Memory Remains

Memory Remains: Kreator – 22 anos de “Violent Revolution” e o retorno triunfal ao Thrash Metal

25 de setembro de 2023


Na última sexta-feira, 22, nós trouxemos aqui um texto saudando os 36 anos de “Terrible Certainty“, um dos clássicos do Kreator Old-school, e se você tiver perdido, poderá ler clicando AQUI. O Memory Remains desta segunda-feira vai tratar de outro álbum dos alemães. “Violent Revolution“, o décimo álbum desta querida banda.

O álbum é especial pois marca o retorno do Kreator ao Thrash Metal, abandonado pela banda por quase uma década. E é marcado também por estreias: a primeira é a do guitarrista Sami Yli-Sirniö, que entrou em lugar de Tommy Vetterli, que se viu obrigado a abaindoar a banda por um problema que o impedia de tocar com frequência. A segunda estreia foi pela Steamhammer, a nova gravadora, pela qual a banda ainda lançaria mais dois álbuns, antes de partir para a Nuclear Blast, por onde está até hoje.

Com a sutil mudança na formação, a banda recrutou o produtor que estava em alta naquele momento: o mago Andy Sneap, o que significava que, no mínimo algo muito acima da média viria por aí. A banda fez a pré-produção do play no KKS Studio, na cidade se Essen. Depois eles partiram para o Area 51, na cidade de Celle, onde o álbum foi gravado entre os meses de fevereiro e abril de 2001. A mixagem foi feita na Inglaterra, no Backstage Studios.

Após doze músicas e 56 minutos, a sensação é de êxtase. Talvez a frase mais proferida por todos seja: “o Kreator voltou”. O álbum é simplesmente um massacre sonoro, onde Mille Petrozza e seus asseclas destilam toda a ira do Thrash Metal que eles guardaram consigo em toda a década de 1990, desta vez agora com elementos do Death Metal melódico da cena que começava a emergir ao norte da Alemanha, na Escandinávia. A faixa-titulo ainda é lembrada e está presente nas apresentações atuais da banda. E para quem os viu fazendo álbuns sem muita inspiração, foi de uma alegria sem tamanho testemunhar os caras voltando a fazer o som que os deixaram famosos.

O quarteto caiu na estrada e o resultado destes shows foi a gravação do CD/DVD “Live Kreation – Revisioned Glory“, que conta com 19 músicas, gravadas em apresentações no Brasil, Alemanha e Coreia do Sul, no ano de 2002. “Violent Revolution” alcançou a posição de número 21 nos charts em seu país natal. Era um momento propício para o Thrash Metal em si, que voltava a reviver um bom momento criativo, tendo algumas bandas voltando a lançar bons álbuns.

Depois disso o Kreator voltou a seguir na trilha do Thrash Metal sem nem sequer olhar para o lado e cometer algum equívoco. Foi só pedrada atrás de pedrada, sem um momento de trégua. E felizmente o Kreator se mantém na atividade, lançando álbuns e tocando pelos quatro cantos do planeta. Quem os viu na primeira edição do Summer Breeze Brasil, em abril, certamente irá concordar com esse redator que vos escreve. Eles estão em uma das melhores fases da sua história. Então hoje é dia de celebrar esse belíssimo álbum, ouvindo-o no volume máximo.

Violent Revolution – Kreator

Data de lançamento – 25/09/2001

Gravadora – Steamhammer 

 

Faixas:

01 – Reconquering the Throne

02 – The Patriarch

03 – Violent Revolution 

04 – All of the Same Blood

05 – Servant in Heaven – King in Hell

06 – Second Awakening

07 – Ghetto War

08 – Replicas of Life

09 – Slave Machinery

10 – Bitter Sweet Revenge 

11 – Mind of Fire

12 – System Decay

 

Formação:

Mille Petrozza – vocal/ guitarra

Ventor – bateria

Sami Yli-Sirniö – guitarra

Christian Gleiser – baixo