hbNews

Ayziry lança a épica “Brig the Clown” sobre tragédia ocorrida na adesão do Pará ao território brasileiro

Ayziry lança a épica “Brig the Clown” sobre tragédia ocorrida na adesão do Pará ao território brasileiro

26 de janeiro de 2024


Uma das passagens mais trágicas e fatalmente esquecidas da história do Brasil é o tema “Brig the Clown”, novo single da banda manauara de Power Metal, Ayziry.

Há 200 anos, na noite de 16 de Outubro de 1823, foi dado início a uma revolução que ficaria marcada nas páginas de história do Brasil. A tragédia do Brigue Palhaço, também referida como massacre do Brigue Palhaço, foi um episódio da História do Pará, ocorrido na cidade de Belém em 1823, no contexto da Guerra da Independência do Brasil (1822-1825) e da Adesão do Pará, onde centenas de vidas foram perdidas de maneira trágica.

Ouça “Brig the Clown” abaixo:

“Brig the Clown” é o segundo single daquele que será o álbum de estreia do Ayziry, com previsão de lançamento ainda para 2024.

O Ayziry é uma banda de Power/Prog Metal formada em 2020 na cidade de Manaus-AM, com uma proposta de fugir do estereótipo “Dragões e Espadas” do gênero, buscando explorar a cultura e a sonoridade Latina e Brasileira em suas temáticas e composições.

O nome da banda tem origem na expressão “Ay Siri”, palavra de língua indígena primitiva dos povos do leste amazônico, que significa Feiticeiro ou Xamã.

De maneira geral, o Ayziry busca incorporar ao Heavy Metal/Power Metal, elementos da musicalidade brasileira e de outros gêneros, tais como o carimbó, o baião, o Lundu Marajoara, o boi de Parintins, o samba, etc; A banda também carrega elementos de Prog Metal visando criar algo diferente do padrão eurocentrista, ainda que também se permita criar composições mais diretas como o single “Paradise”, lançado em outubro de 2022.

A banda conta em sua atual formação com Tony Ayres nos vocais, Pedro Maciel e Gabriel Litaiff nas guitarras, Jonny Lion no baixo e Wyber Gester na bateria.

“Brig the Clown” teve seu instrumental primariamente escrito pelo guitarrista Gabriel Litaiff, unindo ritmos brasileiros como o carimbó e a guitarrada ao heavy metal. Após isso, o vocalista Tony Ayres escreveu o que viria ser a letra da música, juntando a rítmica típica do estado do Pará à uma das histórias que constituíram o estado. A produção é de Matheus Assis e  Michell Pereira, com mixagem e masterização no Janks Studio.

Saiba mais sobre o lançamento, seu contexto histórico e demais novidades do Ayziry pelo @ayziry_official no Instagram.