Memory Remains

Memory Remains: Benediction – 28 anos de “The Dreams You Dread” e a manutenção da pegada Death Metal nos anos 1990

8 de agosto de 2023


Há 28 anos, em 8 de agosto de 1995, os ingleses do Benediction lançavam “The Dreams You Dread“, quarto álbum da banda e que é tema do nosso Memory Remains desta terça-feira. Vamos contar um pouco da história deste álbum.

The Dreams You Dread”, carrega o mesmo nome da primeira fita demo da banda, lançada no ano de 1989. A demo na ocasião, contava com 4 faixas, nenhuma delas está presente aqui, foram colocadas nos álbuns que antecederam o aniversariante do dia.

Já se passavam dois anos do lançamento do disco anterior, “Transcend the Rubicon”, que vai completar 30 anos em dois dias e que terá sua homenagem aqui em nosso quadro, e o quinteto foi para o “At Rhythm Studios” em fevereiro de 1995, com Crazy Al King na produção e a própria banda co-produzindo.

Para “The Dreams You Dread“, houve uma pequena alteração no lineup: Neil Hutton assume a bateria em lugar de Paul Brookers. Um ponto a se destacar também é que em meados dos anos 1990, se tínhamos o Poppy Punk e o pós-gurnge dominando o mainstream, o Metal em si estava passando por profundas modificações e ainda no underground, que é o caso do “Benê”, também houve mudanças e podemos perceber isso no play que apaga as velinhas na presente data . Vamos destrinchar as onze músicas de “The Dreams You Dread”, lançado pela Nuclear Blast, gravadora que lançou todos os álbuns da banda.

A pesada e densa “Down the Whores (Leave Them all for Dead)” abre o aniversariante de hoje. Sua intro bem longa, ocupa dois dos cinco minutos, com bons riffs e uma boa performance da banda em um som bem arrastado. Já “Certified…?” é bem diferente, o Death Metal rápido e visceral come solto, com algumas ineterseções com partes mais cadenciadas no meio só para quebrar o ritmo, mas tudo aqui é bem caprichado e bem tocado.

Soulstream” tem provavelmente os melhores riffs de guitarra da história da banda e temos de volta o estilo mais cadenciado e muito peso. Sonzaço. “Where Flies are Born” começa arrastadona e a medida que se desenvolve, vai ganhando um pouco de velocidade, tudo com o selo de qualidade do Benediction.

Answer to me”, tal como a anterior, começa arrastada, cresce conforome se desenvolve e termina bem densa. Uma boa música. “Grefgiver” é ainda mais arrastada e conta com ótimos riffs de guitarra, além de um belíssimo solo. “Denial” mantém o ritmo arrastadão, com muito peso e a dupla Darren Brookes e Peter Raw caprichando nos riffs. Eles estavam inspirados e deram um clima bastante sombrio. “Negative Growth”, segue a mesma linha da anterior, com bons riffs e mais ao final, a inclusão de duetos de guitarra, que se mostraram eficazes aqui.

Path of the Serpent” tem um andamento um pouco mais acelerado do que as anteriores, onde além dos riffs, eu destaco também o baixo de Frank Healy, que deu um peso ainda maior ao som. Nesta música é até possível se abrir um moshpit. “Saneless Theory” traz a banda de volta a pegada arrastada, com um bom solo. Uma música que não compromete. E fechando a obra, temos a faixa título. Onde a velocidade e a quebradeira até causa estranheza entre tanta música mais cadenciada, que não é difícil elegê-la como a melhor do álbum. Curta e grossa, com uma quebrada no andamento, mas bem breve. Essa é uma música para você entrar no moshpit e permanecer lá como se não houvesse amanhã.

Em 45 minutos temos um bom álbum. Se não é o melhor da discografia da banda, ele tem seus bons momentos e hoje alcança essa bela marca de 28 anos. Para a nossa felicidade, a banda segue na ativa e esteve recentemente na edição brasileira do Summer Breeze, em abril, fazendo uma bela apresentação. Hoje é dia de celebrar esse play no volume máximo enquanto desejamos longa vida ao Benediction.

The Dreams You Dread – Benediction

Data de lançamento – 08/08/1995

Gravadora – Nuclear Blast

 

Faixas:

01 – Down on Whores (Leave Them all for Dead)

02 – Certified…?

03 – Soulstream

04 – Where Flies are Born

05 – Answer to me

06 – Griefgiver

07 – Denial

08 – Negative Growth

09 – Path of the Serpent

10 – Saneless Theory

11 – The Dreams You Dread

 

Formação:

Dave Inghram – Vocal

Darren Brookes – Guitarra

Peter Rew – Guitarra

Frank Healy – Baixo

Neil Hutton – Bateria