O Facada, grupo radicado em Fortaleza/CE e referência do grind/death nacional, está em vias de lançar seu novo petardo sonoro, “Truculence” (2025).
“Em um cenário onde as coisas raramente funcionam como deveriam, em que a educação e a decência são tratadas de maneira totalmente oposta e mesmo assim acha-se conveniente e normal esse abuso, em que pessoas usam da boa vontade das outras para se aproveitar, quando qualquer tentativa de diálogo … recebida com mentira e total desprezo pelo que se diz, temos mesmo que aceitar com condescendência?”
Produzido por Vanessa Almeida e pelo baterista Vicente Ferreira, as gravações ocorreram entre 2024 e parte desse ano no VTM Studio e VOID Studio.
Ao todo são treze faixas em pouco mais de quinze minutos. Convidado para dar uma ouvida prévia no disco, posso dizer que os sete anos sem lançar um material só da banda desde “Quebrante” (2018) não diminuíram em nada sua fúria: o grind/death metal brutal do grupo continua afiado, mesmo intercalando passagens mais puxadas para o punk/hardcore.
Fábio Mozine, da Läjä Records, publicou o vídeo abaixo para a faixa “Irreversível”
Ver essa foto no Instagram
“Truculence” (2025) será lançado dia 10 de outubro em CD e vinil pelas gravadoras Black Hole Productions e Läjä Records.
Formação:
James: baixo, vocais
Danyel: guitarra
Ari Almeida: guitarra
Vicente: bateria
Faixas:
01 Truculence
02 Irreversível
03 Saudade Não Acaba
04 Sangrando Concreto
05 Regressão Primitiva
06 Talvez Nunca
07 Não Dormir, Nunca Acordar
08 Vai Entregar
09 Bem Que Eu Disse
10 Mente, Engana, Manipula
11 João
12 Dwyer
13 Feche Os Olhos E Contemple