hbNews

Memory Remains: Ugly Kid Joe – 29 anos de “America’s Least Wanted”, a estreia recheada de paródias e que foi sucesso absoluto

Memory Remains: Ugly Kid Joe – 29 anos de “America’s Least Wanted”, a estreia recheada de paródias e que foi sucesso absoluto

8 de setembro de 2021


Em 8 de setembro do já longínquo ano de 1992, o Ugly Kid Joe lançava seu álbum de estreia, “America’s Least World“, de sucesso estrondoso e que é assunto do nosso Memory Remains desta quarta-feira, um dia depois de protestos onde tolos travestidos de gado foram às ruas pedir pelo fim da democracia no Brasil e clamar pela liberdade de perder suas liberdades.

Pois bem, voltando ao campo musical, a banda foi formada em 1987 na Califórnia, e antes mesmo do primeiro full-lenght, já havia estourado um hit: a clássica “Everything About You“, que havia sido lançada em 1991, no EP “As Ugly as They Wanna be“. O sucesso foi tanto que a faixa alcançou a posição número 3 nos charts britânicos e estava no Top 10 da “Billboard“. E de quebra, entrou para a trilha sonora do filme “Wayne’s World“.

Ainda em 1991, a banda entrou no estúdio e o local escolhido foi o “Devonshire Studios“, em North Hollywood, Califórnia, tendo um verdadeiro exército atuando na produção: Mark Dodson, Michael Dodson, Ryan Dorn, além da própria banda. O processo de gravação só se encerrou no decorrer do ano de 1992.

Este é o único play com a participação do baterista Mark Davies, que saiu logo depois. A capa merece uma atenção especial, pois a imagem da mascote da banda como se fosse a Estátua da Liberdade mostrando o dedo médio. Apesar de linda, a imagem gerou controvérsia, pois algumas lojas se recusaram a vender o disco. Então, uma versão alternativa para a capa foi criada, desta vez tendo o pobre boneco amarrado como se fosse uma múmia egípcia e algemado, numa forma de protesto pela censura. Algumas versões disponibilizaram as duas imagens, sendo essa alternativa na parte de trás,

Os caras sempre tiveram uma proposta sarcástica, desde o seu nome, que é um trocadilho com a banda Pretty Boy Floyd, até o título do álbum, que é uma paródia de uma famosa frase estadunidense: “America’s most Wanted” (Mais procurado da América, em livre tradução) tornou-se “America’s Least Wanted” (o menos procurado da América). Bom humor era o forte dos caras. E botando a bolacha para rolar, veríamos que nas 13 faixas que compõem o aniversariante do dia. Vamos colocar a bolacha para rolar e comentar sobre cada uma delas.

Neighbor“, que foi um dos singles, abre o play e mostra um Hard Rock sublime, ligeiramente pesado e extremamente bem tocado, deixando a primeira impressão melhor possível. Seu videoclipe recebeu uma menção honrosa em um episódio de Beavis and Butthead. “Goddamn Devil” tem uma pegada oitentista, ao mesmo tempo, uma roupagem moderna. E os caras estavam com moral, pois ninguém menos que Rob Halford participa abrilhantando com sua performance vocal. A atriz Julia Sweeney, que fez parte do elenco do Saturday Night Live, faz a sua primeira participação no álbum

Come Tomorrow” e seu clima Southern Rock, deixa ainda melhores as impressões sobre o play. “Panhadlin’ Prince” é a primeira música com influência mais Metal. Pesada, consistente e com bons riffs, sendo essa faixa a que mais me chamou atenção, obviamente, depois do grande clássico, “Everything About You“, da qual falaremos dela no momento apropriado.

Busty Bee” tem alguma influência do Led Zeppelin, e é bem interessante. Ela foi uma das faixas lançadas como single e também fez sucesso, figurando no “Mainstream Rock Tracks“, uma das sub-categorias da “Billboard“. “Don’t Go” é pesada e as guitarras quem dão o direcionamento à música, que se desenvolve muito bem.

So Damn Cool” traz de volta o flerte com o Heavy Metal, em uma música onde o peso é assustador e os riffs, que se repetem por quase toda a extensão da música, são ótimos e contagiantes. “Same Side” já mostra uma banda mais versátil, apostando no Groove s no Swing, lembrando bastante o Living Colour, com destaque para as belas linhas de baixo de Cordell Crocket, um nonstro das quatro cordas.

