hbNews

Memory Remains: Judas Priest – 8 anos de “Redeemer of Souls” e a redenção após um complicado álbum conceitual

Memory Remains: Judas Priest – 8 anos de “Redeemer of Souls” e a redenção após um complicado álbum conceitual

8 de julho de 2022


Em 08 de julho de 2014, o Judas Priest lançou “Redeemer of Souls”, décimo sétimo álbum da longeva carreira, que encerrou o hiato de seis anos de seu lançamento anterior, “Nostradamus”. O álbum é tema do nosso Memory Remains desta sexta-feira.

“Redeemer of Souls” foi lançado em diferentes datas e em diferentes localidades: 8 de julho nos Estados Unidos e Canadá, 11 de julho na Austrália e Nova Zelândia e também em alguns países da Europa como Áustria, Benelux, Finlândia, Alemanha, Noruega, Suécia e Suíça; 14 de julho na Ásia (exceto Japão), Dinamarca, República Tcheca, França, Polônia, Portugal, Grécia, Hungria, Reino Unido e África do Sul; em 15 de julho foi a vez da América Latina, Itália, Rússia e Espanha. E por fim no dia 16 de julho, o play foi lançado no Japão.

Em relação ao álbum anterior, que foi o primeiro álbum conceitual lançado pelo quinteto britânico, que além de ter sido marcado pela despedida do guitarrista KK Dowing, também ficou conhecido pela mudança no direcionamento musical. E ainda que eles não tivessem saído do Heavy Metal, isso causou estranheza. Recentemente, publicamos um texto falando sobre este play e você poderá ler clicando AQUI. Em “Redeemer of Souls”, a veia do Metal Tradicional estava de volta.

O guitarrista Richie Faulkner foi recrutado para substituir o insubstituível KK Dowing e a nova formação foi ao estúdio na companhia de Mike Exeter na produção, com Glenn Tipton atuando como co-produtor, A banda gravou o play entre 2013 e 2014. É um disco muito importante na carreira da banda e mais abaixo explicaremos o porque de tal importância.

Em entrevista à época do lançamento, Rob Halford deu a seguinte declaração:

“É um álbum difícil, pesado. É algo que achamos que os nossos fãs ficarão emocionados. Sabemos que temos uma reputação a zelar, e sabemos que precisamos entregar algo realmente forte e sólido. O álbum está cheio de todas as grandes coisas que vocês gostam no Judas Priest.”

Após conferir a declaração de Halford, vamos lá destrinchar faixa a faixa deste play e conferir as mudanças que colocaram o Judas Priest de volta aos trilhos do Heavy Metal tradicional.

Dragonaut” abre os trabalhos com excelentes riffs de guitarra e o Metal Tradicional está de volta, em uma música vigorosa e com destaque para a performance do Metal God. A faixa título chega sem pedir licença e nos brinda com uma faixa mais Hard. Os riffs são novamente os destaques, além de um belíssimo solo de guitarra.

Halls of Valhalla” é pesada, técnica, intensa e que não nega as origens NWOBHM que a banda sempre trouxe consigo. E ainda ganha uma parte bem sombria, com direito a vocal gutural. Minha favorita do play. “Sword of Damocles” tem uma veia mais prog, sem perder o peso e com mais riffs excelentes. É outra que faz parte da minha lista pessoal das melhores faixas do play.

Match of the Damned” é uma música , digamos, mais radiofônica. Trata-se de uma pegada mais Hard Rock, com dois pés nos anos 1980, não é uma canção ruim. “Down in Flames” nos traz mais um pouco da NWOBHM em uma música bem interessante, enquanto que “Hell & Back” é um Hard Rock arrastadão, denso e muito pesado. Com um ótimo solo.

Cold Blooded” mantém a pegada Hard Rock, mas aqui apesar do tom dramático da música e do peso, as coisas não acontecem e a música acaba ficando aquém das anteriores, ainda que tenha um solo pra lá de trabalhado. “Metalizer” é outra que merece ser colocada entre as melhores do play. Ela é bem mesclada, com riffs rápidos e com alternâncias no andamento, onde fica mais densa. Excelente música.

Crossfire” é bem inspirada no Black Sabbath, tanto na sonoridade Stoner dos anos 70, quanto no peso da época de Dio nos vocais, sendo assim uma canção muito forte. “Secrets of the Dead” é muito pesada e arrastada, com mais riffs acima da média. Também, estamos falando de Glenn Tipton e Richie Faulkner.

Battle Cry” começa com ar de balada, mas logo ela vira um Metalzão para ninguém colocar defeito. Que levada maravilhosa tem essa música. E “Beginning of the Dead” encerra com uma balada bem melancólica, um disco muito acima da média.

13 músicas e 61 minutos depois, temos um bom álbum de Heavy Metal, com o selo de qualidade que o Judas Priest (quase) sempre colocou em suas obras. Existe uma versão deluxe do álbum com cinco faixas a mais, um EP chamado “5 Souls“. Glenn Tipton afirmou que essas músicas não entraram na versão original pelo fato da consistência delas e que a ideia da banda era a de lançar um disco de Heavy Metal indiscutível.

“Redeemer of Souls” foi muito bem recebido pela crítica e público. E o leitor lembra da afirmação deste álbum ser um dos mais importantes da carreira deles? Sim, pois foi o primeiro álbum a alcançar o Top 10 da famosa “Billboard”, ficando na honrosa 6ª posição.

Ao redor do mundo, “Redeemer of Souls” também ficou bem cotado nos chats: número 1 nos charts da República Tcheca, Finlândia, Reino Unido, além de duas categorias da “Billboard”, a “US Top Hard Rock Albuns” e a “US Top Rock Albuns”; 3º lugar na Alemanha e Noruega, 5º na Suécia e no Canadá e 6º na Suíça. Números muito bons.

Hoje é dia de escutar e celebrar o aniversário deste belo disco. Temos a sorte de viver na mesma época que o Judas Priest, um dos pilares do Heavy Metal, que sobreviveu a essa paneemia e segue na ativa, nos brindando com apresentações e álbuns novos. Felizmente eles resolveram os problemas com Andy Sneap, que segue sendo a segunda guitarra desta que é mais que uma banda, é uma instituição e merece o respeito até mesmo de quem não curte o som dos caras. Desejamos uma longa vida ao Judas.

Redeemer of Souls – Judas Priest

Data de lançamento – 08/07/2014

Gravadora – Sony Music

 

Faixas:

01 – Dragonaut

02 – Redeemer of Souls

03 – Halls of Valhalla

04 – Sword of Damocles

05 – March of the Damned

06 – Down in Flames

07 – Hell & Back

08 – Cold Blooded

09 – Metalizer

10 – Crossfire

11 – Secrets of the Dead

12 – Battle Cry

13 – Beginning of the End

 

Faixas da edição deluxe:

01 – Snakebit

02 – Tears of Blood

03 – Creatures

04 – Bring It on

05 – Never Forget

 

Formação:

Rob Halford – Vocal

Ian Hill – Baixo

Glenn Tipton – Guitarra

Scott Travis – Bateria

Richie Faulkner – Guitarra