hbNews

Felipe Machado lança videoclipe de ‘Quinze Anos’, filmado no palco em que o Viper nasceu

Felipe Machado lança videoclipe de ‘Quinze Anos’, filmado no palco em que o Viper nasceu

26 de novembro de 2021


Em seu novo videoclipe, “Quinze Anos”Felipe Machado voltou às origens: a produção dirigida pelo próprio músico foi filmada no auditório do Colégio Sion, no bairro de Higienópolis, onde Felipe, Pit Passarell e Yves Passarell se apresentaram antes mesmo da formação do Viper. As fotos que ilustram o vídeo revelam uma apresentação da banda Rock Migration, embrião do Viper, em 6 de novembro de 1982. Felipe tinha 12 anos de idade; Pit, 14 e Yves, 13 anos.

A apresentação do Rock Migration contou ainda com Nando Machado no violão e teve um espectador especial na plateia: Andre Matos, então com onze anos. Em 1985, o Viper voltou ao mesmo palco, já com Andre no vocal, para tocar no show de talentos da escola. “A música fala sobre a ingenuidade da adolescência, por isso achei que seria uma boa metáfora voltar ao palco onde o Viper  nasceu. Éramos apenas crianças, mas já sonhávamos em seguir a carreira musical”, afirma Felipe.

“Quinze Anos” traz outra participação especial: a filha de Felipe, Isabel, que completa quinze anos em 2021. “Como quase todas as composições do álbum ‘Primata’, essa canção fala sobre a passagem do tempo. Achei que seria simbólico contracenar com minha filha, que tem hoje a idade que eu tinha quando comecei a minha carreira. Vê-la no mesmo palco que eu toquei é um olhar profundo sobre a minha própria vida, uma espécie de espelho onde a gente está dentro e vê o próprio reflexo ao mesmo tempo.” As imagens foram feitas pelo cinegrafista Paulo Rocha aka PROX, e a edição é de Felipe Machado. As fotos do passado são em cores; a filmagem atual é em preto e branco.

“Quinze Anos” foi gravada originalmente pelo VIPER no álbum “Tem Para Todo Mundo”, de 1996. Essa nova versão conta com a participação especial de Yves Passarell, ex-guitarrista do Viper e hoje integrante do Capital Inicial. A música estará em “Primata”, segundo álbum solo de Felipe Machado, fundador e guitarrista do VIPER. O lançamento é da ForMusic em parceria com FMLabs, produtora de Machado.

A primeira incursão de Machado pela carreira solo foi em 2015, quando lançou “FMSolo”. “Quinze Anos” tem produção de Val Santos e conta ainda com a participação do baixista Rob Gutierrez, da banda Hollowmind. Rob tocou com Felipe Machado na turnê do seu álbum de estréia, “FMSolo”. A mixagem ficou a cargo de Val Santos e de Mauricio Cersosimo (Emicida, Skank, Viper).

Felipe Machado
Músico com carreira reconhecida no Brasil e no exterior, Machado é fundador e guitarrista do VIPER, com quem lançou álbuns como “Theatre of Fate”, “Evolution” e “Maniacs in Japan”, gravado ao vivo em Tokyo, entre outros. Realizou turnês e gravações pelo Japão, Europa, EUA e América do Sul, e já dividiu o palco de grandes festivais como “Monsters of Rock” e aberturas de shows com bandas como Metallica, Kiss e Black Sabbath. Excursionou como músico convidado de Paul Dianno, ex-Iron Maiden. Em 2013, o vocalista Andre Matos voltou ao VIPER e a banda fez uma turnê pela América do Sul que culminou com um show histórico no Rock in Rio. Em 2015, Machado lançou o álbum “FM Solo”, seu primeiro trabalho como vocalista e compositor. Em 2020, DJs de renome internacional remixaram o repertório no disco em “FMX: FMSolo Remixes”. Além de músico, é jornalista com experiência internacional e já passou pelos maiores veículos do país. É Editor de Cultura da revista Istoé e autor de diversos livros, entre eles ‘Um Lugar Chamado Aqui’, premiado como Melhor Livro de 2016 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, e “Ping Pong – Um Jornalista pela China Olímpica”, indicado ao Prêmio Jabuti.

Redes sociais:
Instagram: felipemachado_oficial / Twitter: @felipemachado