Memory Remains

Memory Remains: Napalm Death – 34 anos de “From Enslavement to Obliteration”, um álbum marcado por partidas e chegadas

Memory Remains: Napalm Death – 34 anos de “From Enslavement to Obliteration”, um álbum marcado por partidas e chegadas

16 de setembro de 2022


Em 1988, o mundo era bastante diferente deste que vivemos: a internet apenas engatinhava, Berlim ainda estava dividida entre Estados Unidos e União Soviética. Na música, estilos como o Glam e o Thrash Metal estavam em voga e o Napalm Death começava a escrever a sua história como a maior banda de Grindcore, com o lançamento de “From Enslavement to Obliteration, lançado há exatos 34 anos e que é tema do nosso Memory Remains desta sexta-feira.

A banda vinha do seu aclamado álbum de estreia, “Scum“, que havia sido gravado em diferentes períodos com diferentes formações. O aniversariante do dia é o último álbum a contar com as participações do vocalista Lee Dorrian e do guitarrista Bill Steer, este último iria se dedicar exclusivamente ao Carcass. “From Enslavement to Obliteration” marca também uma estreia: a do baixista Shane Embury, que é o membro mais antigo do Napalm Death hoje em dia. É bom lembrar que a banda já não possui nenhum membro original.

O nome do play é o mesmo de uma demo lançada em 1986, antes mesmo de “Scum“. Entretanto, nenhuma música entrou neste play, visto que a maioria delas está no álbum de estreia. Na época, a banda lançou o disco de maneira independente e acabou logo depois, quando eles assinaram com a Earache. Outra curiosidade é que as onze primeiras músicas, que no vinil pertencem ao lado A, foram concebidas em um primeiro momento para serem lançadas em um split com a banda de hardcore australiana Atavistic.

O baixista Shane Embury certa vez relembrou o processo de gravação e a evolução sonora da banda, em entrevista para a revista Keerang!. Aspas para ele:

“Foi uma boa experiência, mas foi breve. Naquela época, os álbuns eram gravados muito rapidamente – gravamos o álbum em cerca de seis dias e acho que custou cerca de £ 800. Nos primeiros dias, antes de eu entrar, era mais uma banda crust punk , mas foi uma progressão natural, eu acho, para ficar cada vez mais rápido. Scum criou um burburinho e quando fizemos FETO, só queríamos levá-lo o mais longe possível e o mais rápido possível. Nós não estávamos realmente tentando quebrar nenhuma regra conscientemente, mas também não estávamos prestando atenção nelas. Se quiséssemos fazer uma música que tivesse 20 segundos de duração, então faríamos – não achamos que houvesse motivo para não fazê-lo. Os vocais para nós foram de mãos dadas com o baixo distorcido, guitarras distorcidas e bateria hiper-rápida”.

Um destaque especial para as letras, já que desde os primórdios o Napalm Death levantou a bandeira para as causas sociais: temas como misoginia e sexismo foram abordadas em “It’s M.A.N.S. World” e “Inconceinvable?“; os direitos aos animais e o materialismo vieram a tona com “Display to me” e “Private Death“, racismo em “Unchallenged Hate” e na faixa título. Eles também descem a lenha (com total razão) em “Make Away!” e pedem uma mudança social em “Uncertainty Blurs the Vision“, com direito a uma citação para a banda britânica anarco-punk Rudimentary Peni ao final desta última. Enfim, temas que o headbanger brasileiro vê com desdém e prefere acreditar no discurso repleto de preconceituoso de um certo fascista que está no poder e que será destituído dele em breve. E o que é melhor, DEMOCRATICAMENTE, nas urnas e sem golpe!

Em julho de 1988, a banda adentrou ao Birdsong Studios, em Birmingham, tendo na produção Digby Pearson, ou simplesmente Dig. A banda atuou na co-produção. Se no álbum anterior são 28 músicas em assustadores 33 minutos, aqui temos 22 músicas em menos de meia hora. À exceção da faixa de abertura, “Envolved as One“, todas as demais é o mais puro Grindcore, para poucos ouvidos.

O álbum foi bem recebido pelos críticos e aclamado como um dos maiores clássicos do Grindcore de todos os tempos. A Loudwire o classificou em 10° lugar na lista dos melhores álbuns de Metal do ano de 1988. Já a Rolling Stone colocou o play na posição 59 na lista dos 100 maiores álbuns de Metal de todos os tempos. Além disso, o álbum alcançou a 1ª posição nas paradas britânicas, na categoria “Indie albuns”, um grande feito para uma banda tão extrema quanto o Napalm Death.

Uma curiosidade é que em alguns exemplares do Vinil, existe um adesivo colado com uma frase atribuída ao vocalista do Def Leppard, Joe Elliot, que diz assim: “Nós queremos ser a maior banda do mundo e você não faz isso soando como o Napalm Death“. Eles usaram isso de maneira sarcástica e ficou sensacional. A verdade é que o Napalm Death soando desta forma tornou-se a maior referência do Grindcore mundial e isso não é pouco.

Existe também uma versão dupla em vinil deste álbum que consiste mas faixas originais lançadas no disco 1 e mais cinco faixas do EP “The Curse“, no segundo disco, são elas “The Curse“, “Musclehead“, “Your Achivement?“, “Dead” e “Morbid Deceiver” (esta uma regravação da música “Deceiver“, lançada no álbum anterior). Essa versão dupla foi lançada em 1989 no Brasil pela Rock Brigade Records, selo que uma década depois se tornou um dos principais em terras tupiniquins.

Hoje é dia de celebrar esse tesouro do Metal extremo. É uma dádiva poder testemunhar bandas que realmente entenderam a essência do Rock, que é contestar as coisas erradas da nosso dia a dia e lutar por justiça no campo social. O Napalm Death nos orgulha tanto pelo som quanto pela sua militância. Assim nós desejamos longa vida a este quarteto maravilhoso. Escutemos esse play no volume máximo.

From Enslevament to Obliteration – Napalm Death

Data de lançamento – 16/09/1988

Gravadora – Earache

 

Faixas:

01 – Envolved as One

02 – It’s a M.A.N.S. World!

03 – Lucid Fairytale

04 – Private Death 

05 – Impressions

06 – Unchallenged Hate

07 – Uncertainty Blurs the Vision

08 – Cock-Rock Allienation

09 – Retreat to Nowhere

10 – Think for a Minute

11 – Display to me

12 – From Enslevament to Obliteration

13 – Blind to the Truth

14 – Social Sterility

15 – Emotional Suffocation

16 – Practice What You Preach

17 – Inconceinvable?

18 – Worlds Apart

19 – Obstinate Direction

20 – Mentally Murdered

21 – Sometimes

22 – Make Away!

 

Formação:

Lee Dorrian – vocal

Bill Steer – guitarra

Shane Embury – baixo

Mick Harris – bateria