hbNews

Maestrick reúne imprensa e amigos para audição de Expresso Della Vita Solare

Maestrick reúne imprensa e amigos para audição de Expresso Della Vita Solare

2 de julho de 2018


Leandro Almeida

A Central Panelaço recebeu na noite da última quinta-feira, 28, jornalistas, fotógrafos, amigos e convidados da banda de rock/metal progressivo Maestrick para audição e coquetel de lançamento do álbum conceitual Expresso Della Vita Solare. Com um acolhimento intimista, cheio de bate-papos edificantes com os músicos e regado a iguarias veganas, os convidados puderam se envolver com o conceito por detrás da obra, pautado no cuidado e atenção que tanto a banda quanto a produção dedicaram com o álbum.

Honrados com a presença de todos, os músicos Fabio Caldeira (vocal e piano), Renato Montanha Somera, o Montanha (baixo e vocal), Heitor Matos (bateria e percussão) e Neemias Teixeira (teclados) revelam que o encontrocom a imprensa e amigos marca a realização de um sonho: a oportunidade de se expressar profissionalmente por meio da música.

Leandro Almeida

Formado em 2006 em São José do Rio Preto, o Maestrick mescla referências do rock progressivo com o heavy metal tradicional, criando composições autenticamente bem elaboradas. Em Expresso Della Vita Solare, a banda fez uso de elementos sonoros riquíssimos, alcançados graças ao uso de instrumentos como ukulele, banjo, viola caipira, percussão afro-brasileira, uma orquestração singular que contou com a participação de mais de 20 músicos, dentre os quais instrumentistas e cantores, como a chilena Cinthia Santibañes, vocalista da banda Crisalida.
De acordo com Fabio Caldeira, o álbum Expresso Della Vita Solare deixa clara a intenção do Maestrick em trazer para a obra elementos que fazem parte de suas raízes mais profundas, como aspessoas de seu convívio e seus lugares de origem.
Ao mostraras 12 primeiras horas do dia na perspectiva de uma viagem de trem, Solare é a primeira parte de um Projeto conceitual, que prioriza valores simbólicos e subjetivos em suas composições para elaborar uma metáfora da vida humana: “O nascimento representa o embarque nesse trem; o trajeto, repleto de situações que se assemelham às chegadas em diferentes estações, nos coloca em contato com pessoas com as quais nos relacionamos bem ou não, algumas desembarcam cedo demais de nossas vidas; outras levam mais tempo ao nosso lado”, explica Fábio.

Leandro Almeida

Dando continuidade ao Projeto, o Maestrick se prepara para a elaboração de Expresso Della Vita Lunare, mas somente depois da turnê europeia para apresentação de Solare, que acontece em outubro, começando pela Rússia e passando por países como Itália, Holanda, Bélgica, entre outros.
Expresso Della Vita Lunare abordará as 12 horas seguintes da noite para completar as 24 horas representadas pelo relógio. Solare e Lunareforam divididos em três movimentos, considerando, sobretudo, que a vida é feita de bons e maus momentos. Assim, a banda faz referência sutil à Divina Comédia, de Dante Alighieri: “Em Solare, as quatro primeiras músicas são temas mais felizes, como a infância, por exemplo, e por isso dão forma ao tema Paraíso; as quatro seguintes somam ao tema Purgatório e, as quatro últimas, Inferno. Em Lunare, essa ordem se inverte e os temas começam por Inferno, Purgatório e Paraíso”, observa o vocalista.

Leandro Almeida

Atentos aos mínimos detalhes, do designer gráfico da capa do álbum, magistralmente criado pela artista plástica Juh Leidl, à verdade implícita em cada composição, os músicos se engajaram em trazer elementos caros a cada um deles, como a participação de suas familiares e amigos, que contribuíram sobremaneira para a beleza impecável da obra.
O resultado de um conjunto de ações assertivas pautadas na realização artística e cultural do Projeto já rendeu bons frutos ao Maestrick, como o contrato de cinco anos com a japonesa Marquee/Avalon, a maior gravadora do gênero no país, selo que assina trabalhos de nomes como Yes, Epica, Foreigner, Cradle of Filth, Dimmu Borgir, Edguy, Haken, Queensrÿche, Cavalera Conspiracy, entre outros.
Em franca jornada por trilhos extremamente profissionais, é certo que o Maestrick vem reunindo respeito e admiração a cada estação. A todos nós, passageiros que também embarcamos nessa história de muito trabalho e de busca por um sonho, nos encanta manifestar apoio e torcer para que a viagem seja longa e cheia de muitas histórias para compartilhar.