hbNews

Anthemon disponibiliza sua discografia em serviços de streaming após mais de 15 anos do fim da banda

Anthemon disponibiliza sua discografia em serviços de streaming após mais de 15 anos do fim da banda

18 de abril de 2023


A lendária banda francesa de metal sinfônico gótico/doom Anthemon lançou pela primeira vez sua discografia completa em serviços de streaming através da finlandesa Inverse Records. A banda foi formada em janeiro de 1997 e se separou em 2007. Durante seu período ativo, eles lançaram com sucesso uma demo, um EP e três álbuns completos e uma gravação de demo “The Aloïs Demos”, que nunca foi oficialmente lançada por causa da separação da banda.

Ouça os lançamentos do Anthemon nos serviços de streaming: https://push.fm/fl/anthemon

Os membros da banda comentam:

“Após mais de 15 anos do fim da banda, Anthemon pode ver sua música disponibilizada novamente, graças à iniciativa da Inverse Records, sem a qual nós, ex-membros, provavelmente nem teríamos pensado em oferecê-la ao público novamente. Na verdade, não percebemos que poderia haver demanda por ela.

Se hoje toco no Monolithe, cuja notoriedade supera em muito o que o Anthemon alcançou na época, essa entidade ainda ocupa um lugar muito especial em minha memória. Esta é a primeira banda com a qual gravei uma coleção de músicas e a lancei. Esta é a banda com a qual aprendi a compor. Esta é a banda com a qual fui aclamado pela primeira vez no palco, com pessoas na plateia cantando as letras. Esta é a banda com a qual aprendi os prós e contras do negócio da música: suas alegrias, desapontamentos e traições. Esta é também a banda com a qual aprendi a noção de liderança e gerenciamento de personalidade! E é também a banda com a qual expressei, às vezes de forma desajeitada, às vezes com sucesso, emoções musicais que eram realmente próximas ao meu coração na época.

Lembro-me de tudo sobre esta banda. Desde o primeiro encontro com Marc, com quem sempre formamos o núcleo duro do Anthemon. Lembro-me das primeiras composições desajeitadas e gaguejantes, da procura por uma formação, dos músicos que entraram e saíram, do primeiro show executado nervosamente, da gravação de nossa primeira demo, da chegada de Alex, Nicolas, Nathalie, Loïc, David, Ludovic…. A amizade com outras bandas francesas, como The Old Dead Tree. A viagem ao norte da Finlândia para mixar “Arcanes”, depois “Dystopia”. A ideia louca por trás de “Kadavreski”. O orgulho de ouvir esses álbuns todos juntos pela primeira vez quando foram concluídos…

Todo esse período, minha juventude, meu treinamento como músico e como homem, existe em minha memória, em nossa memória coletiva da banda e especialmente através do legado que permanece, a saber, essa demo, esse EP e esses 3 álbuns dos quais ainda me orgulho extremamente hoje.”

Sylvain Begot Abril de 2023.

———————————

“Anthemon foi um passo importante na minha vida como homem e músico, com seus altos, baixos, arrependimentos, risos, lágrimas e encontros. Eu sou e sempre serei muito orgulhoso de tudo o que alcançamos durante os 10 anos de vida da banda.

Agradeço à Inverse Records por dar a Anthemon a oportunidade de ser distribuída para o maior número possível de pessoas por meio de plataformas de streaming e, assim, dar-lhe uma segunda vida. Finalmente, envio minhas saudações a todos aqueles que fizeram parte da história da banda, desde o início até o fim.”

Marc Canlers Abril de 2023.

———————————

“Somos gratos à Inverse Records por continuar o legado de Anthemon em uma ampla variedade de plataformas de streaming, tornando possível que novos ouvintes explorem nosso som. Anthemon foi uma jornada para músicos jovens e inexperientes e pessoas que cresceram juntos. Sempre tentamos não nos repetir e você encontrará que alguns de nossos lançamentos soam glaciais, melancólicos ou intrincados, pois refletiam nossos sentimentos e o que experimentamos em nossas vidas naquele momento. Por todas essas razões, Anthemon sempre será um período importante da minha vida e espero que nossa música também ressoe na mente de outras pessoas.”

Alexandre Kohler Abril de 2023.

———————————

“A aventura de Anthemon foi, antes de tudo, extremamente enriquecedora, seja no lado musical ou no lado humano das coisas. Esses caras eram profissionais, diligentes e cheios de experiência! Eu sou e sempre serei muito orgulhoso de tudo o que essa banda me deu! Sim, foi muito trabalho e desafios musicais, mas também momentos de diversão e prazer de tocar boa música juntos! Obrigado, pessoal!”

Ludovic Rouix Abril de 2023.

———————————

“Eu percebo que não escrevo este nome há mais de 10 anos; e no entanto, não esqueci nada. Anthemon foi uma experiência enriquecedora para mim, em ambos os níveis, humano e musical.

