Memory Remains

Memory Remains: Ozzy Osbourne – 42 anos de “Diary of a Madman” e a despedida prematura de Randy Rhoads

7 de novembro de 2023


Há 42 anos, em 7 de novembro de 1981, Ozzy Osbourne lançava “Diary of a Madman“, o segundo álbum da carreira solo de um dos criadores do Heavy Metal e que é assunto do nosso Memory Remains desta terça-feira. Vamos contar um pouco das histórias deste belíssimo álbum.

Gravado entre 9 de fevereiro e 23 de março de 1981 no Rudge Farm Studios, o álbum tem outra particularidade: embora os créditos para o baixo e bateria estarem para Rudy Sarzo e Tommy Aldridge, respectivamente e ambos tenham suas fotos impressas no encarte, na verdade, quem gravou essas partes não foram eles, e sim Bob Daisley no baixo e Lee Kerslake na bateria. A produção é do casca grossa Max Norman.

Bob Daisley concedeu uma entrevista no ano de 2005, dizendo que, embora Don Airey seja creditado como tecladista, ele não tocou nenhuma nota no aniversariante do dia. Segundo o baixista, quem o fez foi um músico chamado Johnny Cook, pois Don Airey não estava disponível na época da gravação.

Diary of a Madman” é o último álbum a contar com as participações do guitarrista Randy Rhoads e do baterista Lee Kerslake. Randy perdeu a vida em um acidente de avião na Flórida, durante a perna estadunidense da tour que divulgava o álbum. O período em estúdio foi bastante conturbado e Lee Kerslake chegou a dizer que os membros da banda não estavam recebendo dinheiro para viver, o que acarretou na sua demissão, juntamente com Bob Daisley. Kerslake acusava Sharon Osbourne, mulher e empresária do Madman de se intrometer mesmo sem ser a responsável pelo assunto naquele momento. Fato é que ambos gravaram o álbum, porém, na tour, estavam Tommy Aldridge e Rudy Sarzo.

Bolacha rolando, temos oito músicas em breves 43 minutos e a sensação de que “Diary of a Madman” superou a estreia. Músicas como “Over the Mountain“, cuja introdução da bateria foi imortalizada por Tommy Aldridge (ao vivo, pois como descrito acima, não foi ele quem as gravou, mas tocou por um tempo), “Flying High Again“, “You Can’t Kill Rock and Roll” e a faixa título, são alguns dos destaques desta que acabou sendo a despedida prematura do grandioso guitarrista, e talvez o maior que Ozzy já teve em sua carreira solo, Randy Rhoads.

O álbum foi muito bem recebido pela crítica e público. Nos charts, o álbum alcançou a 14ª posição no Reino Unido, a 16ª na “Billboard 200” e a 17ª no Canadá. Foi certificado como Disco de Platina no Canadá e Triplo Platina nos Estados Unidos. O single “Flying High Again” chegou à 2ª posição na categoria “Mainstrean Rock“, da “Billboard“. Em 2017, a Rolling Stone o elegeu o 15° Melhor Álbum de Metal de Todos os Tempos.

Ozzy juntou sua banda e todos saíram em turnê, que começou no dia 5 de novembro de 1981 e perdurou até 8 de agosto de 1982, passando pela América do Norte, Europa e Ásia. Em 19 de março de 1982, tivemos o acidente fatal de Randy Rhoads e após uma pausa de duas semanas, Ozzy anunciou o guitarrista Bernie Tormé, que fez alguns shows, para depois ser substituído por Brad Gillis.

Hoje é dia de celebrar esse discaço, uma amostra de que a carreira solo de Ozzy começava muito bem, obrigado. Atualmente o Madman está em um estado de saúde deplorável e dificilmente voltará a atividade. Mas temos seu riquíssimo legado desta fera e precisamos preservá-lo. Então vamos ouvir esse play no volume máximo.

 

Diary of a Madman – Ozzy Osbourne

Data de lançamento – 07/11/1981

Gravadoras – Jet/ Epic

 

Faixas:

01 – Over the Mountain

02 – Flying High Again

03 – You Can’t Kill Rock and Roll

04 – Believer

05 – Little Dolls

06 – Tonight

07 – S.A.T.O.

08 – Diary of a Madman

 

Formação:

Ozzy Osbourne – vocal

Randy Rhoads – guitarra

Bob Daisley – baixo

Lee Kerslake – bateria

Johnny Cook – teclado