Memory Remains

Memory Remains: Guns N’ Roses: 32 anos dos álbuns “Use Your Illusion I e II” e a ascenção e queda

17 de setembro de 2023


O Memory Remains deste domingo vai tratar de dois álbuns de uma mesma banda, que foram gravados na mesma época e lançados separadamente. Estamos falando de “Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion II”, lançados do Guns N’ Roses, que neste 17 de setembro comemoram 32 anos de existência.

A banda encerrou um jejum de 4 longos anos após o lançamento do primeiro álbum de estúdio, “Appetite for Destruction”, que provocou um verdadeiro boom na cena. Para tentar amenizar a ansiedade dos fãs, eles lançaram o álbum “G N’ R Lies”, que era uma compilação formada pelo lado A, trazendo faixas gravadas “ao vivo” em estúdio, que eles já haviam lançado no EP de 1986, “Live?;*@ Like a Suicide”. São duas músicas de autoria da banda (“Reckless Life” e “Movie to the City”) e mais versões para músicas do Rose Tattoo (“Nice Boys”) e Aerosmith (“Mama Kin”). O lado B era composto por faixas acústicas, incluindo “Patience”, talvez o maior hit da história da banda. Ainda assim, os fãs estavam aguçados por novos lançamentos.

Porém, o Guns N’ Roses era uma banda que estava sempre com a agenda lotada de shows. A banda estava sempre na estrada. Entretanto, em janeiro de 1991, a banda resolveu parar para produzir seu novo álbum. E com tantas músicas novas, além dos covers escolhidos, eles optaram por lançar tudo em dois álbuns. Eles gravaram o álbum em sessões que duraram do dia 13 de janeiro até 3 de agosto de 1991. Foram utilizados os seguintes estúdios: A&M, Record Plant, Studio 56, Image Recording, Conway e o Metalworks. À exceção deste último, que fica em Ontário, todos os demais estão na Califórnia.

Para a gravação dos álbuns, entraram na banda o baterista Matt Sorum, em lugar de Steven Adler, que foi convidado a se retirar por não conseguir lidar com seis vícios. Ele já havia gravado algumas faixas, porém, só foi aproveitado o que ele fez em “Civil War”. A novidade também era a entrada de um tecladista: Dizzy Reed foi convocado para a função. Outra curiosidade é que durante as sessões de gravações destes álbuns, eles aproveitaram e gravaram o álbum de covers “The Spaghetti Incident?”, que só foi lançado em 1993. Este álbum, inclusive, foi concluído antes dos aniversariantes do dia. O processo de gravação demorou, pois a banda teve de voltar à estrada, com a primeira apresentação na segunda edição do Rock in Rio, em 1991. O baterista Matt Sorum relembrou como foi. Aspas para ele:

“Eu vim do The Cult e, por sorte, Slash e Duff viram meu último show com eles. Na época, o Cult estava muito bem, no auge. Então, Slash e Duff me viram e eu acabei entrando. Originalmente, eu substituiria Steven Adler e só faria o álbum, e ele voltaria depois. Nem tínhamos terminado de gravar os discos. Fizemos uns três meses de turnê onde tocávamos músicas que ninguém nunca tinha ouvido até então. […] Se você assistir ao vídeo do show do Rock in Rio 1991, abrimos com uma música que ninguém conhece, mas os fãs piraram mesmo assim. Abrimos com ‘Pretty Tied Up’ (que entraria em ‘Use Your Illusion I’), uma música bem legal.”

Na produção, o escalado foi Mike Clint, que teve a própria banda atuando na co-produção. Os álbuns produziram vários hits, que vamos citar um pouco mais abaixo, mas peca por ser um tanto quanto longo. São nada menos que 30 músicas, entre autorais e covers, 16 no “Use Your Illusion I” e as outras 14 foram para o segundo álbum. A audição dos dois álbuns juntos dá um total de mais de 2 horas e meia. É consenso de que eles poderiam ter juntado as melhores versões e ter feito apenas um único álbum, com certeza seria bem mais interessante. Mas a indústria musical não pensa assim e queria lucrar a todo custo.

Os grandes destaques, claro, são as músicas que foram veiculadas à exaustão nas rádios Rock e na MTV: “You Could be Mine” (que foi tema do filme “O Exterminador do Futuro” e fez muito sucesso), “Yesterdays”, “So Fine”, “Don’t You Cry”, “Estranged”, “November Rain”, além das versões para “Live and Let Die” (Paul McCartney) e “Knockin’ on Heaven’s Door” (Bob Dylan), esta última já era um hit consagrado que a banda tocava ao vivo com frequência. Outras, como “Right Next Door to Hell” e “Locomotive” também são dignas de destaque.

O álbum contou com a participação de Alice Cooper em “The Garden”. Michael Monroe, do Hanoi Rocks, participou com gaita e sax, ajudando a abrilhantar a faixa “Bad Obsession”. E Izzy Stardlin canta em duas faixas: “Dust N’ Bones” e “14 Years”. A primeira parte é mais Rock ‘N’ Roll, enquanto que a segunda parte mostra um Guns explorando novos caminhos, até com certa complexidade nas composições. Mas foi marcado por um período muito conturbado da banda, talvez por ter se tornado ainda mais gigante após o lançamento destes dois álbuns, o que acabou culminando com a implosão. O baterista Matt Sorum falou para a Rolling Stone sobre esse período:

“Quando entrei, havia os quatro caras originais. Quando ficamos tão grandes (após os ‘Illusion’), a máquina meio que assumiu o controle. Tomamos decisões que não estavam completamente claras em nossas mentes, com base no álcool e nas drogas. Se havia alguém sóbrio, era Axl. Ele sempre foi acusado de ser o pior viciado em drogas, mas estava apenas tentando conduzir o navio. […] Algumas vezes, eu perdi o controle e comecei a ferrar tudo também. Havia muita loucura rolando. Fazia parte daqueles tempos, da maquiagem da banda e de tudo no entorno. Quando Izzy saiu, acho que ele não conseguia mais estar por perto naquele nível. Virou aquela montanha-russa maluca da qual você não consegue sair. Era quase incontrolável.”