Além disso, fiquei surpreendido com a disciplina e habilidades organizacionais que prevaleceram dentro da banda quando eu entrei. Lembro-me de uma frase escrita numa revista famosa durante a promoção do nosso segundo álbum, “Dystopia”: “Sociedade, eu odeio-te”! Na verdade, éramos vistos como rebeldes por alguns, mas a verdade é que levantávamos cedo todos os domingos para ir ensaiar, sempre mantendo um bom humor e nunca sem humor. Obrigado a todos os que fizeram esta banda viva e tornaram esta bela aventura possível. Nunca esquecerei esses anos, porque Anthemon é uma flor que nunca desaparece!”

Sébastien Latour Abril de 2023.

Talvi (2000)

01. Talvi
02. Floating Further
03. Shroud of Frost
04. Withered Smile
05. Against the Emptiness
06. …Longer than Life
07. Der Todesking
08. At Dusk… (Bonus Track Nocturnal Contemplations Demo 1998)
09. Nocturnal Contemplation (Bonus Track Nocturnal Contemplations Demo 1998)
10. Blood as a Flower (Bonus Track Nocturnal Contemplations Demo 1998)
11. The Dark Lights (Bonus Track Nocturnal Contemplations Demo 1998)
12. Coming Back to Life (My Third Birth) (Bonus Track Nocturnal Contemplations Demo 1998)

Em novembro de 2000, “Talvi” (“Inverno” em finlandês), um EP com 7 faixas, que revela influências mais amplas do que o lançamento anterior, é lançado. Com este EP, a banda ganha uma reputação considerável graças à boa recepção geral tanto da imprensa quanto do público.

A demo “Nocturnal Contemplations” de 1998 é adicionada como bônus a este lançamento de 2023.

Arcanes (2003)

01. Anthemon Anthem (Introduction)
02. No Rest No Peace
03. Semen
04. Keep Dying
05. Another I
06. Parody of Man
07. Forgotten (Interlude instrumentale)
08. Reed
09. Meaningless
10. Never Born Forever Dead
11. Arcanes

O álbum é lançado em fevereiro de 2003. “Arcanes” marca o início da colaboração de Anthemon com Ahti Kortelainen (Tico-Tico Studio, Finlândia), oferecendo pela primeira vez à banda uma produção de padrão internacional.

Com “Arcanes”, Anthemon é percebido como uma banda habilidosa, capaz de propor uma música pessoal que tira o melhor de diferentes estilos musicais para obter uma mistura coerente e nova.

Dystopia (2004)

01. Above Us
02. Foretell Omega
03. Chatter of the Tube
04. Recall the Absence
05. Tuned to a Dead Channel
06. La chute de l’architecte
07. Manifold of…
08. Serene Eves

“Dystopia” é lançado em novembro de 2004. O álbum representa um grande salto à frente para a banda. Ao misturar seu vasto leque de influências em uma música mais progressiva, sombria e cada vez mais pessoal, os membros da banda ganharam a aposta de descrever o terrível mundo criado nas letras, onde a liberdade dos homens é nada mais do que uma ilusão.

Kadavreski (2005)

1. Kadavreski
2. Print of the Sand Glass
3. All Is Cyclical
4. Weight of the Feather
5. Weight of the Feather (Orchestral Version Bonus track)

No início de 2005, Anthemon começa a trabalhar em um novo álbum, que é lançado em novembro do mesmo ano. O sucessor de “Dystopia”, carregando o curioso título de “Kadavreski” (contração de “Cadavre Exquis” (cadáver esquisito)), a banda segue com sua busca pela simbiose de múltiplas influências.

Ao propor 4 faixas, uma delas com duração de 23 minutos, divididas em lado A e lado B como uma homenagem aos gigantes do rock progressivo dos anos setenta, este novo álbum mostra Anthemon em seu auge progressivo. Muito melódico e abundante em arranjos, “Kadavreski” se diferencia de seus antecessores por sua maior variedade estilística e uma abordagem geral mais violenta e sombria.

The Aloïs Demos (2013)

01. Old Men & Moons
02. Ink Black Life Lines
03. When Passion Became a Scar
04. Through the Shockwave
05. Consent of Failure
06. Knowledge Provided Clarity
07. Genesis of a Renewal
08. The Nowhere Trip
09. The Unperfect Mechanics
10. Twists of History
11. No Flaring Horizons

Enquanto estavam seriamente desanimados, Anthemon abriu um novo capítulo em sua carreira trabalhando em um novo álbum intitulado “Aloïs”. O disco é um álbum conceitual sobre a vida de um cientista fictício e genial chamado Aloïs Martel. Infelizmente, a saída do vocalista Loïc Malassagne e a impossibilidade de encontrar um substituto adequado marcaram o fim da banda. Irritados pelas múltiplas dificuldades e mudanças na formação, os membros do Anthemon decidem colocá-lo para descansar.

Demos gravadas durante o período de composição do álbum foram disponibilizadas no Bandcamp em 2013. Essas faixas foram remasterizadas por Marc Canlers em março de 2023.

Links:
https://anthemon.bandcamp.com  
https://www.facebook.com/profile.php?id=100091940946066