Cats in the Cradle” foi outra que atraiu os holofotes, pois se trata de um cover para Harry Chapin. A música em si é um Folk Rock e a versão deles ficou bem legal. Também lançada como single, figurou na terceira posição na “Billboard“. “I’ll Keep Trying” trafega entre o Hard e o Heavy, trazendo ótimos riffs e um solo ainda melhor. Um dos grandes momentos do álbum, sem sombra de dúvidas.

Agora um parágrafo especial para o maior clássico da banda e também uma música que representa toda uma geração, incluindo este redator que vos escreve: “Everything About You” é linda, pesada, vigorosa e maravilhosamente equilibrada entre o Groove e o Heavy. Alguns conhecem a banda apenas por esta música e foi a única que de fato estourou aqui no Brasil. É sempre uma viagem no tempo quando escuto essa música. Lembranças como a sétima série do ensino fundamental, o primeiro beijo, o primeiro porre, coisas de uma época que as responsabilidades da vida ainda não eram nossa prioridade. Tempos bons, que não voltam mais. A voz da introdução é de Julia Sweeney, que faz a sua segunda e mais famosa particopação no play, agora interpretando a sua personagem Pat, do Saturday Night Live e recita a seguinte frase:

“Vocês são os caras da praia que odeiam tudo? Eca! Isso é algum tipo de música hip que eu não entendo? “

Depois do estrondo que foi a música anterior, temos as duas que fecham o álbum: “Madman“, que é explicitamente inspirada na fase boa do Faith no More, e “Mr. Recordman“, a única que não tem a bela voz de Whitifield Crane, ela é cantada pelo guitarrista Klaus Eichstadt. Seu clima melancólico, meio que destoa das demais faixas do play, que não deixa de ser sensacional ao extremo, nos seus 59 minutos de duração.

O álbum foi um sucesso de vendas, fez a banda alcançar o topo de sua popularidade logo na estreia, o que é uma faca de dois gumes. Em 1994, os caras estiveram no Brasil se apresentando no saudoso Hollywood Rock, na mesma noite que o Sepultura com sua formação clássica, Live e Robert Plant. Nestas apresentações (Sim, eram duas, pois o festival acontecia em dois finais de semana, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo), os caras ainda tiveram a “audácia” de incluir no setlist um cover para “Sweet Leaf“, do Black Sabbath, E a versão ficou maravilhosa, Depois disso, ainda gravaram bons discos, mas não com essa absurda (e devida) exposição. A saber, os caras ainda seguem na ativa.

“O menos procurado da América” logo logo passou a ser um dos mais procurados por todo o mundo: nos charts, as posições sempre próximo do topo,  4° na Áustria, 7° na Austrália, 8° na Noruega, 10° na Alemanha, 11° no Reino Unido, 13° na Nova Zelândia, 16° na Suiça e 27° na “Billboard” 200 e assim a banda esteve em evidência, assim como as demais bandas do Rock alternativo daquela época: Pearl Jam, Nirvana, Alice in Chains, Soundgarden, Red Hot Chilli Peppers, entre outros. A concorrência era grande, mas o Ugly Kid Joe chegava com tudo e se mostrava uma banda bastante promissora.

Um belo disco que envelhece bem. E se você só conhece a faixa “Everything About You“, está perdendo tempo. Corra, escute e lhe desafio a não se encantar por esse “America’s Least Wanted“. Longa vida ao Ugly Kid Joe. Em breve estaremos livres desse vírus maldito, deste desgoverno brasileiro que promove a desordem e o retrocesso e aí sim podemos voltar a prestigiar nossos ídolos lançando bons discos e se mantendo na ativa.

America’s Least Wanted – Ugly Kid Joe
Data de lançamento – 08/09/1992
Gravadora – Mercury

Faixas:
01 – Neighbor
02 – Goddamn Devil
03 – Come Tomorrow
04 – Panhadlin’ Prince
05 – Busy Bebê
06 – Don’t Go
07 – So Damn Cool
08 – Same Side
09 – Cats in the Cradle
10 – I’ll Keep Trying
11 – Everything About You
12 – Madman
13 – Mr. Recordman

Formação:
Whitifield Crane – vocal
Cordell Crocket – baixo
Klaus Eichstadt – guitarra/ vocal em “Mr. Recordman”
Dave Fortman – guitarra
Mark Davies – bateria

Participações especiais:

Rob Halford – vocal em “Goddamn Devil
Jennifer Berry – backing vocal
Carry Hamilton – piano em “Everything About You”
Stephen Perkins – percussão
Dean Pleasants – guitarra base em “Same Side”
Julia Sweeney – voz em “Goddamn Devil” e “Everything About You