Izzy Stardlin acabou pedindo o boné ainda em 1991. Gilby Clarke o substituiu, ficando apenas até 1994. E o grupo aos poucos foi se esvaziando. Slash saiu em 1996, Duff McKagan e Matt Sorum em 1997, deixaram Axl Rose praticamente sozinho no barco. Apesar de todos esses problemas ao longo dos anos, os álbuns venderam mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. O “Use Your Illusion I” chegou a 2ª posição nos charts da “Billboard 200”, Reino Unido, Austrália, Áustria, Dinamarca, Europa, Nova Zelândia, enquanto que o “Use Your Illusion II” foi um pouco melhor: chegou ao topo da “Billboard 200”, Reino Unido, Austrália, Áustria e Nova Zelândia.

Ambos os álbuns receberam diversas certificações, com o maior destaque para um álbum de Platina aqui no Brasil. Sim, caro leitor, cada álbum foi premiado por estas terras e há uma explicação plausível para isso: até o surgimento do movimento Grunge, o Guns ‘N’ Roses era a banda do momento por aqui também. Então era normal você sintonizar em uma rádio ou na MTV e não ter uma música da banda sendo executada. E o Rock in Rio também ajudou a aumentar ainda mais a popularidade da banda por aqui. O “Use Your Illusion I” recebeu ainda 5 vezes Platina na Argentina e 7 nos Estados Unidos, além de um Disco de Diamante no Canadá. Já o “Use Your Illusion II” foi ainda melhor na Argentina: 6 vezes Platina, 7 vezes Platina nos Estados Unidos e 9 no Canadá. São números absurdos.

Hoje o Guns ainda está na ativa, com parte de sua formação clássica, mas está longe de ser aquela banda que tinha performances impecáveis como no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Claro, ainda arrasta multidões onde quer que vá, talvez mais pela memória afetiva que desperta nas pessoas, porque a voz de Axl Rose está sofrível. De lá pra cá, a banda lançou somente o álbum “Chinese Democracy”, que de longe é o menos inspirado. Mas estes dois aniversariantes, ainda que tenham sido gravados nas mesmas sessões, são álbuns diferentes que se completam. E que merecem todo nosso respeito pelo que significaram na época e pelo legado que deixaram.

Use Your Illusion I e II

Data de lançamento – 17/09/1991

Gravadora – Geffen

Faixas:

 

Use Your Illusion I:

01 – Right Next Door to Hell

02 – Dust N’ Bones

03 – Live and Let Die

04 – Don’t Cry (Original)

05 – Perfect Crime

06 – You Ain’t the First

07 – Bad Obsession

08 – Back Off Bitch

09 – Double Talkin’ Jive

10 – November Rain

11 – The Garden

12 – Garden of Eden

13 – Don’t Damn Me

14 – Bad Apples

15 – Dead Horse

16 – Coma

 

Use Your Illusion II:

01 – Civil War

02 – 14 Years

03 – Yesterdays

04 – Knockin’ on Heaven’s Door

05 – Get in the Ring

06 – Shotgun Blues

07 – Breakdown

08 – Pretty Tied Up (The Perils of Rock n’ Roll Decadence)

09 – Locomotive (Complicity)

10 – So Fine

11 – Estranged

12 – You Could Be Mine

13 – Don’t Cry (Alternate Lyrics)

14 – My World

 

Formação:

Axl Rose – vocal, piano, sintetizadores, programação, violão, guitarra em “Shotgun Blues”, bateria programada, backing vocals

Slash – guitarra, slide guitar, violão, banjo, dobro, violão erudito, talkbox, baixo de seis cordas, backing vocals

Izzy Stradlin – guitarra, violão, backing vocals, voz principal em “Dust N’ Bones”, “You Ain’t the First”, “Double Talkin’ Jive” e “14 Years”

Duff McKagan – baixo, violão, backing vocals, voz principal em “So Fine”

Matt Sorum – bateria, percussão, backing vocals

Dizzy Reed – teclados, backing vocals

 

Participações especiais:

Steven Adler – bateria em “Civil War”

Shannon Hoon – backing vocals em “Live and Let Die”, “November Rain”, “You Ain’t the First” e “The Garden”; co-vocais em “Don’t Cry”

Johann Langlie – programação em “Live and Let Die”, “November Rain” e “Garden of Eden”; efeitos em “Coma” e “My World”

Michael Monroe – gaita e saxofone em “Bad Obsession”

The Waters – backing vocals em “Knockin’ on Heaven’s Door”

Howard Teman – piano em “So Fine”

Reba Shaw e Stuart Bailey – backing vocals em “November Rain”

Jon Thautwein – trompa em “Live and Let Die”

Matthew McKagan – trompa em “Live and Let Die”

Rachel West – trompa em “Live and Let Die”

Robert Clark – trompa em “Live and Let Die”

Tim Doyle – percussão em “You Ain’t the First”

Alice Cooper – co-vocal em “The Garden”

West Arkeen – violão em “The Garden”

Bruce Foster – efeitos em “Coma”