 de maio de 2019


Carlos Pupo/Headbangers News

O Cradle of Filth voltou a São Paulo um ano após sua última apresentação, mas agora com a turnê que celebra os 21 anos de  lançamento do álbum “Cruelty and the Beast”. Este trabalho não foi apenas um marco na história da banda, mas da introdução de um nível a mais da teatralidade do black metal e que pode ser considerado um dos álbuns conceituais mais grandiosos da história do metal extremo.

Para esta comemoração os fãs estavam presentes em um número aceitável, mas não o suficiente para lotar o Carioca Club numa noite onde vários shows simultâneos ocorreram na capital paulista. E estes britânicos góticos do black metal mostraram ao público que ainda estão longe de parar.

O álbum histórico foi apresentado na íntegra, que na minha opinião é um dos melhores discos da carreira da banda, baseado na notória condessa Elizabeth Báthory de Ecsed, um das assassinas em série mais fascinantes e absolutamente horríveis da história.

Dani Filth, ainda trajado no melhor estilo de quem faz compras de figurino em sex shop, não tem a mesma voz de outras apresentações que presenciei, mas parecia mais animado e com mais presença de palco que em oportunidades anteriores. É inegável o legado que Dani deixou nas letras e composições, assim como seu imaginário e temas góticos em uma banda tão produtiva e de sonoridade única.

Os guitarristas Richard Shaw e Ashok brindaram a apresentação com um show de competência e presença de palco. E a voz suave e encantadora de Lindsay Schoolcraft sempre dá um contraponto ao peso habitual dos guturais esganiçados de Mr. Filth.

Os fãs pareciam hipnotizados dentro desta atmosfera, muitos devem ter se lembrado de quando ouviram estas músicas pela primeira vez, como eu me lembrei e voltei ao ano de 1998, que agora me parece tão longínquo.

Além das músicas deste disco, estiveram presentes canções de outros álbuns como “Heartbreak and Seance”, “Nymphetamine Fix”, “Saffron’s Curse” e “Her Ghost in the Fog”, que encerrou com maestria um show que agradou até os mais saudosos e que com certeza será comentado por um bom tempo por eles.

Setlist:

1. Thirteen Autumns and a Widow

2. Cruelty Brought Thee Orchids

3. Beneath the Howling Stars

4. Desire in Violent Overture

5. The Twisted Nails of Faith

6. Bathory Aria: Benighted Like Usher / A Murder of Ravens in Fugue / Eyes That Witnessed Madness

7. Lustmord and Wargasm (The Lick of Carnivorous Winds)

8. Malice Through the Looking Glass

9. Heartbreak and Seance

10. Nymphetamine (Fix)

11. Saffron’s Curse

12. Her Ghost in the Fog

Formação:

Dani Filth (vocal)
Martin Skaroupka (bateria)
Daniel Firth (baixo)
Richard Shaw (guitarra)
Ashok (guitarra)
Lindsay Schoolcraft (teclado e backing vocal)

Carioca Club

Data: 25/05/19

Horário: 19h

Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros