hbNews

King Gizzard & The Lizard Wizard anunciam novo álbum de estúdio L.W

King Gizzard & The Lizard Wizard anunciam novo álbum de estúdio L.W

20 de fevereiro de 2021


King Gizzard & the Lizard Wizard  anunciaram seu sétimo álbum de estúdio, L.W., que será lançado dia 26 de Fevereiro, 2021. O álbum serve como uma continuação direta ao álbum do ano passado K.G., e é o terceiro volume da banda que explora a música microtonal (que começou com Flying Microtonal Banana de 2017). Faça o pré-save do álbum AQUI.

Seguindo os lançamentos recentes de “If Not Now, Then When?” and “O.N.E.“, a banda agora compartilha a faixa “Pleura” — ouça a faixa AQUI, e assista ao vídeo AQUI.
O clipe — que consiste de uma apresentação ao vivo da banda no estúdio e foi filmado na noite passada mesmo — foi dirigido por John Angus Stewart, que também dirigiu o filme do show da banda de 2020 Chunky Shrapnel.

Eu acho que uma documentação de música ao vivo não deveria depender muito da edição,” Stewart diz. “Há algo que acontece com a forma como percebemos as imagens, se algo “vivo” é muito produzido, sua mente meio que perde o interesse. Com esse formato, nós queríamos deixar a edição livre para o espectador. A decisão de para quem olhar, e em qual momento determinam cada experiência individual de assistir. Cada experiência de assistir será completamente diferente, o que espelha a experiência de ver Gizzard tocando suas músicas ao vivo. O processo é o mesmo, mas o resultado ainda sim é diferente.

Ano passado, a banda lançou seu décimo sexto álbum de estúdio, K.G. (o segundo volume na exploração da banda com os microtons), assim como Live In S.F. ’16 (ATO Records), um álbum ao vivo gravado durante a parada em São Francisco da banda na turnê nos EUA no espaço The Independent. Encontre K.G. AQUI , e Live In S.F. ’16 AQUI.

Pouco depois do lançamento do álbum, a banda surpreendeu os fãs com um show gravado completo, ao lado de Live In S.F. ’16. Diferente do lançamento anterior de Chunky Shrapnel, fãs foram capazes de receber a gravação logo ao adquirir o álbum. Assista/Ouça o filme Live In S.F. ’16 AQUI, e assista “Evil Death Roll” do filme  AQUI.

Fera do rock freak de seis cabeças livre, King Gizzard & The Lizard Wizard retorna com o décimo sétimo álbum L.W.

Servindo como uma peça complementar para seu predecessor de 2020 K.G. e uma obra independente por direito próprio, L.W. vê os inovadores baseados em Melbourne produzirem um trabalho verdadeiramente original. Após uma década inteira de produtividade cada vez mais frenética, a incapacidade de fazer turnês durante 2020 e 2021 permitiu à banda encontrar uma janela de tempo em que, como o vocalista Stu Mackenzie coloca, “reinicie nossos cérebros e tente descobrir como fazer uma coisa diferente. ”

Onde no passado King Gizzard poderia ter gravado quatorze ou quinze canções para fazer o corte em um álbum de dez faixas, graças a ter tempo extra em suas mãos, eles gravaram dezenove faixas completas consecutivas. “Para mim, pessoalmente, fazer um disco é sempre um certo percentual de diversão e um pequeno percentual de agonia por causa disso também”, diz Mackenzie. “Mas sempre há uma alquimia selvagem envolvida nisso. Tipo, você realmente não sabe o que está fazendo, você está apenas jogando toda a sua energia emocional no nada, o que se torna … alguma coisa? ”

O resultado é um conjunto duplo de registros que expande as explorações microtonais da banda ouvidas pela primeira vez em Flying Microtonal Banana de 2017 – considerado por muitos fãs, e pelo próprio Stu, como um de seus álbuns favoritos do Gizzard. Então, como agora, a banda embarcou em uma busca pelas “notas entre as notas”, por meio de instrumentos modificados e as afinações do Oriente Médio normalmente encontradas no bağlama, um instrumento de cordas turco. “Queríamos fazer novas músicas que fossem de alguma forma mais coloridas desta vez, e que talvez refletissem as muitas coisas novas que aprendemos ao longo do caminho”, explica Stu. “Depois de gravar Flying Microtonal Banana, as músicas se expandiram quando as tocamos ao vivo, então nos sentimos prontos para enfrentar a paisagem microtonal novamente. Fazer esses dois novos discos não era esperado, mas como eles foram gravados de uma forma que era nova para nós – não estando na sala ao mesmo tempo – houve uma sensação de quase estar super preparado, o que definitivamente não é normal para nós. Tudo o que é normal. ”

Em L.W. mundos muito diferentes – e às vezes instáveis ​​- colidem. A abertura ‘If Not Now, Then When?’ Se transforma de rock oriental mutilado em funk tenso de uma maneira que de alguma forma faz todo o sentido, enquanto a amorfa e exótica ‘Pleura’ é um gumbo pungente de cordas microtonais inebriantes, riffs tumescentes e surpresas sem fim . Depois, há a furtiva ‘Ataraxia’ que desliza como um sidewinder através das catacumbas empoeiradas da imaginação e o totalmente desorientador ‘See Me’, que não é nada menos do que o hino nacional de um planeta queimado até então não descoberto. Aqui está um álbum que puxa, empurra e contorce a música ocidental em novas formas. Embora alguns possam categorizá-la como tal, não se trata de “música mundial”, mas de “música universal”.

Somente quando esse novo conjunto de canções estava quase completo é que ficou claro que eles formariam dois lançamentos separados. Essa ambição criativa e ideias ousadas têm sido o estoque de King Gizzard no comércio desde o primeiro dia. Não vamos esquecer que esta é uma banda cujas ideias inovadoras incluíram – entre outras coisas – distribuir partes de um álbum inteiro para que dezenas de gravadoras independentes internacionais editassem e vendessem, escreveram um conjunto de canções que duram precisamente 10 minutos e 10 segundos cada, bem como um álbum conceitual doentio sobre um robô solitário. Por que gravar um álbum quando você pode gravar dois?

As narrativas são tecidas através da música em ambos os lançamentos: L.W. termina, por exemplo, com a mesma faixa que K.G. abre com (‘K.G.L.W’, obviamente). Os fãs da banda já estarão cientes de padrões semelhantes embutidos em toda a sua obra: o álbum de 2016 premiado, Nonagon Infinity, foi uma faixa de música de Möbius sem fim que se repetia em si mesma. Era o tipo de coleção iridescente de canções interligadas que você poderia imaginar tocando para sempre em um buraco negro enquanto gira cada vez mais fundo nos confins mais escuros do cosmos.

“Gosto de solicitar um registro com antecedência”, diz Stu sobre essas intrincadas estruturas e grandes conceitos temáticos, em cuja criação pilhas de mapas e diagramas são frequentemente necessários. “Isso é algo que costumo fazer. E normalmente, o mais fácil de encaixar é a abertura, então, ouça L.W. uma espécie de música-tema surgiu. O final é como uma imagem espelhada da introdução. E conforme trabalhamos nisso, continuou crescendo, como muitas de nossas músicas fazem. Nesse caso, as coisas ficavam cada vez mais ridículas. Não tenho certeza de como ele os adquiriu, mas Joe (Walker, guitarrista) conseguiu todas essas amostras malucas que colocou lá. Há uma máquina de ressonância magnética, martelos, ferramentas elétricas, uma ponte levadiça, uma serra elétrica, uma rebarbadora. Cookie tocou um martelo e uma bigorna. É muito metal. Literalmente.”

À medida que a banda entra em sua segunda década – e seu frontman ainda tem apenas trinta anos – o futuro criativo desse traje do século 21 promete ser mais ousado, mais louco e mais imaginativo do que nunca. Seu lugar no panteão ao lado de antecessores tão díspares como Grateful Dead, Hawkwind, Frank Zappa, The Doors, Black Sabbath e AC / DC está garantido; embora tenha certeza de que The Gizz prefere sempre enfrentar o futuro do que o passado.

“Na verdade, provavelmente não somos tão considerados como as pessoas pensam que somos”, conclui Stu. “Estou sempre tentando estar na banda que quero. Mas também estou tentando ser a banda que gostaria de seguir como fã; então somos as duas coisas ao mesmo tempo. E acho que é aí que está minha tomada de decisão: estou sempre perguntando: qual é a coisa mais divertida que podemos fazer? Se existe uma estratégia, então é essa. “

Tracklist:

1. If Not Now, Then When?
2. O.N.E.
3. Pleura
4. Supreme Ascendancy
5. Static Electricity
6. East West Link
7. Ataraxia
8. See Me
9. K.G.L.W.

King Gizzard & The Lizard Wizard são: Stu Mackenzie (vocais/guitarras), Ambrose Kenny-Smith (harmônica/vocais/teclados), Cook Craig (guitarras/vocais), Joey Walker (guitarras/vocais), Lucas Harwood (baixo) e Michael Cavanagh (bateria).

Discografía de Álbuns: 12 Bar Bruise (2012), Eyes Like the Sky (2013), Float Along – Fill Your Lungs (2013), Oddments (2014), I’m In Your Mind Fuzz (2014), Quarters! (2015), Paper Mache Dream Balloon (2015), Nonagon Infinity (2016), Flying Microtonal Banana (2017), Murder of the Universe (2017), Sketches of Brunswick East (2017),Polygondwanaland (2017), Gumboot Soup (2017), Fishing for Fishies (2019), Infest The Rats’ Nest (2019), Chunky Shrapnel (live album) (2020), K.G. (2020)