Memory Remains

Memory Remains: Soundgarden – 35 anos de “Ultramega OK”, a estreia cheia de paródias

31 de outubro de 2023


Há 35 anos, em 31 de outubro de 1988, o Soundgarden lançava “Ultramega OK“, o álbum de estreia da banda e que é tema do nosso Memory Remains desta terça-feira, o último do mês.

Formado no ano de 1984, o Soundgarden havia assinado com o icônico selo Sub Pop e lançado dois EPs: “Screaming Life” (1987) e “Fopp” (1988), este último, dedicado à versões de bandas como Green River, Ohio Players e Fucked up Heavy Dub). Para o lançamento de seu debut, a banda trocou a Sub Pop pela SST e assim eles se encaminharam para a primeira gravação.

Durante a primavera do hemisfério norte no ano de 1988, a banda se reuniu com o produtor Drew Canulette e o álbum foi gravado em duas cidades diferentes: Seattle e Newburg, no estado de Oregon. Mas a relação entre banda e produtor não foi das melhores, como iremos perceber em uma entrevista de Chris Cornell no ano de 1995, que iremos reproduzir abaixo:

Cometemos um grande erro com Ultramega OK , porque deixamos o ambiente de nossa casa e as pessoas com quem estávamos envolvidos e usamos esse produtor que realmente afetou nosso álbum de uma forma negativa. O produtor foi sugerido pela SST porque eles poderiam conseguir um bom negócio. Eu me arrependo, porque em termos de material, deveria ter sido um dos melhores discos que já fizemos. Na verdade, isso diminuiu um pouco o nosso ritmo porque não realmente soa como nós.”

A arte da capa é uma fotografia em preto e branco da banda e foi clicada pelo fotógrafo Lance Mercer. Chris Cornell disse que o título era uma referência a uma piada de seu colega de banda, Kim Thayil e que significa algo como “nada mal”. Cornell também sugeriu que no Reino Unido, o álbum se chamasse “Ultramega UK“.

Na parte musical, o aniversariante do dia é composto por 13 faixas em 42 minutos. A banda viaja pela sonoridade dos anos 60, 70, além de influências do Punk e do Heavy Metal. A música “Flower” ganhou um videoclipe e veiculou na MTV estadunidense. Algumas músicas soam como paródias, como as faixas “665” e “667“, que a banda defendia que são números próximos ao 666 e que poderiam ser tão poderosos quanto o número que alguns desavisados correlacionam ao Rock e ao satanismo. Eles também fizeram um tributo em forma de parodia para uma música de John Lennon. “Two Minutes of Silence” virou “One Minute of Silence“. “Lies” é também outra música que se destaca por ser visceral.

Em 2017, o álbum foi relançado com uma nova mixagem, feita por Jack Endino e ganhou faixas bônus. Nos charts, o álbum alcançou a posição de número 122 na Bélgica e na “Billboard“, figurou nas categorias de álbuns de vinil e na Tastemaker, nas posições número 8 e 9, respectivamente. A banda caiu na estrada, em turnê que começou pelos Estados Unidos e depois foi para a Europa, sendo a primeira vez que eles tocaram fora do seu próprio país. Em 1990, o álbum foi indicado ao Grammy Awards na categoria “Melhor Performance Metal”.

Este é “Ultramega OK“, o pontapé inicial do Soundgarden, banda que muitos consideram como a melhor da chamada cena Grunge de Seattle. Hoje é dia de celebrarmos esse disco que tem a sua importância. Infelizmente não temos mais o Soundgarden na ativa e nem Chris Cornell entre nós, que optou por tirar a sua própria vida em 2017, mas sua obra está aí para que possamos exaltar.

Ultramega OK – Soundgarden

Data de lançamento – 31/10/1988

Gravadora – SST

Faixas:

01 – Flower

02 – All Your Lies

03 – 665

04 – Beyond the Wheel 

05 – 667

06 – Mood for Trouble 

07 – Circle of Power 

08 – He Didn’t

09 – Smokestack Lightning

10 – Nazi Driver 

11 – Head Injury

12 – Incessant Mace

13 – One Minute of Silence

 

Formação:

Chris Cornell – vocal/guitarra

Kim Thayil – guitarra

Hiro Yamamoto – baixo

Matt Cameron – bateria