Shows

Airbourne e RF Force no show de comemoração dos 28 anos de Manifesto

Airbourne e RF Force no show de comemoração dos 28 anos de Manifesto

29 de agosto de 2022


Vinicius Rosa/Headbangers News

Para mim, a noite do dia 28 de Agosto de 2022 pode ser considerada um marco e uma legítima aula de como se conduzir um show! O Airbourne, conhecido por carregar uma energia digna de uma “usina nuclear”, retornou ao Brasil e nos deixou com saudade de algo que possivelmente nós nunca viveríamos se não fosse por eles – um verdadeiro show de rock.

Às 18h, no Fabrique Club, na zona oeste da capital paulista, começou o evento de comemoração dos 28 anos de Manifesto Bar. A abertura ficou por conta da banda RF Force, formada por Rodrigo Flausino, Daniel Iasbeck (guitarra – Exxótica, Secos & Molhados), Marcelo Saracino, Lucas Emidio (bateria – Hatematter, Scenes From a Dream) e Ricardo Flausino (baixo).

A apresentação foi repleta de energia e técnica, o som estava impecável e a voz de Marcelo Saracino mereceu destaque pela qualidade e volume! Com diversas referências ao metal tradicional, o som do grupo era potente e revigorante. Com medleys de músicas como “Heaven and Hell”, do Black Sabbath, “Living After Midnight”, do Judas Priest, “The Trooper”, do Iron Maiden, e claro o repertório do seu álbum de estreia, com músicas como “Fallen Angel”, “Flying Dogs”, “Fighter” e o single que os apresentou ao público, intitulado “Old School Metal”, colocando todos os presentes pra cantarem juntos.

Após essa abertura magnífica e uma breve pausa para preparação de placo para o headliner da noite, recebemos Airbourne. A banda australiana é formada pelos irmãos Joel O’Keeffe (vocal e guitarra) e Ryan O’Keeffe (bateria), Justin Street (baixo) e o mais recente integrante, Jarrad Morrice (guitarra). Visitando pela segunda vez o Brasil – após uma passagem em 2017. O grupo vem agora em 2022 divulgar atualmente o mais recente álbum, Boneshaker.

Abrindo ao som do tema de “Exterminador do Futuro” somos preparados para a aparição explosiva do guitarrista e vocalista Joel O’Keeffe. Ele surge com sua “vestimenta” de sempre – sem camisa – já saltando e correndo ao som de “Ready to Rock”. E o público fazia coro junto com a banda.

O Airbourne oferece uma segunda chance a todos aqueles que não nasceram nos anos 80 e nunca tiveram a sensação de estar em uma “rock party”. Nós fãs brasileiros neste dia tivemos a experiência única de vê-los em ação ao vivo e poder viver esse momento mágico de celebração do rock and roll! Regado a muita diversão, jovialidade e interação.

O grupo definitivamente não é uma banda pra se “assistir” e sim para se “integrar” ao show. O público passa de mero espectador e apreciador para o patamar de quinto integrante.

Onde mais você veria um show de rock e ganharia cerveja e Jack Daniels servidos pelo frontman?Só isso já mostra o quanto Airbourne é ligado diretamente à interação com seus fãs, não importa o tamanho do show.

Como já entreguei boa parte do que foi a apresentação, só me resta detalhar um pouco do que foi após a abertura desse show. Após “Ready To Rock”, o grupo emendou com “Too Much, Too Young, Too Fast”, outro sucesso do grupo.

Mas foi em “Boneshaker” que Joel surpreendentemente deixa o palco e aparece em pé no balcão do bar do Fabrique e realiza o famoso “beer sprinkler”. Pra quem não sabe, beer sprinkler consiste no ato de agitar a cerveja e fazer furos, o resto é pura loucura.

Joel retorna ao palco e continua o show com “Back In The Game”, outra canção “de explodir cabeças”. E foi assim uma atrás da outra: “Breaking Outta Hell”, “Diamond in the Rought” e em “It’s All For Rock n Roll” o Airbourne simplesmente abre um bar no palco: o “Lemmy’s Bar”.

Então, enquanto todos gritam “Lemmy”, Joel serve vários copos de Jack & Coke para o público — bebida qual o eterno frontman do Motörhead foi responsável por popularizar.

Joel canta enquanto serve a todos aqueles que disputam espaço em frente ao palco e despeja Jack Daniel’s nos espectadores que aproveitaram o momento pra desopilar e celebrar.

Após esse momento extraordinário de comemoração e homenagem, “Cheap Wine e Cheaper Woman” foi a música condutora da reta final, seguida de “Raise The Flag”, em que os músicos deixam o palco para retornar para o ato final. Regresso este que veio com “Live It Up”, fazendo com que todos os presentes cantassem em coro novamente.

O encerramento ficou por conta de “Runnin’ Wild”, faixa que em seu clipe conta com a participação de Lemmy, nosso padrinho da atitude rock and roll. Desta forma, a banda se despede do palco, nos deixando com o gosto de quero mais e com ânimos renovados.

O Airbourne é talvez a esperança de que espírito roqueiro possa tocar na alma das novas gerações e uma certeza de que pode se tornar um gigante poderoso da indústria musical.

* Fotos da galeria: Vinicius Rosa/Headbangers News

Galeria de Fotos

Setlist Airbourne:
1.Ready to Rock
2.Too Much, Too Young, Too Fast
3.Girls in Black
4.Burnout the Nitro
5.Boneshaker
6.Back in the Game
7.Breakin’ Outta Hell
8.Diamond in the Rough
9.It’s All for Rock ‘n’ Roll
10.Cheap Wine & Cheaper Women
11.Chewin’ the Fat
12. Raise the Flag

Encore:
13.Live It Up
14.Runnin’ Wild

Fabrique

Data: 28/08/22

Horário: 17h

R. Barra Funda, 1071 - Barra Funda