hbNews

Unleash The Archers lança videoclipe para a faixa ‘Abyss’, título do novo álbum

Unleash The Archers lança videoclipe para a faixa ‘Abyss’, título do novo álbum

18 de junho de 2020


No início deste mês, o quarteto canadense de power metal melódico Unleash The Archers anunciou o lançamento de seu quinto álbum, Abyss, no dia 21 de agosto de 2020 pela Napalm Records. Com linhas vocais de tirar o fôlego executadas pela vocalista Brittney Slayes, em “Abyss” a banda se recoloca como uma força inegável e inigualável no metal com seu álbum mais forte até hoje.

Hoje, a banda está emocionada ao revelar um novo videoclipe de outro mundo para a colossal faixa-título do álbum, “Abyss”. Musicalmente, a faixa revela a diversidade do Unleash The Archers, produzindo um grande momento após o outro. O vídeo que o acompanha, dirigido por Rod Scobie (também diretor dos videoclipes da banda para “Awakening” e “Northwest Passage”), leva o espectador a uma montanha-russa de efeitos especiais – lançando-o firmemente do plano terrestre ao celeste. No início, o espectador pode assumir que está assistindo a um vídeo com desempenho regular, mas poucas dicas aqui e ali começam a revelar que ele está longe de ser um clipe comum.

Arte: Adam Burke

A vocalista Brittney Slayes comentou sobre “Abyss”:
“Essa faixa deu o tom para todo o álbum; conceitualmente, liricamente, musicalmente, tudo começou aqui. Andy surgiu com o riff de abertura quando estávamos escrevendo Apex, mas eu soube imediatamente que não pertencia àquele disco. Quando finalmente começamos a escrever o Abyss em 2019, esta foi a primeira música que escrevemos e foi a primeira que ouvi quando o disco foi concluído, simbolizando cinco anos de trabalho duro para nós e acho que fizemos um ótimo trabalho de colocar o ouvinte no lugar certo emocionalmente para iniciar o álbum. Isso sugere o que o resto do álbum é, mas também não revela tudo, não deixa ser um tiro no escuro!”

Começando com uma introdução acústica onírica, acentuada pelos acentos esfumaçados da cantora Brittney Slayes, a faixa de abertura “Waking Dream” rapidamente se infiltra em uma colossal parede de som, preparando o palco para a fuga auditiva que é Abyss. Hinos poderosos, como a imensa faixa-título encapsulada em metal “Abyss” e a grudenta faixa pop metal “Through Stars” evocam elementos clássicos, mantendo uma abordagem totalmente inovadora e inovadora. Os guitarristas Andrew Kingsley e Grant Truesdell mudam de direção com trabalhos perversos em faixas estelares como “Legacy” (fãs de artistas como Devin Townsend e Astronoid, tomem nota), enquanto Slayes mostra sua incrível diversidade vocal e abrange épicos poderosos como “Return To Me” e “The Wind That Shapes The Land”. O baterista Scott Buchanan faz progressos técnicos nos nos registros de “Soulbound” e “Faster Than Light” – dando voltas e reviravoltas irreverentes com seus colegas de banda. Unleash The Archers contorna o limite do Abismo com “Carry The Flame”, em tom de reminiscência, e termina com o conceito alto e recompensador de “Afterlife”.

Earbook de edição limitada + vinil de 7 polegadas

Napalm Records

Earbook de edição limitada + vinil de 7 polegadas

Tematicamente, Abyss é a sequência direta do álbum de 2017 da banda, Apex. Brittney Slayes explica sobre o conceito:
“Nosso protagonista, O Imortal (The Immortal), é despertado mais uma vez no início de nossa história, mas desta vez ele está em um lugar desconhecido: uma nave no espaço profundo. Ele fica sozinho por um tempo, refletindo sobre seus delitos, procurando por seu novo mestre. Finalmente, ele o encontra e descobre que é o neto da Matriarca (The Matriarch), nossa antagonista. O Imortal havia levado o pai do neto cerca de sessenta anos antes, para ser sacrificado pela Matriarca em um ritual para alcançar a imortalidade (os eventos da Apex) e agora o neto busca vingança contra a Matriarca com a ajuda de sua própria arma, O Imortal.
Este álbum é uma versão clássica do bem contra o mal, da luz contra as trevas, do neto contra a Matriarca, mas também usa o dispositivo literário ‘pessoa contra si’, em que O Imortal está lutando com o bem e o mal dentro de si e deve decidir no final, se ele é simplesmente uma ferramenta para outros usarem, ou um homem com livre arbítrio e a capacidade de escolher seu próprio caminho; uma luta que eu acho que todo ser humano pode se relacionar.”

Abyss foi mais uma vez projetado, mixado e masterizado por Jacob Hansen do Hansen Studios na Dinamarca (Volbeat, Delain, Amaranthe), com produção do guitarrista Andrew Kingsley. Além disso, transcendente a faixa mais próxima “Afterlife” traz contribuições de Francesco Ferrini, da banda de death metal sinfônico italiana Fleshgod Apocalypse. Os fãs vão notar que, ao contrário de Apex, Abyss incorpora uma dose pesada de sintetizadores na mixagem e, pela primeira vez, todas as faixas foram escritas em sete cordas – aumentando a enorme extensão do som do álbum, à medida que explora o reino celestial.

Abyss está disponível para pré-venda no formato digital, CD, bem como no formato de LP Duplo gatefold preto e colorido (vermelho com amarelo e amarelo).

Também está disponível um formato Earbook de edição limitada + vinil de 7 polegadas – a única edição incluindo versões instrumentais de cada faixa, além de duas faixas bônus.

LP Duplo gatefold em vermelho com amarelo

Napalm Records

LP Duplo gatefold em vermelho com amarelo

Tracklisting:
1) Waking Dream
2) Abyss
3) Through Stars
4) Legacy
5) Return To Me
6) Soulbound
7) Faster Than Light
8) The Wind That Shapes The Land
9) Carry The Flame (participação do guitarrista Andrew Kingsley nos vocais)
10) Afterlife (participação de Francesco Ferrini na orquestração)

Formação:
Brittney Slayes – Vocais
Scott Buchanan – Bateria
Grant Truesdell – Guitarra, Vocais
Andrew Kingsley – Guitarra, Vocais, Sintetizadores

Shimon Karmel/Napalm Records