hbNews

Banda finlandesa de metal extremo i Helvete lança o single “Uuden Ajan ABC”

11 de agosto de 2023


Combinando black metal melódico e death metal, i Helvete lançou o primeiro single “Uuden Ajan ABC” de seu próximo segundo álbum “Yksi Yhteinen Yhteiskunta”. O álbum conceitual conta a história de um movimento que vê o rumo do mundo moderno como condenado. Preservar a sustentabilidade do planeta requer ações extensas e radicais – e nem todos podem sobreviver.

A banda de Seinäjoki, Finlândia, lançou seu álbum de estreia “Sinisten Puiden Niitty” há dois anos. O novo single “Uuden Ajan ABC” do i Helvete já está disponível em todos os serviços de streaming e seu vídeo lírico no YouTube. Anna Pellikka, que também participou do álbum de estreia, é responsável pelos vocais femininos na música.

O cantor e guitarrista Aleksi Mäkelä comenta: “Uuden Ajan ABC foi a primeira música completa do nosso segundo álbum. Desde o início, foi um conjunto muito forte e um candidato a single. A música contém riffs memoráveis, vocais femininos e mudanças de clima. O riff de abertura foi tocado e sentido por muito tempo antes de ser cercado por outras coisas. Originalmente, a música realmente continha um outro final completamente separado, mas quando arranjamos a música com o Tapio, ele teve a ideia de que deveria voltar para a atmosfera gaguejante dos versos em vez do novo final. O Manu adicionou um solo de guitarra atmosférico e, assim, o final da música ficou muito melhor! Liricamente, Uuden Ajan ABC serve como um bom ponto de partida para o mundo do álbum conceitual, mesmo sendo apenas a terceira música no álbum real.”

“Yksi Yhteinen Yhteiskunta” será publicado em 24 de novembro de 2023 pela Inverse Records. Antes do lançamento do álbum, a banda promete lançar mais dois singles. O álbum foi mixado e masterizado por Vladimir Lehtinen, vocalista da Second To Sun, que é conhecido como engenheiro de som do Grima e Ultar, entre outros.

“O processo de composição do nosso segundo álbum foi surpreendentemente rápido. Após o lançamento do primeiro álbum, provavelmente levou meio ano para compor este álbum. Claro, as gravações e outros processos relacionados ao lançamento do álbum ainda levaram seu próprio tempo. YYY é talvez um pouco mais direto em comparação com o álbum de estreia. Queríamos manter o mundo sonoro o mais autêntico possível, e nas gravações tentamos encontrar os sons mais prontos para os instrumentos. Além dos instrumentos tradicionais da banda, o álbum apresenta violino, acordeão, piano e bandolim. Em vez de instrumentos virtuais, queríamos que esses fossem reais para o registro, e usamos músicos de sessão para gravá-los. Acho que o som do álbum é realmente bem-sucedido”, continua Mäkelä.

Pré-venda do CD:

https://inverse-records.myshopify.com/products/i-helvete-yksi-yhteinen-yhteiskunta

https://www.recordshopx.com/artist/i_helvete/yksi_yhteinen_yhteiskunta/#868946

Biografia

Padrões sombrios, climas envolventes e música melódica e não convencional. Assim é como a banda finlandesa de metal extremo i Helvete leva o ouvinte à beira da Escuridão do Norte. A banda deu seu primeiro suspiro em 2018 ao lançar o single duplo “Pimeyden Ytimessä / Umpikuja”. Depois de dois anos escrevendo novos materiais, o i Helvete cresceu de um duo para uma banda completa e voltou ao estúdio para gravar seu aclamado álbum conceitual de estreia, “Sinisten Puiden Niitty”, em 2021. Composta por músicos experientes, a i Helvete ainda não fez nenhum show – resta aguardar o momento certo. Em vez disso, a banda se concentrou em fazer nova música. O segundo álbum conceitual, “Yksi Yhteinen Yhteiskunta”, verá a luz em novembro de 2023.

Tracklist:
1. Yksi Yhteinen Yhteiskunta
2. KKK
3. Uuden Ajan ABC
4. Yhdestoista Hetki
5. Paratiisi
6. Suuri Puhdistus
7. Valittu Kansa
8. V Niin Kuin Vallankumous

Crédito: Henri Rantala

Formação:
Aleksi Mäkelä – Vocais e Guitarra
Manu Kujala – Guitarra
Tapio Holappa – Baixo
Teemu Koski – Bateria

Links:
https://www.yksiyhteinenyhteiskunta.fi 
https://www.ihelvete.com/ 
https://www.facebook.com/iHelveteband/ 
https://www.instagram.com/i_helvete/ 
https://www.youtube.com/channel/UCEs1W3FVRH2ujQJtXImolyg 
https://open.spotify.com/artist/1hqfWpaEEb9wI4HqLvCEoc 
https://ihelvete.bandcamp.com