Memory Remains

Memory Remains: Black Sabbath – 42 anos de “Mob Rules” e o até logo de Ronnie James Dio

4 de novembro de 2023


Há exatos 42 anos, em 4 de novembro de 1981, o Black Sabbath lançava “Mob Rules“, o disco de número dez da discografia dos criadores do Heavy Metal e também o segundo com o vocalista Ronnie James Dio. O Memory Remains deste sábado de final de Libertadores vai contar a história desse álbum.

Em “Heaven and Hell“, o álbum anterior, a banda havia voltado aos bons tempos, tendo um álbum com excelente recepção. Porém, mais percalços afetaram a banda: o baterista Bill Ward saiu da banda, alegando problemas de saúde e também pessoais. A saída de Ozzy Osbourne também influenciou na sua decisão. Vinny Appice foi o escolhido e assim, do Black Sabbath original restava apenas metade dele em seu lineup.

Com nova formação, o Black Sabbath se reuniu no “Record Plant”, em Los Angeles, mesmo local onde a banda gravou “Heaven and Hell”, na companhia do mesmo Martin Birch e assim o álbum número dez fora concebido. No Reino Unido, o play foi lançado pela “Vertigo”, nos Estados Unidos, pela “Warner” e em outros lugares do planeta, foi lançado pela “Castle” e pela “Sanctuary”.

A arte da capa foi assinada por Greg Hildebrand. As músicas creditadas à Iommi, Butler e Ward, enquanto que Dio ficou responsável pelas letras, onde ele pôde mostrar um pouco do seu lado romântico como nas letras de “Slipping Away“, “Over and Over” e “Country Girl“. lommi disse em sua autobiografia “Iron Man: my Journey Through Heaven & Hell with Black Sabbath“, a banda alugou uma casa em Los Angeles para os ensaios e composição. Eles Pretendiam construir um estúdio próprio para economizar dinheiro, mas acabaram voltando ao mesmo estúdio que gravaram “Heaven and Hell“.

Na parte musical, o play é composto por 9 músicas em 40 minutos de duração, que, se não é tão brilhante quanto o anterior, tem seus bons momentos e que merece a homenagem prestada por nós. “Mob Rules” ficou em 12º lugar nas paradas britânicas, 19° no Canadá, 29° na “Billboard 200”; 30° na Suécia, 45° na Nova Zelândia e 47° na Holanda. Foi ainda certificado com Disco de Prata no Reino Unido e Ouro no Canadá e Estados Unidos.

A turnê deste play rendeu o álbum ao vivo “Live Evil“, porém, ao final desta, a banda perdeu Dio e Appice, iniciando uma nova busca por vocalista e baterista. Durante essa tour, sete músicas de “Mob Rules” faziam parte do setlist. Anos mais tarde, a mesma formação fundou o Heaven & Hell e incluíram a música “Falling off the Edge of the Word” no repertório. Em 1997, Iommi deu a seguinte declaração:

Eu ainda gosto daquele álbum.”

Infelizmente o Black Sabbath não tem como retornar suas atividades, até pelo estado deplorável de saúde em que Ozzy Osbourne se encontra e Dio, que gravou o aniversariante do dia, não está mais entre nós. Mas hoje é dia de celebrar mais um álbum da banda que é a mãe das mães de todas as bandas de Heavy Metal. O Black Sabbath é o Alfa e o Ômega deste estilo que abraçamos. Para sempre Black Sabbath.

Mob Rules – Black Sabbath 

Data de lançamento – 04/11/1981

Gravadora – Vertigo

 

Faixas:

01 – Turn up the Night

02 – Voodoo

03 – The Sign of the Southern Cross

04 – E5150

05 – The Mob Rules

06- Country Girl

07 – Slipping Away

08 – Falling off the Edge of the World

09 – Over and Over

 

Formação:

Ronnie James Dio – vocal

Tony Iommi – guitarra Geezer Butler – baixo

Vinny Appice – bateria

Geoff Nichols – teclado