O Beyond Chaos é uma banda que nós podemos rotular como workaholic, pois tem mais álbuns lançados do que anos de existência. “Fanaticvs Santvs” é o álbum número seis desta one-man band oriunda de Osasco.
Na atividade desde 2019, capitaneada pelo faz tudo Thiago Alboneti, ele tem se mantido em pleno vigor, lançando praticamente um disco por ano. Entretanto, “Fanaticvs Santvs” é o segundo play do Beyond Chaos neste ano, sucedendo “Sins From the Past“, lançado no mês de março deste ano, cinco meses antes deste mais recente play, que saiu de maneira independente, tal como os demais álbuns da banda.
O Beyond Chaos traz uma sonoridade mais voltada ao Death Metal técnico e a qualidade do trampo é tamanha que passa despercebido o fato de ser Thiago Alboneti o único responsável por tocar as guitarras, baixo, a bateria e ainda fazer o vocal. Apesar da brutalidade absurda das músicas, a produção é caprichada. Não é porque é um som extremo que necessariamente a qualidade tem que ser tosca como eram as gravações de 1986 e isso o Thiago entendeu muito bem.
O álbum tem dez canções e uma duração de 42 minutos. É um tempo bom para um álbum e passa que o ouvinte nem percebe que está passando mais de uma hora apreciando uma obra de arte, em forma de música brutal, pesada e extrema. Podemos destacar a faixa-título e também faixas como “Legacy of Sin“, “Vortex of Vomit” e “Malevolence Within: the Damned Asylum“.
A capa traz uma bela ilustração. A se lamentar, apenas o fato de o álbum ter saído somente em formato digital, pois desta forma não dá para ter a imagem em mãos e poder olhar, bem como a falta de encarte para que possamos acompanhar as letras e também a ficha técnica do álbum. Sim, há os que ainda gostam desta coisa. Claro que o ritmo corrido dos dias atuais faz com que parte de nós fiquemos meio que escravos da internet e da digitalização, fazendo com que escutemos nossos artistas favoritos nos celulares enquanto nos deslocamos, mas esse álbum merece uma prensagem física.
Para quem gosta de bandas na linha do Benediction, o Beyond Chaos é super indicado. E pelo fato dessa sonzeira ser feita por um único cara, merece um reconhecimento ainda maior. Que venha um novo álbum da banda o quanto antes.