hbNews

Octopus Head destila doom e stoner em lançamento do clipe  de ‘Noonday Demon’

Octopus Head destila doom e stoner em lançamento do clipe de ‘Noonday Demon’

12 de julho de 2020


Octopus Head lançou recentemente o video clipe de ‘Noonday Demon’, produzido pelo Centro de Audio Visual da Prefeitura de São Bernardo do Campo (CAV-SBC) e gravado no Teatro Lauro Gomes. O vídeo foi dirigido por Jarbas Valim, produzido por Pedro Serra e conta com a participação do ilusionista Gui Antônio fazendo um escape de camisa de força.

A faixa busca nas influências do Doom, Stoner e Metal retratar um problema chave no entendimento da sociedade urbana atual, a depressão. A letra da música foi baseada no livro homônimo escrito por Andrew Salomon que versa sobre sua própria depressão e faz análises incisivas de como o problema se desenvolve e é visto em diversas situações e culturas, dando também uma ideia geral sobre temas como o tratamento da doença, suas origens sociais e o suicídio.

A Octopus Head é uma banda oriunda da nebulosa e industrial São Bernardo do Campo, cidade da grande SP. Formada em 2012 por 5 amigos fãs de death metal procurando uma nova sonoridade baseada em bandas dos anos 70, como Black Sabbath e Grand Funk Railroad. No processo de desenvolvimento de sua música descobriram o stoner rock, estilo da qual bebem da fonte até hoje e adicionaram elementos de um antigo amor do grupo, o rock progressivo, ao peso e distorção já conhecidos do metal em suas vertentes mais pesadas.

A evolução musical da banda ao longo dos anos é notada nas mudanças da produção do material que foi o primeiro totalmente produzido pela banda, com o guitarrista Gabriel Piotto assumindo a coordenação da mixagem e masterização do single.

‘Noonday Demon’, apresenta uma maior inserção de riffs com influência de doom e stoner, bem como uma presença maior do uso de efeitos como o fuzz em sobreposição à clássica distorção presente em muitos grupos de metal, fato já explorado mais timidamente nos últimos lançamentos do grupo.